Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

terça-feira, maio 08, 2007

Alhos e bugalhos

Nos jornais sérios, os leitores fazem perguntas ao provedor. Queixam-se de práticas defeituosas dos jornalistas. Acusam a publicação de desrespeitar o estatuto editorial. O provedor escuta, fala com os jornalistas visados e emite uma opinião que é publicada, sem censura, da respectiva direcção. A publicação das queixas do provedor é bonita, é democrática e, no ano seguinte, ao abrigo das mesmas regras democráticas, o provedor é recambiado para o pardieiro onde leccionava aulas antes de alguém ter descoberto que ele, se calhar, dava um belíssimo provedor. Pelo caminho, os jornalistas que por ele foram ridicularizados na praça pública gravam-lhe na pintura do carro várias mensagens de boas festas e o director do jornal inflige picadas de agulha num daqueles bonecos de voodoo feito à sua imagem. É bonito e é democrático, repito.
No “Record”, é diferente. O provedor não está interessado em ouvir ninguém. Suspeito que Rui Cartaxana queria uma página de opinião só dele, mas ninguém fez caso. Deram-lhe a página do provedor, que é uma espécie de despensa do jornal: cabe lá tudo, mas é a última divisão da casa que se quer mostrar às visitas. Normalmente, espelha com a página dos classificados e dos editais da Câmara Municipal de Alenquer.
Rui Cartaxana, claro, vinga-se.
Gosto muito de ler as rubricas dos provedores, mas o “Record” foi o primeiro jornal onde encontrei um provedor que não suporta leitores. Por norma, quando não concorda com os leitores (e que, por inacreditável coincidência, representam perspectivas sportinguistas e/ou portistas) Cartaxana despacha-os com um grunhido frásico, equivalente verbal à vassourada para afastar gatos. Exemplo clássico:
- Leia, que está lá tudo! (utilizado praticamente para tudo, desde o leitor que se queixa que a manchete do dia anterior foi absurda até ao leitor que se queixa que o Simão e o Katsouranis têm sempres notas 5, e assim não pode ser, que me lixam a Liga Record, e dão sempre os carros aos outros, e eu posso ser guarda-livros aqui em Benavente, mas não me passam a perna com essa facilidade!)
Também há leitores – como o de hoje – que expressam pontos de vista com os quais Rui Cartaxana concorda. Nesses casos, Cartaxana, magnânime, louva-os por terem tido o discernimento de, entre tantos articulistas, terem escolhido o seu espaço para se queixarem. O exemplo?
Um senhor queixou-se que um colunista de “O Jogo” tinha escrito que o derby Benfica-Sporting era um jogo entre fidalgos arruinados e que só servia para engrandecer a qualidade do FC Porto, que é muita, e que a qualidade dos clubes de Lisboa, essa, era pouca. O senhor de “O Jogo” dizia também que isso era sintomático da decadência de Lisboa e da ascensão do Porto como grande cidade europeia, apesar das assimetrias provocadas pela centralização. Desconheço por que diabo o leitor se queixou ao provedor do “Record” por um texto publicado n’ “O Jogo” (aliás, não sabia que há leitores – assim mesmo, no plural – dos colunistas de “O Jogo”. Fico muito contente. Ainda para mais, quando se trata de alguém com inegável poder de análise).
Rui Cartaxana atacou a questão com apetite. E refutou, com minúcia, a coluna infame! Evidentemente, o colunista de “O Jogo” não sabe nada. Toda a gente sabe que em Lisboa está concentrada a maior riqueza e bem-estar do país. E que o Porto está entre as regiões mais decadentes, pobres e tristes da Europa. Logo, há mais qualidade nos clubes de Lisboa do que nos do Porto.
O debate é prometedor. Imagino que, nas próximas semanas, evoluirá de comparação em comparação até os dois articulistas não terem outra alternativa que não seja a via mais honrada: a comparação escrupulosa do tamanho das respectivas minhocas. E, nessa fase do debate, aposto claramente em Cartaxana. Afinal, foi o articulista de “O Jogo” que se queixou que o Porto sofre há décadas na pele (por assim dizer) os custos das assimetrias. Imagino o que isso não fará a uma minhoca.

34 Comments:

At terça-feira, 08 maio, 2007, Anonymous Bibotadisse...

Para tua informação, pulha, as minhocas do Porto são bestiais. São as maiores do país. São a inveja de toda a gente!
As vossas, em Lisboa, é que são minoscolas.

 
At terça-feira, 08 maio, 2007, Blogger Bulhão Patodisse...

Folgo com isso, Bibota.
Eu sou do centro do país, o que, em princípio, me coloca a salvo.
Mas eu, se fosse a ti, escrevia o próximo comentário em maiúsculas, que é para impressionar mais. Ou em "minoscolas", conforme preferires.

