Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

terça-feira, setembro 08, 2009

Eu vi um sapo


Há muitos anos, deixavam-nos fazer uma experiência bárbara nas aulas de Física. Tínhamos um tacho cheio de água ao lume e colocávamos no interior um sapo. Se aumentássemos bruscamente a temperatura, o sapo pisgava-se pela janela e, enquanto agitava as membranas interdigitais, quase jurava que proferia a frase “Eu é que não sou parvo!”. Mas se aumentássemos gradualmente a temperatura, o sapo imitava o Polga e não se mexia. Mais quente: 70ºC, 80ºC, 90ºC. Nada. O que acontecia aos 100ºC? Duas coisas: a água fervia e o sapo cozia. (se só adivinhou metade da pergunta, passe por favor nos recursos humanos e peça um livro bonito para colorir enquanto eu acabo de contar a história). O sapo ficava estupefacto com o que lhe estava a acontecer e não esboçava reacção. Não tinha nos genes resposta para uma degradação faseada do seu ambiente. Pois eu proponho aos senhores que os adeptos de futebol também não. Mas já lá vamos.
Conhecem-se por fim mais peças do enigma financeiro que constituiu o Verão do Benfica. Luís Filipe Vieira reconheceu ontem que os 25 milhões gastos no mercado durante o Verão foram concedidos por uma instituição financeira, que aceitou o contrato publicitário com a Sagres como garantia. Evoluímos do “são capitais próprios” e do “Benfica não precisa de se financiar” para uma tese mais verosímil. É como o Cergumil: custa um pouco a engolir, mas vai fazer bem.
Não é pecado, reconheçamos. Quando o Benfica olha para o espelho, vê nele reflectido uma caricatura do Real Madrid português, uma obsessão deslocada com um prestígio europeu em farrapos e uma supremacia interna que se instalou de armas e bagagens no Porto. E sonha, como os velhos latifundiários bolorentos da província, com o antigamente e com o respeito que se esfumou. Como o adolescente que cola posters de pop stars na porta do roupeiro, o Benfica quer ser o Real. Está disposto a imitá-lo, a exibir os mesmos comportamentos extravagantes se puder provar um trago do cálice da fama.
No Norte da Tailândia, a cultura Karen (sem relação com o Jardel) acredita há várias gerações que a divinização celestial pode ser obtida através do sofrimento terreno. Por isso, desde tenra idade, colocam-se aros dourados no pescoço das meninas, de forma a alongar o pescoço, deformando irreversivelmente os ossos à custa da pressão. A partir de determinada idade, as senhoras já não podem retirar os aros, pois os ossos do peito foram esmagados e o pescoço não aguentaria a ausência de sustentação.
Há duas lições a retirar desta aula antropológica. A primeira, obviamente, é que foi um gajo a inventar este ritual e foi particularmente engenhoso porque postulou, logo à partida, que os homens não precisam dessas merdas – a divinização celestial pode ser obtida a ver a SporTV. A segunda lição é mais profunda: pode-se fintar a natureza durante algum tempo, pode-se imitar o que não somos, mas chega sempre uma altura em que temos de nos apoiar nos alicerces – sólidos ou frágeis – que forjámos.
Quando retiram os aros, as senhoras tailandesas morrem rapidamente. E ao Benfica, quando retirarem o crédito, o que ficará?
E os adeptos: percebem ou deixam-se cozinhar lentamente, como o meu sapo?

(Informa-se a estimada audiência que, para a realização deste texto, foram queimados quatro sapos com particular selvajaria. Este projecto foi financiado pelo VI Quadro Comunitário de Apoio aos Verdugos de Anfíbios).

34 Comments:

At terça-feira, 08 setembro, 2009, Blogger 3Picuinhasdisse...

...este texto está espectacular..tu és muito bom Bulhon...és o maiór...pronto, agora que está satisfeito o ego podemos continuar com o trabalhinho?!? é que parecendo que não tens aí uns 30 despachos em cima da secretária e ainda não vejo nenhum carimbo a funcionar! sabes que mais schhht! menos!

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

Hmmm... Mais à esquerda... Arranha aí... Irra, que as unhas parecem punhais... Mais abaixo.... Está bom! O ego já foi suficientemente massajado. Pode prosseguir com o resto das suas funções, funcionária.

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Anonymous Agoiro Jr.disse...

AHAHAHAHA!!! delicioso! nem precisei decomer sobremesa ao almoço, ja fiquei satisfeito com esta pérola! :-P

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Blogger Visigordodisse...

