Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

terça-feira, junho 26, 2007

Alegoria da caverna

Tenho grande simpatia pelo treinador Jaime Pacheco. Metade burgesso, metade labrego e metade moralista, Pacheco partilha a infelicidade de todas as coisas que são decompostas em três metades: é uma aberração. Pode não ser a qualidade ideal, mas sempre é melhor do que ter um olho de vidro.
No dia 20, na sua rubrica de televisão, o jornal “A Bola” publicou as confidências de Pacheco, o espectador de televisão. Disse então o treinador do Boavista que, em casa, tem quatro televisores, que correspondem aos quatro membros do agregado familiar, mas que há um mais nobre do que os outros – o da sala. Nesse, manda o primeiro familiar que se senta no sofá. Se a família de Pacheco empregar na disputa o mesmo entusiasmo das equipas que o técnico tem comandado, imagino que a refrega diária pelo sofá será mais sangrenta do que a tomada de Tróia – não aquela que envolveu Aquiles, Heitor e Ajáx, que isso foi coisa de meninos em saiotes, mas a tomada de Tróia no Verão quando a horda de turistas sai do ferry de Setúbal e avança, imparável, até ao areal.
E o que vê Pacheco no pequeno ecrã? O técnico prefere proceder por exclusão, eliminando o que não vê. Não vê telejornais, porque são “deprimentes”. E não vê nem deixa ver telenovelas porque elas “são fachadas”, “más influências na vida familiar”, que tornam “as mulheres que as vêem diferentes do que elas eram”.
Como todos os homens de fibra, Jaime Pacheco coloca o dedo na ferida. Há por aí todo um conjunto de mulheres alienadas que, de tanto espreitarem as peripécias da novela, se transformaram em horríveis frankensteins de saia travada e meia de vidro.... Hmmm... Meia de vidro.... Controla-te, Bulhão, pensa em natureza morta. Pensa na Teresa Guilherme… hmmm, a Teresa Guilherme de meia de vidro...
[Pausa para reorganizar pensamentos]
Dizia eu que Pacheco tem razão quando se queixa. As feições das mulheres, antes puras, endureceram. O carácter, antes moldável, empederniu-se, tocado pela ficção do demónio. O jantar, antes impecavelmente pronto à hora marcada, chora agora o desconforto provocado pelos minutos adicionais a gratinar no fogão enquanto o monstro televisivo as consome e lhes implanta ideias más na cabeça.
Simpatizo com Pacheco porque sei que ele tem do lar a visão celebrizada pela expressão do xerife Pepe Legal nos desenhos animados de Hanna Barbera: «Para pensar, estou cá eu, Babalu!». Infelizmente, Pacheco é um perdedor por natureza. Perdeu no Maiorca para Samuel Eto’o, no Bessa para Roland Linz, na cabeça para a calvície e, aparentemente, no lar para os Morangos com Açúcar.

42 Comments:

At terça-feira, 26 junho, 2007, Blogger Nuno Moraes Bastosdisse...

A modernidade em pessoa...

 
At terça-feira, 26 junho, 2007, Blogger cjdisse...

Efeitos retroactivos.. Hip Hip OPAcheco!!!

 
At terça-feira, 26 junho, 2007, Blogger LionHeart (o autêntico)disse...

Metade burgesso? Isso não é o nome do novo reforço dos lampiões?

 
At terça-feira, 26 junho, 2007, Blogger Visigordodisse...

Bós xabereis lá o que é naxer em Paredeje. O home tebe munta sorte em ir parar ao Fut'ól'..brp....'orto, condexenão tinha malhado c'os ossos na fábrica dos mobes ali do Ramalhaoum. O piqueno inté dab'áli uns toques ándar na 'motocecleta, maxempre lhe deu pá bola.
Tebe mai'sorte c'a maiorparte de bós, foi pó Xporte, filhajedaputa, foi ber o Tejo, foi ber o mar, condesenão, nem o tinha bisto. Aquela malta do Puorto era bera, mas justa. Penxara como todos nós penxáramos, que depois das muxoilas, um home quer-x'é'm casa, n'é cá'olhar pó Tejo. A tomá'conta da familia e aquejandes.
S'o home inté tem 4 telótranzmixores (agora botem adescurso qu'a gente cá do norte é que na tem cultura), querim'ai moderne que isto? S'ô fôss'ó Jaime, botava tudo mazera na bola qué cá pró causa de coisas.

 
At terça-feira, 26 junho, 2007, Blogger Lnoronhadisse...

Eu posso publicar e divulgar o seu blog no meu, se podesse, no seu blog, pôr nos links o meu.
Se o pudesse fazer eu agradecia muito.Fico à espera, obrigado.

futblog-liga.blogspot.com

 
At terça-feira, 26 junho, 2007, Blogger Bulhão Patodisse...

'tá feito!

(Muito bom, Visigordo!)

 
At terça-feira, 26 junho, 2007, Blogger Antão Bordoadadisse...

