Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

segunda-feira, março 10, 2008

Elaborando melhor a proposta de ontem


Quando se discute uma equipa de futebol, utiliza-se normalmente a metáfora de uma orquestra, repleta de artistas, sensibilidades estéticas e harmonia criativa. Nesta escola de pensamento, jogadores e treinadores são descritos como maestros e violinistas; os jogos transformam-se em óperas ou sinfonias; os golos são notas de encantamento, como se tiradas da lira de Orfeu.
Pessoalmente, defendo outra escola de pensamento: o plantel de uma equipa profissional resume-se a um conjunto de juntas de bois, como o magnífico animal do postal de cima (o animal da esquerda, claro está; o da direita parece impróprio para consumo!)
Animal obstinado, o boi de raça mertolenga desta história viveria satisfeito se dividisse os seus dias pelas tarefas de comer, dormir e ocasionalmente galgar o quadril de uma charolesa mais apetitosa. Infelizmente para ele, o seu desempenho é coordenado pelo condutor da junta. Da natureza e autoridade do condutor resulta naturalmente o sucesso do projecto.
Paulo Bento foi, durante época e meia, um razoável condutor da manada que veste a inimitável malha verde e branca e a que alguns teimam em chamar plantel. Impôs – com ou sem razão – a sua autoridade. Fez estalar o chicote quando achou que podia, escolhendo uma ou outra vaca sagrada (chiquíssima, a analogia! Chiquíssima!) como exemplo. Afastou os bois (e, no caso do Carlos Martins, o nome aplica-se com parcimónia) mais indolentes. E, durante ano e meio, entre Outubro de 2005 e o Verão de 2007, foi respeitado.
Um dia, porém, o boi compreende que a vida é particularmente injusta, na medida em que é ele que alomba diariamente, ao passo que o condutor assenta a ginja na junta e deixa-se alegremente conduzir. Nesse dia fatídico, a que os marxistas chamam apropriadamente a tomada de consciência, o boi revolta-se. Amolece. Deixa de marchar. Por muito que o chicote lhe estale no lombo, já não surte efeito. O respeito esfumou-se.
Nesse momento decisivo, há duas hipóteses: despachar o condutor ou despachar as animálias. Como qualquer Sousa Veloso reconhece, é muito mais fácil – e barato – trocar de chicote do que de bestas de cargas.
E amanhã, com outro tipo de liderança, a manada compreenderá que terá de se mexer pesadamente outra vez…

25 Comments:

At segunda-feira, 10 março, 2008, Blogger Nuno Moraes Bastosdisse...

Bulhão,

Duas questões:

1. Só o treinador? Porque não negociar mais um ou outro Administrador com mais aptidão para desaparecer do que o Houdini?

2. No Leste também há exemplares de raça mertolenga? [E estes? Não são barrosões?]

 
At segunda-feira, 10 março, 2008, Blogger LionHeart (o autêntico)disse...

Bela prosa caro Bolhão.

Só tu para me fazeres rir em tão funesto momento.

Acrescento eu que, para além da citada junta de bois, existe ainda uma junta directiva de muito mais refinadas bestas. E essa, não há quem os ponha a marchar...

 
At segunda-feira, 10 março, 2008, Blogger Bulhão Patodisse...

(coçando a cabeça)... Eh pá... Estava preparado para várias perguntas, mas não para a questão da identidade do boi. Ahem... Cá vai.
Após conferência com o Sousa Veloso (que ainda é da família do Miguel Veloso, pelo lado da cauda), reconhecemos, contrariados, que sim, é um barrosão e não um boi de raça mertolenga. Como sabemos, o barrosão tem geralmente pêlos escuros no debrum das orelhas, na cutidura e na borla da cauda, ao passo que os manuais asseguram que a pelagem do mertolenga é vermelha, rosilho mil flores, vermelho malhado e malhado de vermelho.

É dos livros!

 
At segunda-feira, 10 março, 2008, Blogger Bulhão Patodisse...

E os cornos são finos, de secção elíptica.

Do mertolenga, não do Miguel Veloso, entenda-se.

 
At segunda-feira, 10 março, 2008, Blogger Virgíliodisse...

LOL...Só um texto deste calibre e já agora as respostas às duvidas da raça bovina representada, eram capaz de me fazer rir numa altura como a que actualmente o Sporting atravessa...

Enfim valha-nos ao menos o humor como meio de combate ao estado maniaco-depressivo instalado em Alvalade...

SL!

 
At segunda-feira, 10 março, 2008, Blogger joaquim agostinhodisse...

Se juntares uma girafa e um pássaro exótico tens uma espécie de zoo

 
At segunda-feira, 10 março, 2008, Blogger LionHeart (o autêntico)disse...

Se juntares uma girafa, uma avestruz (com a cabeça debaixo da areia) e uma série de mosquitos, tens o Conselho Directivo todo representado.

 
At terça-feira, 11 março, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Genial!

O mais divertido blog de bola da blogosfera (redundante?)! E faco minhas as palavras de outros, so mesmo isto para me fazer rir com tanta tristeza desportiva. Parabens Bulhao, pelo post e pelo blog!
Ja agora, esse nome e so na blogosfera ou ja lavrava noutras paginas pela decada de noventa, ali para os lados de Alvalade?

 
At terça-feira, 11 março, 2008, Blogger cenademaceirosdisse...

Homem você anda a desperdiçar talento na sua actividade profissional. O que quer que faça, e admito que seja muito bom, dificilmente o fará com tanta qualidade como a que demonstra para escrever.