 
At terça-feira, 08 maio, 2007, Anonymous Gomes de sádisse...

Gato Fedorento - Tesourinho Deprimentes Olegário Benquerença, vejam isto no YOUTUBE...

 
At terça-feira, 08 maio, 2007, Blogger Leão Verdedisse...

O Cartaxana é parvo. Parvo e triste.

 
At terça-feira, 08 maio, 2007, Anonymous hkdisse...

O Cartaxana é lagarto.

 
At terça-feira, 08 maio, 2007, Anonymous JPCdisse...

Eu acho que o Cartaxana é mais conhecido como "Provador dos Leitões"! É que semanalmente, incha que nem um porco, excepto quando o SL&Merdica lhe dá um desgosto!

 
At terça-feira, 08 maio, 2007, Blogger LionHeart (o autêntico)disse...

O Cartaxana pai é um lampião ressabiado e bafiento. Ninguém se esqueceu do seu consulado à frente daquele pasquim. Só um milagre operado naquele cérebro retardado poderia fazer com que as suas posições fossem hoje diferentes, enquanto provedor do leitor.

Aliás, dar este posto a um antigo director cheira mais a reforma dourada do que a critério editorial. Também por isso, foi sempre óbvio que esta coluna era uma mera coluna de opinião. Que provedor dos leitores se atreve a ofender os próprios leitores? às vezes, duas e três vezes na mesma página...

 
At terça-feira, 08 maio, 2007, Anonymous Juvenenodisse...

Bulhão Pato,
Do centro do país, mais propriamente de que local?
Aposto em Aveiro, local onde Paulo Portas, o seu ídolo político, tem grandes índices de popularidade.

 
At terça-feira, 08 maio, 2007, Blogger Helena Henriquesdisse...

Reconhecerás que é preciso criatividade para queixar-se ao Provedor do "Record" de um texto do jornal "O Jogo". Mas é tudo jornais não é? Apesar de chegarem àquela terra de bugres que tem um clube que ganha muito e um papa - isto é só um ensaio, a seguir vai queixar-se de arbitragens aos tribunais eclesiásticos, ou mesmo ao Papa (este com maioscolas por respeito) :D

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Blogger Visigordodisse...

Mais um, este com mais classe e a saber escrever até um certo ponto. Não é o Chalana, mas dizer que em Lisboa as nossas são minoscolas, tenham paciência. Ou as nossas são mini-escolas ou então, falamos de outra coisa e temo-la maior. Não há maiores colhões como o do nosso primeiro, e ele está cá! Como é que um gajo mente assim para tantos milhões? Tem de os ter!
Segungo ouço dizer, as maiores minhocas vêm mesmo do sul, não sei se é verdade ou não, mas já fui humilhado em grandes casas de banho, as mais famosas deste país. Heééénn, quem nunca levou uma humilhadela naquela que fica mesmo ali a entrar no estádio de Alvalade, a primeira à esquerda?
Essa não é das piores. Pior é o balneáreo dos Trumzillas do Togo.
O próximo passo podia, talvez, ver quem tinha a unha do mindinho mais longa.

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Blogger Raul Henriquesdisse...

É boa a piada subliminar dos bugalhos a rimar com alhos, quando a conversa é acerca de minhocas. Mas mais lamentável que a minhoca do Cartaxana, antigo director, é a lesma do Pais, o actual director: deita mais nhanha cá para fora. Quando digo minhoca, ou lesma, utilizo os substantivos à laia de adjectivos; assim como quem diz o aselha do Nuno Gomes, ou o traidor do Simão.

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Blogger Confúcio Costadisse...

Até nem desgosto do "Record".Ainda assim continuo a preferir "A Bola". A tinta tende a desbotar menos.E a pele das minhas nádegas, obviamente, agradece.

Abraço.

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Anonymous jlafdisse...

O Cartaxana é um Bobo.

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Blogger NMBdisse...

O Cartaxana já passou de "louro veneziano" para "caju" ou continua a aparentar ter um animal morto na cabeça?

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Blogger capicua101disse...

Ó Bulhão, você que é tão bem informado (e formado), por acaso não sabe o que é que disse o provedor do "Público" das aldrabices que aquele diário de bosta andou a a... digamos, escrever nas suas páginas imundas sobre o nosso Sporting?

Até aposto que nada, absolutamente nada...Esqueceu-se, ou então não lhe fizeram chegar as queixas!

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Blogger Bulhão Patodisse...

Gosto muito que me tratem por você. Afinal, eu sou um VISCONDE.
Quanto ao provedor de leitores do "Público", não ligue. Ele demorou mais de seis meses até perceber o que o jornal queria dele. É, por isso, natural que não tenha conseguido ler o acordão do Supremo até ao fim.

