Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quinta-feira, abril 05, 2007

Por Decreto

Fez furor a declaração determinada de Fernando Santos: “No domingo, às 23 horas, vamos ser líderes!”. Ora, um dos problemas do recurso de frases «à José Mourinho» por gente que não é o José Mourinho é aquilo que os biólogos chamam de presunção saloia (é termo técnico).
Tomemos os babuínos como exemplo. São animais territoriais e conflituosos. As suas populações são extremamente estratificadas. Entre os babuínos, como entre os treinadores de futebol, não basta a um indivíduo subir a um planalto, inchar o papo e avermelhar o rabo para indicar aos outros que quer ser chefe. Sobretudo se o pretendente for o animal mais sensível e choroso de todo o grupo. O deus Osíris não se fez grande a choramingar pelas montanhas. Também é verdade que acabou esquartejado, mas o esquartejamento parece mais horrível do que realmente é. Se feito com elegância, pode ser muito agradável.
A frase fanfarrona encaixa mal no treinador do Benfica. Da mesma forma que ninguém espera que Mourinho, um dia, diga: “Que ganhe o melhor porque isto é só um jogo”, também ninguém leva a sério o Santos arrogante. Provoca a paródia generalizada e nem a imprensa alarve o leva muito a sério: prova disso é o destaque tímido que a frase acabou por ter nos jornais.
De Santos, espera-se que desfie o rosário sempre que fala: que não pôde contar com todos os jogadores. Que os avançados perderam tempo de mais para rematar. Que os defesas trocaram de posição sem instruções para isso. Que os golos do adversário foram muito felizes e aconteceram mesmo na altura errada. E por aí fora.
O estilo afirmativo, porém, tem tudo para vingar na instituição. Imagino que pode ser expandido para todas as áreas da gestão do clube, como um farol que alumia e indica rotas. Pode afirmar-se, com igual determinação, que a partir de sexta-feira já não há doping no Benfica. Que na quinta o clube volta a ter crédito na banca. Ou que o passivo desaparece a partir de sábado.
Acontece porque eu decreto que assim seja – o lema napoleónico adoptado no Benfica! É verdade que Luís Filipe Vieira não é exactamente como Napoleão Bonaparte. O imperador francês conquistou dois terços da Europa em oito anos. Luís Filipe Vieira conquistou, no seu primeiro mandato, o Troféu Amizade e uma medalha de participação na X Mini-Maratona EDP.
Napoleão tinha vastos conhecimentos de música e poesia, que surpreendiam os seus convidados em recepções protocolares. Luís Filipe Vieira faz bolinhas com excrescências do nariz, que cola diligentemente no verso do tampo da mesa.
Napoleão disse para a posteridade: “A bala que me vai colher ainda não foi moldada”. Luís Filipe Vieira, em contrapartida, legou-nos a célebre tirada: “Não diguem mal do Rui Nerei e deiam-lhe mais uma oportunidade!”
Cada qual a seu jeito, são insubstituíveis.

20 Comments:

At quinta-feira, 05 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

LOL

então, não te deram tolerância de ponto aí na repartição?

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

"Deiam" um pontapé nas nádegas ao Fernando Santos...

pensando melhor "deixaindeno" ficar mais uns anitos pela freguesia de Ben.... ben... nem consigo dizer tal palavra.

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Blogger Bulhão Patodisse...

Isto são uns tiranos, JPL.
Ainda por cima, o chefe nem sequer é engenheiro. Aldrabou umas cadeiras na UNI.

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Caro Bulhão, Serás um dos "Boys" do futro ex-engenheiro José Sócrates?
Se és, em que ministerio estás colocado? É que não fazes népia, passas a vida no blog.

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Dos melhores posts que vi aqui...:)))

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Vais ter de enrolar todo esse ranho viscoso que te serve de cérebro hoje à noite, quando o Glorioso esmagar o Espanhol.
Com quem eh k jogas, borrego?

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Blogger Guardador de Porcosdisse...

Há gajos com uma lata, falam do trabalho dos outros cá com uma moralidade.
Ás 11 da manhã ainda estão a dar voltas na cama,depois vêm para aqui como sendo uns escravos do trabalho.
Sinceramente,"Quem nasce lagartixa nunca chega a jacaré."(esta não foi Napoleão que a disse).

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Blogger Nuno Moraes Bastosdisse...

Luís Filipe Vieira é um dos melhores tribunos de Portugal.

Contudo -e de um ponto de vista estritamente pessoal - não sei se não prefiro o "Doia a quem doer" de Fiúza... Ou "ambos os dois"?

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

lfv um dos melhores tribunos de portugal... mas esta gente sempre a dar ideias para novos posts! e esse seria um daqueles que eu não perderia por nada deste mundo e esperaria ansiosamente - até fora das horas do expediente. toca a alinhavar a prosa :)

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

O glorioso esmagou mesmo o espanhol! LOLOLOL... É que foi mesmo, tiveram a sorte da vida! Ai benfiquinha, benfiquinha...

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Para quem tem um treinador com tranquilidade fica-te bem escreveres sobre os comentarios do LFV, ainda pra mais quando o campeonato e uma miragem e a UEFA... ja era. Bjs.

 
At sexta-feira, 06 abril, 2007, Blogger Visigordodisse...

Ó Neiva, esses bjs, num site destes, dentro desta caixa de comentários, convenhamos que é um bocado....como as vossas camisolas, cor-de-rosa....enfim...gay.
Os esmagamentos já não são o que eram. Chalana, estavas a ser esmagado e, de repente, a senhora apareceu em cima da oliveira.
A propósito, Chalana, de cada vez que deixares um comentário, se não for dar muito trabalho, limpa a baba raivosa do ecran.

 
At sexta-feira, 06 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

e aí está um dos melhores tribunos de portugal a deliciar-nos mais uma vez: quer um encontro entre as claques! para trocarem galhardetes, certamente. que comece pelas do seu próprio clube,que até parecem ter gosto em trocarem entre si umas galhardetadas. o homem é um génio, portugal não o merece.

 
At sexta-feira, 06 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Confesso que não suporto o benfica e tudo o que o rodeia. Quanto aos jornalistas, é curioso que os únicos, que assumem a sua preferência clubística, sejam sportinguistas. Realmente outra mentalidade. Abraço Bulhão.

 
At sexta-feira, 06 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Incha, bolhão, fizemos um grande resultado ontem e isso é que tu não consegues digerir, o benfica é o maior clube do mundo, tem mais sócios e vai ser campeão e ganhar a Uefa. E tu vasi ficar a xuxar nodedo como todos os lagartos ordinários

 
At sexta-feira, 06 abril, 2007, Blogger Bulhão Patodisse...

Atrevo-me a sugerir que, da próxima vez, pense primeiro e escreva depois. Também é engraçado escrever sem pensar e sem pontuar. Mas fica um bocadinho mais dífícil perceber o raciocínio.

 
At segunda-feira, 09 abril, 2007, Blogger Helena Henriquesdisse...

:D

Quem é que esmagou o Espanhol?

 
At segunda-feira, 09 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

A Bola que afirmou que o slb deu a volta ao jogo. Alguém explique àqueles mentecaptos o que é dar a volta a um jogo.

 
At terça-feira, 10 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Continuam os esmagamentos...LOL

 
At terça-feira, 10 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Caros, este post está excelente, e os comentários de "partir o coco"!

 

Enviar um comentário

<< Home