Anda aqui um gajo a malhar no duro para colocar uma mísera côdea na mesa e anda-me este a comer os subsídios do Estado.
Bem me diziam os meus pais para estudar para verdugo de anfíbios...

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Blogger 3Picuinhasdisse...

Mas isso ainda não está?!

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Anonymous RRdisse...

Mas essa sempre foi a questão com os lampiões...

Só não percebo como alguém ainda vai dando crédito a esta gente!

Mas o importante mesmo é quantos golos o Jesus admite sofrer durante a época!

Os lampiões merecem o clube que têm.

Grande posta, Bolhas! Espero que ao menos tenhas comido as patas dos sapos cozidos! Crunchy!!!

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Blogger Diego Armésdisse...

Antes de mais, gostaria de apresentar a minha séria dúvida quanto à suposta "crunchydade" das pernas cozidas dos sapos. Nada que, no universo culinário, seja cozido se apresenta, de modo algum, crunchy.

Ainda com o RR, "os benfiquistas" é um universo vasto, com opiniões variadas - umas fundamentadas em ideiais; outras nascidas de orientação e manipulação populista. Existe ainda uma terceira via (supondo ilusoriamente que a primeira não se divide em milhares delas...) a que podemos chamar de "falta de alternativa". Mas foquêmo-nos na segunda, a do populismo e, por conseguinte, a preferida do excursionista-tipo para atacar o (suposto) benfiquista-tipo. O populismo é uma doença mental que dá em tudo quanto é aglomerado de gente. E isto funciona para turmas da escola primária, partidos com assento parlamentar, claques neo-nazis ou sindicatos alegadamente comunistas. Há doist itpos de reacção perante este facto: admiti-lo (admitindo, assim mesmo e num futuro variável, combater este populismo) ou ignorá-lo. O Bulhão depois pode explicar, se quiser, a moral desta história ao RR.

Ao Bulhão deixo-lhe um cumprimento especial por escrever um texto que vai (e muito) de acordo a várias coisas que escrevi num passado recente. O meu caro parece mais um bom benfiquista do que um sportinguista. Sem querer ofender... cof cof...

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Blogger Cozinheiro Suecodisse...

Um sapo de prazenteira degustação. Delicioso!

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Anonymous RRdisse...

Antes de mais, convém agradecer a intervenção do Exmo. Sr. Diego!

Não será o único benfiquista capaz de expressar opiniões fundamentadas... Aliás, ambos de certo conhecemos vários, mas teremos ambos de concordar que não são de certo a maioria.

É igualmente certo e sabido que esta veia popularucha se presta realmente a generalizações quiçá algo grosseiras sobre os adeptos benfiquistas.

Mas, após todas as discussões filosóficas, o que é certo é que é nesse lado da segunda circular que continuam a aparecer presidentes como o grande LFV. E quando parece surgir uma alternativa, antecipa-se as eleições. Mas está tudo bem desde que se ganhe "Quinche a zero"

Do nosso lado da segunda circular, muito podemos discutir sobre quem lidera, mas creio que as diferenças de estilo são notórias! Desde o Sousa Cintra que não mais tivemos alguém da suposta "escola da vida". Gosto de pensar que já evoluimos para alem desse ponto!

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Blogger Diego Armésdisse...

Até ver, não encontro "desse lado da segunda circular" grandes vantagens quanto a orientações ou estilos. Se calhar, nem encontro grandes diferenças. Não me parece que o diasdacunhismo, assente na "culpa do sistema" (por mais que fosse fundamentado), fosse outra coisa que não populismo. Com Soares Franco, substitui-se esse chavão por uma política (talvez o termo seja exagerado ou elogioso) de aproximação ao FC Porto. Poderá haver quem considere isso positivo. Eu não. Com Bettencourt, parece-me que a política, ou a orientação ideológica (para sermos mais pomposos), passa pela ausência de ideias - como é que se diz em termos náuticos? Navegar à bolina? É mais ou menos isso. Mas ainda é cedo para perceber, concedo que sim. De resto, quanto a resultados (desportivos e economico-financeiros), não encontro, francamento, vantagens do Sporting sobre o Benfica. Ambos têm pautado os fins de época pelo fracasso (ausência de títulos "a sério"). Ambos tentam colmatá-los com prémios de consolação populistas (segundos lugares vs. vitórias em outras modalidades ou supertaças vs. taças da Liga, por exemplo). Posto isto, e concordando com o Bulhão EM TUDO o que disse, resta-me acrescentar o conselho igualmente respeitoso: olhem para o vosso clube. Alguém tem de o fazer, caramba...