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Anonymous Juvenenodisse...

Bulhão, VOCÊ deve ser jornalista do Público em litígio com o José Manuel Fernandes. Ou então gostaria de ser provedor de qualquer coisa.

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Blogger capicua101disse...

E por TU, não TE importas?
É que a mim também não me custa nada...hehe...sou do Sporting, mas dispenso essas coisas da nobreza, afinal o meu pai era torneiro e não ...toureiro! Portanto bem plebeu! Mas pronto, para além do legado sportinguista também me ensinou a tratar a "malta" desconhecida por você...manias, é o que é! Cumprimentos leoninos!!!

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Blogger MAFdisse...

Estejam atentos e motivados para a guerra que aí vem.

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Blogger MAFdisse...

Sim... porque há horas para tudo, e as próximas servirão para, uma vez mais, e como sempre, defendermos o Sporting e arrasarmos todos aqueles que nos lesam.

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Anonymous Lucho Gonzalesdisse...

Atenção às últimas novidades.

 
At quarta-feira, 09 maio, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Exijo um provedor para este blog.

Voto no Chalana.

 
At quinta-feira, 10 maio, 2007, Blogger NMBdisse...

E o Bastos Lopes?

 
At quinta-feira, 10 maio, 2007, Blogger Bulhão Patodisse...

Da última vez que cá veio, o Benfica estava quase, quase a ganhar a Taça UEFA e o campeonato.

Deve ter perdido o link do blogue entretanto...

 
At quinta-feira, 10 maio, 2007, Blogger Helena Henriquesdisse...

:D Sim, porque de certeza que não perdeu a fé. Uma fé qualquer.

 
At quinta-feira, 10 maio, 2007, Anonymous Anónimodisse...

O Cartaxana é lagarto?!?!?!?!?

Mas está tudo louco?!?!?!?

Mais lampião do que ele só o Manha e o Barbas!

 
At quinta-feira, 10 maio, 2007, Blogger PPAdisse...

Aqvarivm, Babaorvm, Lavdanvm e Petibonvm
Cada vez mais tenho vergonha de viver neste Portugal!
Já não basta tudo de mau que tem acontecido na política, nos impostos, etc… agora são os novos impostos nos automóveis! Neste aspecto já tomei uma decisão: não compro mais carro nenhum até que os meus caiam de podres; já estou farto de lhes encher a mula!
Mas no desporto, actividade onde todos procuramos divertimento e referências, as coisas também andam muito más!
Estes dias que antecedem a decisão do campeonato estão a mostrar toda a vergonha que é o nosso Pais, onde tudo parece ser manipulado, mal orientado, apadrinhado, benzido e vacinado.
Tal como a velha aldeia Gaulesa, rodeada pelos campos entrincheirados Romanos de Aqvarivm, Babaorvm, Lavdanvm e Petibonvm, o Sporting está a ser atacado em todas as frentes, e a menos que os Leões possuam a “Poção Mágica”, o destino está mesmo à vista: vamos acabar no 3º lugar!
Mas ainda tenho uma réstia de esperança, que tal como os irredutíveis Gauleses, o Sporting acabe por superar todas estas dificuldades…
Aqvarivm
A Académica de Coimbra sempre foi o meu “2º” clube, ainda mais depois de eu próprio ter vivido profundamente a vida académica, não propriamente em Coimbra, mas também!
Apesar de tudo sempre preferi a Académica ao Vitória de Guimarães e ao Leixões.
Passe o que se passar no próximo Domingo, não vou deixar de gostar da Académica, mas tem sido muito triste e estranho o mau comportamento e o tom azedo e mal-educado dos seus dirigentes, nada habitual naquelas bandas, onde sempre se primou por uma grande elevação na forma de estar no desporto, só habitualmente acompanhada por clubes como o Sporting e Os Belenenses.
É pois triste todo este clima de “guerra” que querem instalar em volta do desafio, que se vai disputar poucas horas depois de um concerto de um cantor Gay em pleno relvado! Não tenho nada contra o “picolho” do cantor, mas para além da relva poder ficar estragada, qualquer jogador que fique no chão arrisca-se a ficar embriagado com os milhares de litros de cerveja que vão ensopar o terreno.
Bem sei que em Alvalade sempre se fizeram concertos, mas nunca tão perto de um jogo e muito menos num que poderá decidir um campeonato.
Babaorvm
Vítor Pereira está a ser uma grande desilusão para quem nele depositou esperança numa melhoria da arbitragem Portuguesa.
Bem sei que tem que trabalhar com os árbitros que temos, mas as suas nomeações têm sido no mínimo vergonhosas, pois ainda para esta jornada tinha inúmeras possibilidades dentro dos tais “11” árbitros de classe “A”, como ele diz.
No entanto optou por fazer péssimas nomeações, a começar logo por Lucílio Baptista para o jogo de Coimbra, depois de termos sido brindados com aquela vergonha de Aveiro. Quem mandará para o Sporting – Belenenses? Olarápio Boiquerença?
Paulo Paraty, devidamente acompanhado por Devesa Neto, em Paços de Ferreira é o garante do campeonato para o FCP, pois este é um especialista a decidir campeonatos. Peço aos leitores que vejam os últimos minutos do jogo, pois caso esteja renhido e empatado, o Sr. Paraty vai utilizar a técnica do congelamento que já o vi fazer ao vivo, vai apitar, apitar, escrever devagar… enfim. Mas também não me espanta que o jogo até seja fácil pois os mergulhadores da Areosa vão fazer o seu papel. Caso as coisas estejam a correr mal nunca se sabe se as “tropas bárbaras” não invadem o campo como já o fizeram em Penafiel, e no fim comemoram todos juntos!
Quanto a Jorge de Sousa ser nomeado para Setúbal, é mais uma grande asneira, pois ainda agora prestou-se a um papel ridículo no Bessa, só faltando marcar um golo na baliza do Boavista ou então ele próprio também bater, pontapear ou cotovelar um axadrezado!
Lavdanvm
O Sporting está a ser fortemente prejudicado por toda esta polémica na CM Lisboa, que tem como protagonista Sá Lampião Fernandes, que na sua sedenta gula de protagonismo tem prejudicado e muito Lisboa e Portugal. Ele sabia perfeitamente que o túnel do Marquês acabaria sempre por ser feito, mas andou a engonhar, a engonhar obrigando a aumentar muito o custo da obra! É claro que não é do seu bolso que a despesa é paga… enfim é mais um armado em Bloquista de Esquerda!
O Sporting não tem nada a ver com políticas, raças ou religiões; quer é o SEU! Espero pois que sejam pagos juros pelos prejuízos a esta instituição, que foi a que mais fez até hoje pelo desporto na capital. Como exemplo posso dizer que conheci benfiquistas que eram atletas do Sporting pois queriam praticar Natação e era só no Sporting que isso era possível.
Petibonvm
Nos próximos dias a comunicação social, com especial relevo para os 3 pasquins diários vão VENDER todo o plantel do Sporting, numa clara manobra de destabilização dos Leões.
Ontem era Nani certo em Manchester, hoje é Rochemback a ser oferecido e Miguel Veloso a já não ser necessário… mais outros se seguem!
Até ao final do campeonato já sabemos que vai ser sempre assim!

