Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

sexta-feira, março 13, 2009

Voto de silêncio

Numa curta passagem de “A Viagem do Elefante”, José Saramago presta um maçador tributo a uma tribo da Amazónia tão familiarizada com o seu habitat que dispõe, no vocabulário colectivo, de 27 palavras diferentes para descrever tons de verde.
Não terá ocorrido ao escritor que a tribo em causa poderá ter investido erradamente na semântica. Na verdade, eu sou um adepto fervoroso do lirismo e da poética tola. Também gosto muito do mito do bom selvagem e, se tivesse dinheiro, até comprava um índio destes para pôr no quintal. Só tenho pena que os antecessores destes índios não tivessem posto em prático essa eloquência linguística há 500 anos. Poderiam tê-la usado para cunhar as importantes frases: “Lá vêm os barbudos portugueses no barco outra vez, mais o frade careca que, no ano passado, nos deu missangas e nos pespegou água benta na moleirinha. Que estranho: eles estão a apontar o pau que cospe fogo nesta direcção. O que será que isso significaaaaaaaaaai! Irra! Já levei uma chumbada na padiola.” Não é tão idílico como passar os dias a contemplar os tons verdes dos caules e das folhas, lá isso não é, mas antes vivo e embrutecido do que poético e cadavérico, já lá diz o Dalai Lama. Ou o Schwarzenegger. Um dos dois, pronto.
Não sei quantas pessoas estarão amanhã em Alvalade, nem em que disposição se vão apresentar. Só sei que ouvi o presidente do Sporting defender que o resultado de Munique foi “muito mau”, mas não foi uma “vergonha” nem uma “humilhação”. Esses sentimentos, presume-se, ficam guardados para a próxima ocasião.
Ao contrário do que o bom senso recomenda, irei ao estádio. Sentar-me-ei no meu lugar de sempre, junto a um corrimão amarelo que, mesmo impávido e mudo (afinal de contas, ele é de metal e a maioria dos corrimões amarelos de metal não se mexem, nem falam), percebe mais de futebol do que a cúpula directiva do clube. Prometo assistir ao jogo do princípio ao fim. Não sairei mais cedo, qualquer que seja o resultado. Mas também não soltarei um som – nem um aplauso, nem um assobio; nem um festejo, nem um apupo. Eventualmente, se a mostarda me subir ao nariz, espirrarei, até porque o espirro é como o bilhete do Euromilhões: não se pode guardar para domingo. Como também li algures que ninguém consegue espirrar e manter as pálpebras abertas, nem mesmo o Nélson Évora, talvez aproveite a ocasião para colocar a teste esse preconceito. Tirando isso, nem um pio.
Amanhã, farei um voto de silêncio pelo que (não) fizeram em Munique. O verde do Sporting, um dos 27 tons à disposição dos índios pobrezinhos do Saramago, embranqueceu, como se tivesse passado por um banho de lixívia.
E não merece palavras.

29 Comments:

At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger Rui MCBdisse...

Ficarei em silêncio também (talvez aol ado do mesmo corrimão amarelo), mas ao primeiro sinal inequívoco de esforço, dedicação e devoção que sinta vindo do relvado libertar-me-ei desse voto. O que será esse sinal? Se ele surgir, depois do jogo conto.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Anonymous Anónimodisse...

Boa! bem pensado...e que tal criar o BDGAJDS (Banho de Gelo Aos Jogadores Do Sporting)...tás a imaginar: bancadas cheinhas, o Sport marca golo e...nada..nadica..silêeeeeenciooo gelado da plateia.............nem insultos, neg touretes digitais...nada...isso é que as meninas iam gostar, e com um bocadinho de sorte até conseguias deixar de dormir na varanda e voltar para o conforto do sófá 8como dizeam por aqui as tias)

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

Sempre quis fazer uma Carlota Joaquina. Onde é que me inscrevo?

Rui,
Fico à espera (diz-se que a Juve está a preparar a entrada no estádio 15 minutos depois do apito inicial. Veremos)

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Anonymous Anónimodisse...

Não consigo compreender como é que são capazes de ir ver aquele bando que veste a nossa camisola. Eu e o meu cartão ficam em casa. O estádio completamente vazio era nossa melhor resposta áqueles vermes. Mas para os que vão, acho que deviam passar os 90 minutos a assobia-los.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger Galaaddisse...