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

Em primeiro lugar, sou de facto culpado. Generalizo abusivamente e costumo meter tudo no mesmo saco. Não o faço por maldade, mas sim por preguiça e desonestidade intelectual. Pronto, está dito!
Em segundo lugar, reconheço uma ponta de inveja quando olho para alguns reforços adquiridos por vossas excelências nos dois últimos verões. Não será por isso de menosprezar o meu despeito quando se analisa qualquer produção escrita que venha daqui, tanto mais que, no meu clube, compra-se mal e a prestações.
Em terceiro lugar, eu até olho para o meu clube. Mas fico tão deprimido que prefiro olhar para o dos outros. O clube, entenda-se. Que eu não olho para mais nada dos outros.
Sobre o diasdacunhismo, pronuncio-me amanhã. Afinal, o expediente já acabou e eu estou a gastar o meu tempo livre nesta resposta, o que choca frontalmente com os princípios da repartição.

 
At terça-feira, 08 setembro, 2009, Blogger SLBGloriosodisse...

Porque se preocupam tanto com Benfica? Já que o vosso clube "mediano" esta a cair numa Belenelização vocês estão é preocupados como o SLB gasta o seu dinheiro. Depois quando contratamos Saviola, Aimar dizem que vêm para a reforma mas vocês só para vos contrariarem compram o Ângulo.
Olhem pelo vosso clube que não precisamos que falem do Benfica. É só inveja de não poderem comprar jogadores de qualidade.
Cumps

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Anonymous Agoiro Jrdisse...

Ó SLBglorioso, diga-me la quanto custaram o Saviola e o cAIaoMAR? e quanto custou o Angulo? ok, so para confirmar. Alem do mais, nao me parece ma ideia comprar um jogador com experiencia numa equipa formada maioritariamente por putos vindos da Academia, a juntar às outras aquisiçoes da época (Matias, 23 anos e Caicedo, 20).

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Anonymous Pietradisse...

Bulhão, um mês para escrever este texto?
Claro que adivinhava o que viria para aí. Chama-se a isso: o pior do ser português.
Passo a explicar, tenho um renault 5 e o meu vizinho um BMW, do que é que eu falo?
Não sei como é que ele paga a prestação, deve andar a comer sopa, e o barulho que o carro faz para aquele preço? E a cor?

Por favor Bulho (sim Bulho, porque Bulhão tens de ser grande, e não me parece), vocês também têm coisas boas. Aumentaram o ordenado ao Pedro Silva, estão quase a chegar a 100.000 sócios, vão ter a Sportem TV (esta é de rir, depois de tantas criticas ao Glorioso).
Parabéns pela Liga dos Campeões...

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

Não me parece muito justo, Pietra.
O meu vizinho não compete comigo. Excepto talvez quando estamos os dois a tentar galar a loura do 2.º F, mas não sei se isso conta. Para que conste, a loura já me disse que gosta de carros pequeninos como o meu Renault 5 e acha que o que eu sinto por ela é genuíno e não uma javardice.
Mas estamos a afastar-nos do tema. Se tu tiveres uma empresa (e Deus nos livre de um desígnio desses) e perderes um contrato com um rival que não paga ao Estado, nem aos fornecedores ou tem um passivo monstruoso, sentes-te enganado ou invejoso?

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Anonymous Agoiro Jr.disse...

Pietra...leva e embrulha.

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

Quem bate palmas gosta do Bulhão, gosta do Bulhão, gosta do Bulhãaaaaaoo!
A sério, eu não mereço.

... é do Bulhãaaaaao!

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Anonymous Pietradisse...

Agoiro Jr. espero que brevemente chegues a Sénior para poderes opinar.

Bulho, em termos de passivo, parece-me que ambos os clubes têm de ser controlados por existir uma SAD.
Se o Glorioso consegue receber da Sagres um valor muito acima do Sportem, compreendo que haja um pouco de dor de cotovelo. Se recebemos mais de bilheteira, também, de quotização, a mesma coisa.
Até da Benfica TV, que já criticaram tanto e agora querem copiar, apesar de que não vai ter tanta audiência, logo menos receitas.
Têm de se capacitar que ser Renault 5 não tem nada de desprestigiante...
Têm de se picar é com um Fiat Uno,
não podem andar é em bicos de pés...

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Blogger LionHeart (o autêntico)disse...

Oh Pietra,

Mas não estás a perceber. A malta não criticava o GlorigozoTV. A malta ria-se era das multidões de gajos com calças de fato de treino a comer pernas de sapo crunchy (que como todo o lampião e o Diego sabem, são fritas e não cozidas) e com umas mines na mão, à porta do Colombo, pois é isso que passa no GlorigozoTV.