Alea Jacta est

http://bola-na-trave.blogspot.com/

 
At quinta-feira, 10 maio, 2007, Blogger capicua101disse...

Caro PPA..Resumindo e concluindo: O costume... ao qual infelizmente já nos vamos habituando...
Ainda há dois anos não contentes com a roubalheira da Luz, aconteceu em Alvalade aquela pouca vergonha de jogo com o Nacional...só golos em fora de jogo de "quilometros" foram 3...e como previsto e decidido pela mafia, à conquista do titulo mais do que justo segui-se a atribuição de um 3.º lugar...

Isto é tudo muito nojento, mas desta vez tenho fé que os nossos putos vençam ... mesmo contra todos esses "bastiões romanos"!

 
At sexta-feira, 11 maio, 2007, Blogger LionHeart (o autêntico)disse...

Bulhão, prova-nos que este blog não está morto, e mostra-nos uma das tuas pérolas em prosa sobre o tema do momento: as minhocas que circulam dentro do crânio do Sá Fernandes, Anacoreta Correia, Daniel Batista e respectiva companhia que nos entalou...

 
At sábado, 12 maio, 2007, Blogger Visigordodisse...

Ó lion, precisas deste blog? A bandalheira é de tal forma que nesta aqui, vamos precisar de tudo e mais alguma coisa para provar que a razão é nossa.
A questão é, por mais que a lei camarária nos dê razão, continuam a haver Sà Fernandes, agarrados a nem eu sei a quê.

 
At sábado, 12 maio, 2007, Anonymous Visimagrodisse...

E Futsal? 5 (CINCO!) a zero... :)

 
At segunda-feira, 14 maio, 2007, Anonymous Anónimodisse...

PPA não cuspas no prato onde comem...queixa-te agora do Lucílio...vergonha de arbitragem..estão a ser levados ao colo de uma forma vergonhosa..

 
At segunda-feira, 14 maio, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Deixem o Bulhão em paz que deve andar ocupado lá na repartição.
Ainda há quem trabalhe cambada de desocupados.

 
At segunda-feira, 14 maio, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Será que foi o Bulhão que raptou a pequena Maddie???

 

Enviar um comentário

<< Home