Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

segunda-feira, outubro 13, 2008

O Recorde do Filipe

Quando se lembram do seu presidente, imagino que os adeptos do Inter de Milão sorriam em função do passado interista da família Moratti. Não me custa a acreditar também que os adeptos do Bayern de Munique, quando se lembram do seu presidente, respirem de alívio por verem o clube nas mãos capazes de Beckenbauer. Nós, os adeptos do Sporting, somos diferentes: quando nos lembramos do nosso presidente, procuramos rapidamente pensar noutra coisa.
Filipe Soares Franco concedeu uma entrevista ao jornal “Record” de sábado. Chamem-me esquisito, mas, antigamente, as entrevistas publicadas nas páginas de futebol da imprensa desportiva eram sobre futebol. Actualmente, são sobre vemoques. Leu bem: Vemoques, ou VMOC, acrónimo de Valores Mobiliários Obrigatórios Convertíveis. Li três vezes para me certificar que o Sporting não tinha feito como o FC Porto, que em tempos também comprou um VLK, acrónimo de defesa-esquerdo checo com propensão para a barraca. Mas não. São mesmo vemoques.
Por isso, roam-se de inveja, portistas e adeptos daquele de quem não se deve dizer o nome: nós vamos emitir vemoques e vocês não. E, daqui a cinco anos, os vemoques vão converter-se em capital. Eu não percebo muito de vemoques, nem de finanças, nem de cash-flows, nem de passivos… Vamos ser francos: eu não percebo muito de quase nada. Mas gosto muito de capital. E se me dizem que o passivo, que era de 30 milhões em 1995 e agora é de 240 milhões, mas seria de 190 sem os vemoques e será de 140 com os vemoques, não esquecendo ainda que, sem o problema dos terrenos da câmara, poderia ser de 120, eu acredito. É por isso que o Filipe é membro do Clube dos Empresários e eu nem membro sou do Blockbuster.
Entretanto, porém, o Estádio de Alvalade deixou de ser a casa de 75 mil sócios pagantes, como era em 1995, para se tornar numa infra-estrutura, onde, pelo preço de um razoável carro desportivo, se consegue comprar um bilhete de época. É uma questão de perspectiva: antes, víamos os jogos apertadinhos, sentados no cimento; hoje, estamos à larga, com os pés em cima da cadeira da frente.
Intriga-me também o complexo de inferioridade do presidente do Sporting. Ao longo de seis páginas de entrevista, Soares Franco refere-se oito vezes ao Benfica. Dá uma média de 1,3 vemoques por página… humpf… de 1,3 Benficas por página. Nem nos piores tempos das décadas de 1980 e 1990 imagino um presidente do Sporting a inspirar-se tantas vezes no exemplo do rival. João Rocha, Amado de Freitas, o Outro, Sousa Cintra… Nenhum olharia duas vezes para a Luz. Este pateta ganhou quatro troféus em três anos, ficou três vezes consecutivas à frente deles, mas consegue encontrar naquela chafurdice exemplos de boa gestão. É obra!

18 Comments:

At segunda-feira, 13 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

E o casamento gay, hein?

 
At segunda-feira, 13 outubro, 2008, Blogger Cozinheiro Suecodisse...

Caro Bulhão,

Não li as entrevistas e, pelo que relatas, não perdi grande coisa.

Abraço Leonino!

 
At segunda-feira, 13 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Boa malha bolhas

 
At segunda-feira, 13 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Antes assim, de barriga cheia. Cheira-me que quando tivermos que ler sobre vermoques para esquecer três anos sem ganhar nada e ainda ficar atrás dos outros será bem mais penoso (embora os vermoques comecem a soar melhor...)

Eu, cá por mim, entendo esses oito pecados linguisticos (se é que disse mesmo esse nome) como subtis provocações aos gajos que gastaram em jogadores o valor de uns quantos vermoques, mas ficaram atrás.

 
At segunda-feira, 13 outubro, 2008, Blogger loupbleudisse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At terça-feira, 14 outubro, 2008, Blogger loupbleudisse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At terça-feira, 14 outubro, 2008, Blogger loupbleudisse...