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Anonymous Pietradisse...

Mines na mão... e depois admiram-se do super-contrato com a Sagres...

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Blogger Diego Armésdisse...

Em Alvalade até dá gosto ver: aquelas roulotes da Bentley, os tiradores de "champanhe francês", as sandochas de caviar... Até os copos de plástico são da Vista Alegre.

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

E os próprios bidés dos sanitários têm uma mãozinha operária, que enxagua ao de leve o traseiro, sem magoar nem assar. Ah, como eu gosto de ser do Sporting!

 
At quarta-feira, 09 setembro, 2009, Blogger jmsdisse...

O texto está de um brilhantismo que quase me obriga a pôr os óculos de sol, dentro de casa!!

Mas a troca de piropos, aqui nos comentários, tambem me está a dar gozo. Gozo? Não, gozão pois está a ser muito...

 
At quinta-feira, 10 setembro, 2009, Blogger Rantasdisse...

Realmente, sinto-me enganado quando um concorrente meu usufrui de vantagens aparentemente ilegítimas, como por exemplo não pagar impostos, segurança social, etc.

Invejoso à séria sinto-me quando conduzo o meu BMW e fico sempre atrás do Renault 5 do meu vizinho, que ainda por cima ainda está a pagar as últimas letras do carro.

 
At quinta-feira, 10 setembro, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

Bravo!

 
At quinta-feira, 10 setembro, 2009, Anonymous Pietradisse...

Isso é nno para/arranca da hora de ponta, mas `2ª jornada consegues ultrapassá-lo em segurança.

 
At quinta-feira, 10 setembro, 2009, Anonymous McBriddendisse...

Quando li o título do post pensei que ia ler uma dissertação sobre o Luisão, mas, afinal, enganei-me...

 
At quinta-feira, 10 setembro, 2009, Anonymous Agoiro Jr.disse...

Pietra, sou Jr. mas ja fiz a 4ª classe...sei ler e escrever...
2ª jornada...3ª...4ª....mas há umas quantas épocas que se chega à 30ª e o Renault 5 chega à frente do BMW... Mas esta época tem que ser diferente mesmo. Até o patrocinio da Liga é o mesmo do Benfas...

 
At quinta-feira, 10 setembro, 2009, Blogger Diego Armésdisse...

Mas esta gente descobriu agora que o patrocínio do Benfica é a Sagres? Memória curta é elogio... Reavivando-vos a memória, então: a Sagres patrocinava Benfica e Sporting até Abril do ano passado. E a Liga já era Liga Sagres. So what? Às vezes até me dão nervos...

Para os que andam felizes de Renault 5: se o charuto anda assim tão bem e se o BMW é assim tão mau, para quê tanta preocupação? Não entendo, sinceramente.

 
At quinta-feira, 10 setembro, 2009, Anonymous Pietradisse...

Só me resta felicitá-los pela honrosa 47ª posição que alcançaram na Europa no séc. XX.
O Glorioso ficou em 9º!!!
Parece-me que o renault 5 teve de ir várias vezes à oficina... ficou tão para trás...
E agora todos juntos: "Vivó Sportem, somos (são) o 3º Grande!!"

 
At quinta-feira, 10 setembro, 2009, Anonymous Agoiro Jr.disse...

De facto eu recordo-me de o meu bisavô dizer que quando era pequenino o Benfica ganhava muitas vezes...eu acredito que sim! até porque já vi uma reportagem na TV com imagens a preto-e-branco que confirmava essa história!

 
At quinta-feira, 10 setembro, 2009, Anonymous McBriddendisse...

O que lixa muito benfiquista é que nos últimos quatro anos passou a vida a ver um autocolante no vidro de trás do R5 que diz qualquer coisa como: "PODER SER UMA MERDA MAS VAI À TUA FRENTE!". Já não acrescento a parte do "e está pago", porque não está, mas ao menos as prestações são mais baixas.

 
At sexta-feira, 11 setembro, 2009, Anonymous Pietradisse...

O segundo não é o primeiro dos últimos???
Falta-vos ambição.
(Não venham com a treta da Liga dos Campeões, ok? Quando lá íam era para bater recordes...

 
At sexta-feira, 11 setembro, 2009, Blogger Rantasdisse...

Minervino, filho, será apropriado minimizares o segundo lugar (que dava acesso à Liga dos Campeões e respectivos milhões, com records ou sem records) logo depois de teres vindo vangloriar-te de um nono lugar (que, na verdade, não serve para porra nenhuma)?

 

Enviar um comentário

<< Home