Mais do que com o Bulhão ou o Visigordo (em grande forma), eu rio ao antever os próprios lampiões a chamarem Burgêncio ao rapaz, num coro grego de sorrisos cavernícolas.

 
At terça-feira, 26 junho, 2007, Blogger Antão Bordoadadisse...

...a refrega diária pelo sofá será mais sangrenta do que a tomada de Tróia – não aquela que envolveu Aquiles, Heitor e Ajáx, que isso foi coisa de meninos em saiotes, mas a tomada de Tróia no Verão quando a horda de turistas sai do ferry de Setúbal e avança, imparável, até ao areal...

Clap, Clap, Clap.

 
At terça-feira, 26 junho, 2007, Blogger Visigordodisse...

Oh pá, sejamos sérios, eu gostava muito de estar aqui a responder, mas ainda estou à espera do Glórias no post anterior. Calculo que o moço esteja em investigação, mas só isso é um triunfo, está afastado.

 
At terça-feira, 26 junho, 2007, Blogger Visigordodisse...

A brincar, a brincar, o Bulhão vai dando boas dicas onde não se deve passar férias.

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Sirdisse...

O primeiro parágrafo parece a descrição do Chalana. A mim não me enganas, ó WC Pato.

:)

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Sirdisse...

E ó visiguordo, tu num fazes a mínima ideiá do qié biber na inbictá, chabálo. Isto tem tóteis gaijos sempre a querer arrebentar-nos os beiços à lapada, mán. Inda nu outro dia binha um, eu cuspi-le logo e disse: tira-m'a mom, filhá da piça. Vai pó carailhó-boi.

Deixo aqui o link para a descrição dessas amorosas criaturas: http://eternobenfica.blogspot.com/2007/04/o-super-escabroso.html

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Caro bucha,

Depois do elogio do coração de lagartixa no post anterior achei que prosseguir deixava de fazer sentido.

Posso, no entanto, garantir-lhe que o moço não está em investigação (até porque tem coisas mais interessantes para fazer, nomeadamente visitar este blog).
Quando a afirmação sobre a grandeza do Sporting vem de uma fonte séria e imparcial como o Sporting.pt como posso eu refutá-la?!

Quanto ao Bergessio, se o homem meter 10 ou 15 golos este ano, por mim podem chamá-lo como quiserem.

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Viva o Sporting!

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Como calcularão jamais escrevi as palavras descritas no comentário anterior e que me recuso a repetir.

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger LionHeart (o autêntico)disse...

Foi o chalana que escreveu, de certeza. Só faltou um "o Bulhão é o maior".

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Chalana, o fura-leõesdisse...

O Bulhão é rabo!
Acho piada a como este gajo tenta esconder as derrotas, como a humilhação do futsal, com prosas sobre outras merdas. Shame on you!
Já agora, onde andaram os juves corajosos no domingo passado? A vossa bancada estava deserta, gatinhos...
NNB – Somos a única claque portuguesa!

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Francisdisse...

anda pacheco...

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Chalana,

Acredita que o digo com toda a sinceridade:

Por favor nunca abandones este blog!!!

P.S. Conta lá, tu és um Juve Leo disfarçado, não és?

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Continuo a rir-me com a imagem do Jaime Pacheco, no meio da sala, a fazer uma entrada de carrinho à mulher para chegar primeiro ao sofá!

Muito bom!!!!!

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger JRPdisse...

Meu caro, mais um grande post. Sou visita habitual e fazes parte da minha lista no Comboio Azul.
Abraço

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Helena Henriquesdisse...

:D "horríveis frankensteins de saia travada e meia de vidro" e a ficção do demo :D Olha que em natureza morta, semquestionar a opção Tersa Guilherme, entendo que também poderias ter optado pela Leonor Pinhão - se bem que, é capaz de se adequar mais a categoria assombração :D

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Claro que sim Chalana! No name Boys é a unica claque! Até porque a primeira claque em Portugal não foi a Juve Leo, mas sim, os No name Boys a.k.a imigrantes clandestinos ( sem nome portanto).

Shame on you. O que eu não ri com essa agora... Foi mesmo o Chalana que escreveu isso? É que nem Portugues quanto mais inglês...

Ah, e glorious, também veio num jornal, Record ou A bola, não me recordo, que grande parte dos pseudo-300 mil-socios foram "recrutados" em escolas, sem consentimento dos pais.
Acho que isto que fazer menores assumir cargos pesados como este sem consentimento dos pais, é um pouco á margem da lei, tal como escolher arbitros por telefone ou mesmo desviar dinheiro.
Ou os jornais são uma grande cabala, que se organizaram para mandar abaixo o grande simbolo mundial que é o Slb, e boicotar o projecto Canal Benfica, e arruinar as pretensões de o slb ter um banco e ser o maior simbolo economico de Portugal no mundo?

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Chalana, o fura-leõesdisse...

Ninguém vos ouve. Ninguém vos escuta. Juve Gays são a vergonha de Portugal.