BP:

Não vás... olha por ti.

Aqueles tipos não te dão saude nenhuma.

Podes sempre alegar uma mialgia de esforço!!!

Olha: razão tinha a senhora do telefonema que não te queria deixar ir a alvalade ver o Bayern. Sábios conselhos...

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Anonymous Anónimodisse...

Bom post Bolhas

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Anonymous Anónimodisse...

Eu tambem voto no silêncio ,é dar-lhes um "cheirinho" do que é um mau espectaculo (por parte dos adeptos,neste caso) que é para ver se gramam ,silêncio absoluto é o que vão ter da minha parte.
Mas pelo que tenho lido pela internet,em blogs e no forum do SCP ,a maior parte diz que o silêncio não é boa ideia ,que é impossivel ter o estádio todo em silêncio,vamos lá ver no que é que vai dar ,espero que em agressões não que isso é descer mais baixo que aquela direção de M...,é dar-lhes razões para falar.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Anonymous Anónimodisse...

Faltou-me dizer que assobiadelas é o que o Paulo Bento e o resto da maralha estão á espera ...assim o efeito supresa vai-se.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger O 7 Malditodisse...

.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger Diego Armésdisse...

Bulhão, eu acho que o teu (e o de outros que aqui se têm apresentado) coração é bom de mais para a matilha que veste as camisolas do vosso clube...

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger Visigordodisse...

Bulhão, gabo-te a coragem.
Pois olha, amanhã não te acompanho na bifana.
Agora que já me passou a apoplexia, ficou uma tristeza enorme que me diz que ainda é muito cedo para lá voltar.
Não sou capaz de lá ir e, na eventualidade de marcarmos um golo, ficar calado... acho eu. Como é uma experiência nova para mim, provavelmente ficaria numa dúvida que me poderia conduzir a um esgotamento.
E digo-te mais, não só não vou, como faço questão de não emprestar a gamebox a ninhguém, pois acho que amanhã o estádio deveria estar às moscas.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Anonymous Anónimodisse...

Eu também não vou!!
É o meu protesto para com aquelas bailarinas que só sabem correr e jogar +/- com o Glorioso.
Mas vou à Catedral apoiar o Grande Benfica.
Se tudo correr bem na 2ª feira já estão a 5 pontos.
Se eventualmente o Benfica perder, é certo que deixo de vir ao blog durante 6 meses...

P.S. Giro, giro era gritarem pelo Benfica, o que acham?? Apostem no factor surpresa!!!

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

Pietra,
Gnnnnnggnn. Já nem força tenho para te insultar. Mas, se tivesse, fazia-te o que o Pereirinha fez ao David Luiz.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Anonymous Anónimodisse...

The pen is mightier than the sword.

A palavra, o raciocínio, a lucidez é bem mais acutilante que qualquer abordagem física.

Creio piamente que o silêncio 'grita' bem mais alto que qualquer cântico e assobio.

Convenhamos, cânticos e assobios 90 minutos?! Mais que sádico, é preciso ser masoquista!

Se somos um clube diferente, com bancadas diferentes é bem mais contundente e ensurdecedor o silêncio total e absoluto.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger scpgzdisse...

Eu não vou ao Estádio e o cartão fica comigo.
Mas sou da opinião de que fiquem em silêncio o jogo inteiro.
Imaginem um golo do Sporting e o estádio ficar em silêncio. Que chapada...

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger scpgzdisse...

Mas aí fica duvida...será que conseguem marcar golos? A sofrer já demonstraram uma competência a toda a prova.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Anonymous Anónimodisse...

Eu acho que faltam Homens ao Sportem.
Por exemplo: Pereirinha, Moutinho, Levezinho...
O Glorioso tem o Luisão, Binya (que em nos Camarões quer dizer Binão), Suazão, Reyesão.
Portanto Bulhão, o que o Pereirinha fez? Deu um murrinho ou um estalinho?

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

... Amélinha, Simãozinho... Por acaso tens razão.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

Mais a sério: alguém entrou aqui há bocado, através do Google, digitando a expressão "cagar na cueca" que, por caminhos ínvios que não consigo explicar, direcciona os leitores para este pardieiro.
Qual dos senhores é que foi, hmmm?

