Belenensização aguda
Há 20 anos, o Rui Santos publicou em "A Bola" um artigo de opinião onde defendia que o Sporting caminhava rapidamente para a belenensização, traduzida na desmobilização de adeptos e na perda gradual de prestígio desportivo.
Duas décadas depois, enquanto saio de um estádio que emitiu "olés" à equipa da casa que enfardava cinco golos (com uma dose cavalar de azar, é verdade, mas cinco - cinco!), como se fosse o desfecho mais natural do mundo, sou forçado a admitir que a belenensização do Sporting avança em passo acelerado.
Vamos hoje ao estádio como quem vai ao centro comercial ou ao cinema. Perdemos, ganhamos - encolhemos os ombros e pensamos noutra coisa. Alvalade já não mete receio e as noites europeias servem para estrear penteados e botas coloridas. Fazem-se apelos de mobilização e vende-se menos de um milhar de gameboxes.Queremos raça no relvado e não emitimos um cântico, um grito. Queremos as vitórias numa bandeja, como se as pudéssemos reclamar por direito de linhagem.
Fomos goleados em casa e rimo-nos estupidamente, enquanto gritámos "Figo", "Figo". Caricaturámos tudo o que era o Sporting, como se estivéssemos na tourada.
Mas o touro fomos nós.
17 Comments:
Olé...
Bulhão
Relato cruel mas acertado.
No entanto existe uma diferença:
Enquanto o Sporting é um gigante adormecido o Belenenses é um gigante embalsamado.
Não se esqueça que é sócio do belenenses.
Grande visão!
Abraço
Chamaria-lhe antes a Bentização do Sporting
Não seja por isso, mítico ciclista. Conheço um taxidermista muito bom ali para os lados de Rio Maior que trata do assunto num instantinho.
Só precisa é de um cadáver para trabalhar. O Bento e esta Direcção já estão a tratar do assunto.
E o chato é que os imbecis já nem se lembram que o Figo também nos deu baile a nós (em duplicado), não foi só ao Barcelona.
Quanto aos olés eu gosto mais de pensar neles como um reflexo da extrema inteligência e ironia que se cultiva ali para o campo grande. A mensagem seria para os nossos: "estamos tão contentes por conseguirem fazer três passes seguidos que até já têm direito a olés. De vocês não se pode esperar mais".
De qualquer forma, pode ser que com mais este banho de bola as estrelas por ser e os futuros reforços dos grandes da europa abram a pestana. ou então não.
Essa teoria da 'belenensização' salvo erro não é da autoria do Rui Santos, mas sim do Alfredo Farinha. De qualquer forma, apesar do enorme esforço que os nossos dirigentes têm feito para dar razão a essa teoria tenho a convicção que nunca passará disso mesmo...
Quanto ao jogo não vale a pena dramatizar, a diferença de qualidade de jogadores/tecnicos entre as duas equipas é abissal e na actual conjuntura leonina este resultado só pode ser considerado normal apesar de todas as vicissitudes do jogo.
Apesar desta diferença não deixa de ser curioso que o resultado final tenha sido ditado por lances felizes de parte a parte, onde se destaca o golo do Caneira, eu diria um golo à Sporting.
O 'Belenenses' tem tido resultados um bocadinho piores na Liga dos Campeões.
Por isso nunca chegou aos Oitavos de Final...
Eu não nego que jogámos provavelmente com a melhor equipa da Champions. Ou que tivemos azar/imperícia no primeiro, segundo e quarto golos... Aceito até que, com outra motivação, podemos fazer uma gracinha nos oitavos-de-final.
Irrita-me a "normalidade" do resultado, isso sim.
(foi Rui Santos, sim. Ainda tenho o recorte. E o penteado já era aquele...)
Bulhão
Retrato cómico mas acertado de tudo o que é hoje o Sporting: pequenino.
Não posso deixar de tirar o chapéu...
E o símbolo Quimico do chumbo é...
...
...
...
PB
Anti-Paulo Bento
Fazer-se sócio do Belenenses foi uma acto premonitório de certa forma...não sei bem qual a forma mas ok...
Sinto mesmo este clube a morrer. E de facto parece que assobiamos todos para o lado quando perdemos por 5-2...é mau demais!
Tem de haver grandes mudanças neste clube, ou então corremos o risco de dar razão ao Dias da Cunha!
é por estas e por outras que eu gosto de visitar este site desde que o descobri: o humor do Bulhão Pato é impagável e os comentários são do mesmo teor, dasss... é só a porcaria de um jogo de futebol, há que levar as coisas na boa :)
em relação a alguns posts do artigo anterior, que falavam da falta de primeiras páginas do sporting, olhem que desta vez até nem têm muita razão de queixa: passei os olhos pela imprensa desportiva de hoje e um jornal até falava em "dois minutos de sonho" do sporting :)
Cumprimentos e, Bulhão Pato, continue sempre assim :)
P.S. antes de me começarem a atirar pedras, acreditem que torço sempre pelo vosso clube nas competições internacionais.
O Benfas caminha para a sportinguização?
Conceito promissor. Vou dar-lhe atenção brevemente...
Homem, você é demais!
(bem, e o Rui Santos ver isso há tanto tempo... quer dizer que foi sempre a cair desde aí)
Para mim, benfiquista, esse processo poderia ser uma alegria. Não o é. Não é porque, muito embora os vossos dirigentes estejam a enterrar o clube, continuam a alimentar os adeptos com com ilusões de títulos. Os sportinguistas querem orgulhar-se das contas em ordem (que nunca estão), da formação (que só brilha depois de vendida ao desbarato) e de títulos (que não ganha porque não gasta dinheiro numa equipa realmente competitiva). Estes 3 orgulhos tornam-vos em adeptos bastante aborrecidos.
No Benfica ainda não há este perigo. Os nossos dirigentes são demasiado populistas para essa tendência de desinvestimento (pelo menos para já). Não que sejam bons ou que isso seja melhor para o clube. Mas em qualquer altura isso pode mudar.
Voltando ao(s) jogo(s): se era ironia a dos adeptos lagartos, não deviam ter picado os do barça; assim passaram uma imagem muito triste e que dá origem a este post.
Fazendo análises, as goleadas acabam sempre por ter explicações. Mas um sportinguista ou um benfiquista nunca pode encarar uma derrota como natural, muito menos quando é goleado, seja por um colosso europeu ou não.
Sinceramente, preferia ver o Belenenses voltar a impor-se a nível nacional que ver o Sporting a definhar. Ainda estão muito a tempo de o evitar.
cumprimentos
Caro Bulhão,
Não sou tão pessimista. É, sem dúvida uma fase triste. Mas o Rui Santos falava nisso há 20 anos e, há 8 anos atrás, vi a maior demonstração de vitalidade e entusiasmo por parte de qualquer clube de que tenho memória. Tenho fé que regressará.
Enviar um comentário
<< Home