Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quinta-feira, maio 17, 2007

A formação de Neca (parte 3)

O hoje distinto professor Neca, já se sabe, tornou-se mediático através do futebol. Ninguém lá na terra, diga-se, lhe augurava grande futuro, mas o destino – e alguma sapiência – projectou-o para a ribalta. Como tantos outros, o petiz Manuel começou a dar os primeiros chutos em bolas de trapos nos terrenos baldios perto da casa onde vivia, mas a indiscutível inaptidão para conseguir acertar naquela coisa vagamente redonda com que se jogava, conseguiu irritar todos os parceiros de equipa. Tentaram de tudo para o demover – mandaram-no para a baliza, puseram-no só a fazer lançamentos laterais, colocaram-no até a fazer de bandeirola de canto. Em vão. Fosse qual fosse a utilização, Manuel aderia com incontido orgulho e enormes manifestações de entusiasmo. Dizia então: «Eu cá quero é participar. Como lá diziam os gregos, ‘meneses são em copos somos’, e esta vai passar a ser a minha máxima».
Os amigos ainda pensaram utilizá-lo como bola de jogo: raparam-lhe a cabeça – ainda hoje não conseguiu recuperar desta tosquia forçada – mas desistiu-se da ideia pela visível dificuldade em arrancá-la do pescoço. «Mens neca in pescoço sitis!», gritou num misto de latim e swahili. E, a partir daqui, ganhou o diminutivo e o respeito de todos. Neca cogitou então com os seus botões: «Okey, tenho visíveis dificuldades em dominar o esférico, mas a minha inteligência pode fazer distinguir-me dos demais. Mens neca inteligentis est». Deixou Galegos e tudo para trás e, determinado, tornou-se um estudioso do futebol. E pensou em grande – porquê começar pelo ISEF, se podia adquirir conhecimentos mais vastos lá fora? De trouxa às costas, fez-se à estrada. A boleia dos camionistas levou-o até à Europa de Leste, onde, dizia-se, o futebol era mais avançado. Matriculou-se na escola romena de Targu Mures, mas foi recusado, até que, com um diploma forjado, conseguiu inscrever-se na universidade de Craiova. A parte teórica foi brilhante, mas chumbou na prática – compreende-se pela dificuldade da prova: dar dois toques consecutivos numa bola. Mas não desistiu e correu as melhores universidades futebolísticas da Europa: Dniepropetrovsk, Chisinau, Ventspils, Borisov, Plovdiv e, no último ano, o estágio de especialização em Leipzig, na RDA, onde tomou contacto com as mais modernas tecnologias de despistagem de substâncias proibidas. Com mais dois colegas portugueses que concluíram o curso – o professor Zeca, que hoje orienta o Fornos de Algodres, e o professor Cajó, que treina os juniores do Ponte de Frielas – fez a viagem de finalistas às Maldivas, com o subsídio atribuído pelo conhecido magnata saudita Petro Dolars, que lhes leccionara a cadeira de Subornos e Aliciamentos Legais. E, naquelas ilhas paradisíacas, Neca refinou-se: aparou a testa proeminente que é sinal de magnânima inteligência e deixou crescer uma fileira de pêlos alinhados acima do lábio superior, como sinal de respeito e reverência. Estava criada a sua imagem de marca – a marca de um vencedor. Ali, com os pés de molho nas quentes águas do Índico e com a camisa branca e palmeiras verdes desabotoada ao vento, traçou os planos a médio-prazo: «Vou ensinar os indígenas daqui a jogar com os cocos e, mais tarde, regressarei a Portugal para subir e descer de divisão com a mesma equipa». Mas a ambição não cabia naquele corpo franzino e, inspirado pelas cores da camisa, gritou a plenos pulmões: «E hei-de entrar para a história do futebol português por ter atribuído o título na última jornada a uma equipa que envergue verde e branco». A primeira profecia (seleccionador das Maldivas), cumpriu-se. Que se cumpra a segunda.

23 Comments:

At quinta-feira, 17 maio, 2007, Blogger NMBdisse...

Amen.

 
At quinta-feira, 17 maio, 2007, Blogger Bulhão Patodisse...

Também digo, Sancho. Mas estou sem fé.

 
At quinta-feira, 17 maio, 2007, Anonymous JPCdisse...

Desde o início da semana que estava curioso em saber como é que seria narrada a aventura nas Maldivas do Prof. Viagem de Finalistas!!!! Muito bom!!!

 
At quinta-feira, 17 maio, 2007, Blogger Férenc Meszarosdisse...

Bom post Sancho. Mas vamos lá, rapaziada. Até Domingo há tempo para mais um capítulo em honra ao Neca. Ele merece!

 
At quinta-feira, 17 maio, 2007, Blogger Guitarristadisse...

Hummm... hummm... (Guitarrista cofia a longa barba... nah, desta vez não vai chatear a cabeça ao Sancho, coitado... nota-se que houve ali esforço, dedicação e devoção.)

 
At quinta-feira, 17 maio, 2007, Anonymous Leão Bolhãodisse...

Caríssimos

Para finalizar, falta o texto de uma genial entrevista do Prof. Neca ao Pasquim Record, há muitos anos, quando subiu o Aves pela primeira vez. Entre outras pérolas, o homem confirmava que sempre havia sido um estratega. Uma das provas disso mesmo tinha sido a forma genial como escapara à guerra colonial, tornando-se (salvo erro) mecânico na força aérea... Mas a publicação dessa entrevista era ela própria uma caricatura a esta grande figura do futebol português...