Apesar dessa densidade record de Benfica e VMOCs por metro quadrado, o que me chocou verdadeiramente foi essa extraordinária comparação com o Boavista, esse clube tão representativo do Bairro com o mesmo nome. Então se não fosse o nosso Presidente e a sua magnífica gestão estaríamos agora entregues nas mãos de ex-pintores da construção civil a prometer milhões para salvar o clube? Esta desvalorização tão rasca da dimensão, do peso e da mística do Sporting é inaceitável num dirigente. De facto o clube não está à altura deste Presidente...

 
At terça-feira, 14 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Já agora aproveita-se a caixinha de comentários de mais um magnífico post para alertar:

amanhã temos mais uma AG secreta, que o nosso querido Conselho Directivo se lembrou de anunciar no site com umas horas de antecedência, aqueles fofos atenciosos.

Eu de minha parte lá estarei para ouvir o Pinóquio explicar como, emitindo dívida (VMOCs), para pagar outra dívida, consegue reduzir o passivo e como bónus vender o controle do nosso futebol. É um iluminado.

Convoco todos portanto para estarem presentes em tão gloriosa cerimónia, mostrando desta forma aos senhores que vegetam na direcção do Sporting, que o clube ainda não é totalmente deles.

Agradecido.

 
At terça-feira, 14 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Não estava em Portugal por isso não li a entrevista.

Mas não percebo onde vai o homem buscar tantos exemplos positivos na gestão dos lampiões...

Não se trata de clubismos mas sim de realismo... Onde estão os pontos positivos que o Benfica tem a ensinar?

Temos muito a criticar na nossa casa, mas ao menos encontremos bons exemplos para nos compararmos

 
At terça-feira, 14 outubro, 2008, Blogger Bulhão Patodisse...

Tiago,

1) O senhor disse que um canal de televisão do Sporting não é viável, ao contrário da Benfica TV, porque não temos um universo sustentável de clientes. Imagino que eles terão!

2) O senhor queixou-se do público com o Basileia, um jogo da Champions, e lembrou que os orks meteram 45 mil para ver o Nápoles.

Se ele gosta deles, que vá para lá. De qualquer maneira, já casou com a filha do Borges Coutinho. Não deve estranhar.

 
At terça-feira, 14 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão a Presidente.

 
At terça-feira, 14 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

essa filha do borges coutinho é boa? parece-me relevante para discutir este ponto!

 
At terça-feira, 14 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Então diz lá qual foi o oftalmologista que o Patrício consultou.
É que não vi informação nenhuma sobre isso.

 
At terça-feira, 14 outubro, 2008, Blogger Bulhão Patodisse...

Havia três hipóteses: o frangueiro consultar um oftamologista; o Grimi fazer um teste de reflexos; ou a azia diluir com os dias...

 
At terça-feira, 14 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

A azia diluiu na proporção da dilatação do esfíncter!...

 
At quarta-feira, 15 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Mas essa referência continua ao Benfica não será o reflexo da própria massa associativa?
Basta ver este blog para constantar isso.

Acredito que o Sporting só exista por contraposição ao Benfica. Se um dia o Benfica acabasse a razão de existir do Sporting esvaziava-se

 
At quarta-feira, 15 outubro, 2008, Blogger Francisdisse...

Ganda Bulhão.

 
At quarta-feira, 15 outubro, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Ainda bem que a azia passou, fazes falta.

ppa dá-me a tua camisola, inteiramente de acordo, mas não é exclusivo deste blog, antes fosse.
Há um complexo latente no ADN dos sportinguistas com o qual não me identifico. Vibro com o meu clube, sou amante de desporto, e não vejo o que ganhamos em ser anti-benfica...

Ridículo + uma vez foi SCP-FCP. Meu irmão é do FCP (opções), tal como eu foi ao estádio e a meio da 1ª parte envia-me um sms "vocês no fundo no fundo são benfiquistas. Não percebo tanto assobio exaltado ao cebola...".

Pois, ppa dá-me a tua camisola, neste ponto acho que somos muito pequenos.

SL

 

Enviar um comentário

<< Home