Não respondestes à pergunta: onde estavam vcs no domingo? Ninguém vos viu.

Miau miau.

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Chalana, o fura-leõesdisse...

Gosto muito de você, leãozinho. Gosto de te enrabar.

Grande Caetano Veloso!

Eh eh eh eh eh

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger LionHeart (o autêntico)disse...

Chalana,

Tal como o Bulhon, eu sou cobarde e não fui ao pavilhon no domingo.

Mas ouvi dizer que os tipos da Juve ficaram em casa a comer as vossas mulheres.

Bem, eu não sou exactamente como o Bulhão. Para além da falta de talento para escrever, nunca conseguiria fantasiar com a Teresa Guilherme. Só de pensar nisso passa-me a vontade.

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

ainda nem acabei de ler,mas 3 metades, não seria 1/3 para cada?

PS: Vou continuar a ler já volto

Guardador de Porcos

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

já que se fala de claques, gostaria que me esclarecessem se é mesmo verdade que para combinar com o equipamento da próxima época, os diabos vermelhos vão passar para diabinhos-cor-de-rosinha?

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Lnoronhadisse...

Antes de mais parabéns pelo blog!
Continue com o bom trabalho!
Convido-o agora a visitar:

http://futblo-liga.blogspot.com/

Actualizações diárias!
Já agora se quiser adicionar à sua barra de links laterais esteja à vontade para o fazer!
Obrigado!

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Bulhão Patodisse...

Mau... Outra vez? Já está na barra de link laterais desde ontem...

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Gildisse...

dá um desconto ao gajo bolhão... o gajo esteve a visitar o museu do s.bernardo e nao teve tempo de verificar os links carago

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

E de repente, o futsal passou a ser a modalidade rainha em Portugal. Realmente, estes milhafres são únicos. Chalana, obrigado por existires.

 
At quarta-feira, 27 junho, 2007, Blogger Visigordodisse...

E já faziamos este post com mais comentários. Vá lá, panteras, o Chalana e o Glórias tentam ter mais do que o Belenenses,
Apetitt: O homem até um campeonato ganhou para o Boavista.
Gregório: Toda a gente sabe como foi ganho.

 
At quinta-feira, 28 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

chalana, ÉS UMA BESTA!

Viva o Sporting!
Viva a Juve Leo!
Viva o Bulhão Pato!

 
At quinta-feira, 28 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Não tem nada a ver com o post, mas pronto...não é que o Derlei não possa ainda vir a ser útil esta época...mas o regresso do Danny é que não era nada mal visto...vejam:

http://br.youtube.com/watch?v=DOcefgsIZig

 
At quinta-feira, 28 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Queria aqui dizer que vou ter que deixar de comentar neste espaço.

Sim, eu sei não chorem.
Mas não posso admitir que venha aqui um gajo assinar por mim e gritar alarvidades como viva o Sporting.

É pá tira-me toda a credibilidade e uma imagem que tentei construir aqui.

Assim sendo, os próximos comentários que virem assinados por Glorious slb não serão meus mas de uma lagartixa respeitadora da democracia.

Foi no entanto um prazer lidar com os répteis do meu país.
Aprendi muito com vocês.

Que o sonho comanda a vida.
E que a realidade não conta apenas a percepção que temos dela.
"Sporting o segundo clube da Europa com mais títulos depois do Barcelona"

Até um dia destes
Viva o Benfica!

 
At quinta-feira, 28 junho, 2007, Blogger Visigordodisse...

Chuif...

 
At quinta-feira, 28 junho, 2007, Blogger LionHeart (o autêntico)disse...

Ó pessoal, não pode ser. Não se pode afugentar assim aqueles que nos dão alegrias, e nos permitem todos os dias o prazer de achincalhá-los.

Já pensaram o que seria desta caixa de comentários sem o chalana?

Peçam lá desculpa ao senhor e convençam-no a ficar.

 
At quinta-feira, 28 junho, 2007, Blogger Helena Henriquesdisse...

o_O
Olha, se calhar é melhor voltar mais tarde...
:D

 
At quinta-feira, 28 junho, 2007, Blogger Virgíliodisse...

Fica, Fica, Fica! Vá lá... não vás embora! Óhhh, ó mãezinha o Glorious não quer mais brincar connosco!? buahhhh...


Olha, vai pela sombra.

 
At quinta-feira, 28 junho, 2007, Blogger Galaaddisse...

Pois... tal como previsto, este post não teve grande adesão de comentários para o que é normal neste (excelente) blog. No entanto, e se os comentários atingiram o presente numero, foi porque, inveriavelmente, derivaram para o Benfica. Encarem isso como uma verdade eterna e imutável: o Benfica é a vossa razão de existir.

lol

 
At quinta-feira, 28 junho, 2007, Anonymous Anónimodisse...

É sim senhor. Mas como rir faz falta, nada melhor que esse clube ridiculo, que hoje bateu no fundo. Ricardinho ??? Ainda não parei de rir.

 

Enviar um comentário

<< Home