Já agora está prometido: Falhada (por pouco) a história dos móveis, desta vez se formos campeões, lá estaremos todos nos Aliados (nos outros casos no Marquês) e depois no final da Taça com um "penteado" e um bigode à ... Prof. Neca!!!

 
At sexta-feira, 18 maio, 2007, Blogger Lars o Kirkdisse...

Muito, muito bom. Eu acredito!

 
At sábado, 19 maio, 2007, Blogger Francisdisse...

depois de ler isto...

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=810720&div_id=1676


e isto

http://www.record.pt/noticia.asp?id=745456&idCanal=17

palavras para que ?

 
At sábado, 19 maio, 2007, Anonymous King Liondisse...

O Neca é burro o Neca é burro e há-de ser,o Neca é burro o Neca é burro e vai descer...
Depois das suas declarações ao Record haverá adjectivos para o qualificar.Eu até me atrevo a dizer que ele fuma daquela merda...

 
At sábado, 19 maio, 2007, Anonymous Pinto Azuldisse...

Hoje começou a grande onda de vitórias azuis...
Em Wembley, foi o Chelsea, amanhã será o FCPORTO a golear o aves e em simultâneo o Belenenses a ganhar ao sporten...
Mas não fica por aqui... porque para a semana o Belenenses humilhará o sporten...

 
At sábado, 19 maio, 2007, Anonymous Anónimodisse...

FCPORTO - CAMPEÃO NACIONAL

 
At sábado, 19 maio, 2007, Anonymous pinto azuldisse...

FCPORTO - CAMPEÃO NACIONAL
FCPORTO - CAMPEÃO NACIONAL
FCPORTO - CAMPEÃO NACIONAL
FCPORTO - CAMPEÃO NACIONAL
FCPORTO - CAMPEÃO NACIONAL

 
At sábado, 19 maio, 2007, Anonymous Pinto Azuldisse...

FCPORTO - CAMPEÃO NACIONAL

Hoje começou a grande onda de vitórias azuis...
Em Wembley, foi o Chelsea, amanhã será o FCPORTO a golear o aves e em simultâneo o Belenenses a ganhar ao sporten...
Mas não fica por aqui... porque para a semana o Belenenses humilhará o sporten...

FCPORTO - CAMPEÃO NACIONAL

 
At sábado, 19 maio, 2007, Anonymous Pinto Azuldisse...

Suas osgas verdes... ajoelhem-se perante o campeão FCPORTO!

 
At sábado, 19 maio, 2007, Anonymous PINTO AZUL (domador de lagartixas)disse...

Suas osgas verdes... ajoelhem-se perante o campeão FCPORTO!

Campeõõõõõees, campeõõõõees, NÓS SOMOS CAMPEÕÕÕES!

 
At sábado, 19 maio, 2007, Anonymous pinto azuldisse...

Lagartagem imunda...
Amanhã LEMBREM-SE de mim... pois estarei a festejar + 1 Título e a rir com despezo sobre mais um falhanço do vosso clube medíocre e decadente...ainda têm alguma juventude nas vossas fileiras? ...

Mais 1 ano em que vocês irão prestar vassalagem ao CAMPEÃO FCPORTO!

VIVA PINTO DA COSTA! VIVA!

 
At sábado, 19 maio, 2007, Anonymous Agoiro Jr.disse...

Mas de onde saiu este cromo? alguma vez aqui tinha vindo? saidinho da casca, hein pinto?

 
At domingo, 20 maio, 2007, Anonymous Pintão Azuldisse...

Lagartos!
Cabrões!
Saudem os Campeões!

 
At domingo, 20 maio, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Um chalana azul...que fixe.

 
At domingo, 20 maio, 2007, Anonymous ricdisse...

KOMPENSAN - OMEPRAZOL - escolham, para a azia qq um dá. Em duas semanas consecutivas o sportem foi campeão durante quase 40 mn. PS: Não repitam o jogo com o Leiria, que ainda ficam em 3ºs!

 
At domingo, 20 maio, 2007, Anonymous Anónimodisse...

pois é, os nossos putos são bons, mas as putas deles são eficazes!

 
At domingo, 20 maio, 2007, Anonymous Pinto azuldisse...

A partir de hoje, suicido-me!

Vou deixar de aparecer e vou morrer neste blogue...

Para o ano o Sporting vai ser campeão, porque tem uma equipa de grande nível!

Lagartos, portaram-se bem!
Pressinto que o FCPORTO para o ano vai ter grandes dificuldades e vocês vão limpar o campeonato de forma fácil.

Apesar das minha duras ofensas, a maioria de vocês não baixou até ao meu nível, por isso os meus parabens... ah e já agora, pelo futebol praticado no cômputo geral vocês praticaram melhor futebol do que nós...

Este é o meu testamento...

 
At segunda-feira, 21 maio, 2007, Anonymous King Liondisse...

O Pinto Azul vai deixar-nos porque chegou à conclusão que precisa de tratamento psiquiátrico.Faz bem meu caro,primeiro a saúde mental e só depois o futebol.Recomendo-lhe um grande e prolongado internamento.

 

Enviar um comentário

<< Home