Quanto ao post, o que me consta é que actualmente os bois já se convenceram que tinham de comer com o libúrcio, desse por onde desse. Há uns meses o libúrcio esteve na eminência der ser colhido, mas protegeu-se na porta da sad, e a fúria da manada esvaneceu-se.

Agora há sobretudo desmotivação generalizada, outros resguardam-se por causa do europeu, e penosamente aguardam o final da época esperando que qualquer intervenção divina lhes altere o pasto.

SL

 
At terça-feira, 11 março, 2008, Blogger Bulhão Patodisse...

Agradeço as vossas palavras simpáticas.

Respondendo aos tópicos lançados:

Marachomba: talvez, talvez.

Cena de Maceiros: Se o plano do Veloso for esse (resguardar-se para o Euro), é bem capaz de ver a prova pela SportTv. Aliás, convenhamos, à excepção do Moutinho, mais nenhum barrosão do actual plantel merece lá estar.

 
At terça-feira, 11 março, 2008, Blogger Yazaldedisse...

Assembleia Geral

Recebi este mail e como tal sinto que devo dar conhecimento a todos.
Assim já sabem o que se irá passar:

"Leão de Verdade - Movimento de Cidadania Sportinguista, tal como anunciou no seu aparecimento tem como objectivo convocar uma AG extraordinária com vista a discutir assuntos ligados à GESTÃO do Clube.
Os temas que iremos propor à discussão são:
1. Auditoria externa por empresa independente e idónea.
2. Negócios terrenos antigo estádio
3. Negócios património não desportivo
4. Renogociação da dívida
5. Passagem do Estádio e Academia para a SAD
Temos propostas concretas a levar a votação e tentar inverter os maus negócios queo Clube realizou. Temos informação a dar aos sócios sobre os GRAVES ERROS GESTÃO desta direcção, que contrinbui para o difícil estado que o Clube atravessa:
a. Financeiro
b. Desportivo
c. Sportinguismo - amor ao Clube, sua história e tradição
Assim iremos recolher assinaturas presencialmente nos jogos em casa. As assinaturas serão recolhidas no ALVALÁXIA - à entrada do ROCÓDROMO, no piso 0 na entrada próxima da porta 2. O primeiro será já contra o Bolton de dia 13, quinta-feira, onde estaremos presentes a partir das 18 horas. Caso desejem recolher assinaturas de vossos amigos e familiares podem entrar em contacto via e-mail info@leaodeverdade.org e facilitaremos as folhas com dados necessários a preencher. Contamos com o vosso apoio para MUDAR O CLUBE!!!

Saudações Leoninas

Frederico Abreu
Leão de Verdade - Movimento de Cidadania Sportinguista
www.leaodeverdade.org"

Saudações Leoninas,
Yazalde

 
At terça-feira, 11 março, 2008, Blogger 3 metros de relvadisse...

Ridículo culpar e penalizar o Paulo Bento...

 
At terça-feira, 11 março, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Este blog, infelizmente, por falta de motivação ou de originalidade do(s) autor(es), deixou de ter piada.

É pena. Ultimamente quando venho cá, fico sempre desiludido. Os posts não valem nada.

Abraços,

23432

 
At terça-feira, 11 março, 2008, Blogger Bulhão Patodisse...

Pai???

 
At terça-feira, 11 março, 2008, Blogger Cozinheiro Suecodisse...

Uma posta bo(vin)a comó caraças!

 
At quarta-feira, 12 março, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Sim, filho, sou eu. Tenho saudades dos posts sobre o Benfica, o jogo com o Fátima, esses sim tinham piada. Já te tinha dito isto no Natal, não leves a mal. A tia Hermengarda manda beijinhos para ti e para o teu namorado, o Rogério

 
At quarta-feira, 12 março, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Feromona!

 
At quarta-feira, 12 março, 2008, Blogger Pulha Garciadisse...

Soares Franco é muito mais culpado desta época miserável do que o Paulo Bento. Os Sportinguistas nem sempre são justos. Venha de lá esse Robson...

 
At quarta-feira, 12 março, 2008, Anonymous Anónimodisse...

o paulo bento não sai porque ficava no desemprego, quem é que o queria.... nem no leixoes. e ficar no desemprego custa no bolso.....

 
At quarta-feira, 12 março, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Mertolenga? Ia jurar que é mirandesa...

 
At quinta-feira, 13 março, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Mau... mas não era barrosã?

 
At quinta-feira, 13 março, 2008, Blogger Visigordodisse...

Anda entre a cachena e a arouquesa.

 
At quinta-feira, 13 março, 2008, Anonymous Anónimodisse...

Tambem andas por aqui, seu filho de boi, cruzado com vaca?

Jorge ricardo pinto,

 
At quinta-feira, 13 março, 2008, Anonymous Anónimodisse...

E antes que apagues qualquer prova da minha existencia, deixa-me apenas pedir que, na tua proxima aula, na tal escola de penitencias; digas á tua amiga, Mikaelenka, que sim que já conseguio magoar-me de morte, e que eu agora apenas espero que a dela (a morte) seja lenta, rodeada de todos os seus alunos, e afogada numa dor inqualificavel...

De ti, para ti!

 
At quinta-feira, 13 março, 2008, Blogger Diego Armésdisse...

Olha, quantos dias passaram? 51? Vai lá espreitar se valeu a pena...

 

Enviar um comentário

<< Home