(Sancho, estás bem? Precisas de assistência?)

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger dustindisse...

PIETRA

Se eu cortasse a tua mãe às postas para fazer um arroz de puta aqui o pessoal do blog morria de fome,por isso vai mas é dar jantar à porca pra ver se ela engorda...
Já está na hora,são quase 8h.

Saudações,e pra ela também.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger Diego Armésdisse...

Fui eu, Bulhão. Mas por motivos afectos à minha iniquidade - ando a explorar as várias maneiras de vir aqui dar fazendo uso de expressões pouco dignas. Fiquei surpreendido...

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger JNFdisse...

És um "adepto fervoroso da lírica" e mais não sei o quê, mas não sabes que o plural de "corrimão" é "corrimãos" e não "corrimões".

Continuem a escrever mais vezes como têm feito nos últimos tempos.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

JNF:
Involuntariamente, deste o pontapé de saída para uma interessante discussão filológica. Diz o Pronturário Ortográfico online (http://corrector.blogs.sapo.pt/arquivo/041963.html)que ambas são aceites sem hegemonia de uma em relação a outra.
Já o Ciberdúvidas (http://ciberduvidas.sapo.pt/resposta.php?id=5) lamenta que se tenha perdido a noção de que corrimão não é mais do que "correr" mais "mão", pelo que, num mundo perfeito, sem goleadas em Munique, pastéis de nata estragados ou o suplemento Y do Público, deveria ter sido forjado o plural "corrimãos". Porém, o uso perverso por gente como eu (que se esquece dessa raiz da palavra e genericamente javarda a linguagem de Camões e Badaró) tornou "corrimões" não só aceitável como mais corrente, ainda segundo o Ciberdúvidas.
Será isto justo? Não. Será leal? Menos ainda. Mas as coisas são como são.
Deixa por favor um cheque na caixa para pagar a despesa, JNF.
Manda sempre, oh oh oh oh (riso tenebroso).

Ding dong. Esta resposta foi gravada automaticamente para uso futuro em acções de formação, audiências penais e reuniões dos Super Dragões. Ding dong.

 
At sexta-feira, 13 março, 2009, Blogger JPSdisse...

Em grande forma Bulhão. Não daria para passar um pouco dessa inspiração aos tristes de Munique e ao pateta do risco ao meio?

 
At sábado, 14 março, 2009, Blogger Hernânidisse...

Eu vou apoiar as cheerleaders no intervalo, porque elas não têm culpa da situação, e merecem continuar a envergar a camisola do grande Sporting, sem bem que sem a camisola o efeito seria mais agradável.

 
At sábado, 14 março, 2009, Blogger joaquim agostinhodisse...

Apanhá - los de surpresa era apoiá -los do príncipio ao fim. Aí sim, iriam sentir - se pequeninos.

 
At sábado, 14 março, 2009, Blogger Leão de Alvaladedisse...

BP:
Eu sou um dos muitos que despovoará Alvalade. Pela 1ª vez confesso que não tenho pena. Esta equipa faz-me lembrar aquela anedota entre o que significa "potencialmente" e "realmente":

Potencialmente temos uma equipa de jovens talentosos mesclados de alguma experiência, aparentemente capazes de ganhar o campeonato,

Realmente temos um bando de mercenários, capazes de assinar por quem lhes oferecer mais, e que na hora da responsabilidade fogem da bola como o diabo da cruz.

 
At domingo, 15 março, 2009, Blogger leão verdedisse...

Pietra disse...
(...)
Mas vou à Catedral apoiar o Grande Benfica.
Se tudo correr bem na 2ª feira já estão a 5 pontos.
Se eventualmente o Benfica perder, é certo que deixo de vir ao blog durante 6 meses...

Ainda bem que foste meu paneleiro de merda. Fez-te bem seres enrabado na tua própria casa. Hoje não pareces cá. Já estás a olhar para a cauda do Leão.
Aguenta e não chora.

 
At segunda-feira, 16 março, 2009, Blogger scpgzdisse...

Como dizia alguém..."se tudo correr bem na 2ª feira já estão a 5 pontos."...
Este gajo adivinha tudo!!

 

Enviar um comentário

<< Home