Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quinta-feira, março 29, 2007

Forças & Fraquezas

Uma das consequências infelizes do processo Apito Dourado é o absurdo questionamento dos 25 anos de conquistas da equipa de futebol do FC Porto. Do ponto de vista das frustrações lisboetas, o processo jurídico foi um maná dos céus – permitiu “explicar” anos e anos de frustrações, derrotas, títulos perdidos. Afinal, Benfica e Sporting não deslizaram para o fundo do mar por culpa própria. Foram puxados pelos tentáculos poderosos de um polvo que, sabe-se agora, não tinha virtudes. Só defeitos.
Foi por culpa do FC Porto e do seu presidente que o Benfica esbanjou três finais europeias nestes 25 anos (enquanto o FC Porto ganhou três das quatro que disputou). Foi por acção de Pinto da Costa que o Sporting fraquejou em Alvalade, numa final europeia que só podia ser ganha. Foi Reinaldo Teles quem manipulou assembleias-gerais nos dois «grandes» de Lisboa para eleger Vales, Santanas, Damásios, Roquettes e por aí fora. Foi seguramente pelo dedo de António Araújo que o Benfica dispensou Deco e Maniche e o Sporting abdicou de Simão e Quaresma. Como os frequentadores das sessões clínicas da Igreja Universal do Reino de Deus, eu, que sempre fui cego, já consigo ver: foram eles, foram eles! Afinal, é muito mais fácil encontrar um réu com as costas suficientemente largas para justificar os desaires do que fazer uma introspecção socrática (não é este Sócrates! É o outro!) e pedir responsabilidades.
Não duvido que existam ilegalidades nas práticas de Pinto de Costa e demais pandilha, mas recuso-me a acreditar que o actual presidente do Benfica e o ex-director desportivo sejam virgens no processo. Ou isso, ou as virgens nas minhas fantasias são claramente efabuladas. Prefiro pensar que não são.
Isso não impede que eu goste muito de ver o entusiasmo que LF Vieira dedica ao processo Apito Dourado, normalmente nos dias a seguir à publicação de notícias comprometedoras sobre a sua actividade imobiliária, os seus contratos paralelos ou o seu estatuto volátil de arguido-réu-absolvido-arguido. É verdade que ninguém lhe escutou qualquer comentário quando Dias da Cunha pregou no deserto sobre o sistema, os corruptores e a batotice do futebol português. Mas Dias da Cunha foi muito precoce. Na sociedade actual, bem sei, presta-se muito o culto a tudo o que é precoce, mas recordo que nem tudo o que é precoce é bom. As senhoras que me lêem confirmarão que um ejaculador precoce não é necessariamente bem-vindo. Desse ponto de vista, portanto, Luís Filipe Vieira fez bem em não ser precoce.
No domingo, estou certo, acontecerá a sequela de um filme mil vezes exibido. O estádio estará cheio como um ovo. As claques do Benfica serão espectaculares antes do início do jogo. Ouvir-se-ão cânticos aterrorizadores para jogadores e adeptos do FC Porto. O jogo começará sob um ambiente infernal para os forasteiros. Com gelo nas veias, os jogadores do FC Porto tomarão conta das operações e farão a bola correr à velocidade desejada. Apesar do vendedor de banha da cobra que estará sentado no banco, o FC Porto dominará. Criará hipóteses de golo. Marcará o golo da ordem num lance que a imprensa do dia seguinte descreverá como esporádico e fruto do acaso. E, ganhando ou empatando, levará a água ao seu moinho. Não por manha. Nem por trapaça. Porque é consistentemente melhor.
Mas felizmente existe o Apito Dourado.

32 Comments:

At quinta-feira, 29 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

????!!!!! Não tem muita piada este post...mas tem tanto de verdade...

 
At quinta-feira, 29 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

És um cabrão de merda. Filho de puta. Nojento como um cagalhão de sarjeta. Os andrades foram campeões nestes anos todos à usta dos apitos e dos cafezinhos com leite e das frutas e dos chocolates. O pior cego é o que não quer ver. E tu és um monte de merda. Caralho! Porco!

 
At quinta-feira, 29 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Penso que aqui o chalana queria escrever "custa" em vez usta...


Ah, e é filho dA puta.

 
At quinta-feira, 29 março, 2007, Blogger Bulhão Patodisse...

Muito obrigado pelas correcções. Afinal, não queríamos, de forma alguma, que o blogue tivesse incorrecções. Insultos, sim. Mas bem escritos.

 
At quinta-feira, 29 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Vá lá Chalana, tu consegues ser mais ordinário que isso! Mostra lá à gente!
Quanto a mim acho que o Porto teve algum mérito em campo ao longo destes anos, até porque o sucesso nas competições europeias não se consegue no Calor da Noite, mas não convém esquecer que dá muito jeito o dinheirinho da Liga dos Campeões para construir equipas. E nós, Sporting, ainda há duas épocas atrás fomos prejudicadíssimos na ultima jornada num jogo com o Nacional e que deu o acesso directo ao Porto à LC enquanto nós ficámos a chuchar no dedo com uma pré-eliminatória com o Inter, salvo erro.
Por este facto não concordo que o Porto tenha sido simplesmente melhor em campo nestas 2 décadas.A segurança com que se entra em campo quando se tem "as costas quentes" é meio golo e isso era por demais evidente nos clássicos.
Curiosamente no Porto-Sporting desta época viu-se que os tripeiros já não entram em campo naquela que algo resolverá as coisas. E FOI O QUE SE VIU...

 
At quinta-feira, 29 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Aconteça o que acontecer no domingo, o sportem continuará em 3º. Isso é que convém falar. Então melhores adeptos? Então melhor formação? Então pessoas mais idóneas?

 
At quinta-feira, 29 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Felizmente, o campeonato não acaba agora, Pietra.

 
At quinta-feira, 29 março, 2007, Blogger Nuno Moraes Bastosdisse...

Bulhão,

Que tal um resumo do post para o Pietra perceber o que leu?

 
At quinta-feira, 29 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Na mouche, como sempre. Não sei o que é mais triste - se é o facto de nem Sporting nem Benfica terem tido qualidade mínima para, pelo menos, darem alguma luta nos últimos títulos do Porto (olhem para aquelas equipas miseráveis dos dois entre 95 e 98, por exemplo!) se é usarmos a desculpa meio esfarrapada do Apito Dourado para o justificarmos anos de fracassos no campo e contratações falhadas. OK, do Benfica não espero muito mais, mas no nosso caso incomoda-me que tentem fazer-nos de parvos...

 
At quinta-feira, 29 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Um post bem escrito e com muitas verdades, mas isso não apaga ou justifica seja o que for. Nos últimos anos em que o FCPorto foi a maioria das vezes melhor, houve situações em que não o sendo recebeu 'empurrões' que o levaram a ser.

Em relação ao Apito Dourado é óbvio que não é nenhuma cabala para tramar Pinto da Costa nem ele é nenhum bode espiatório.

P.S. "...,mas recuso-me a acreditar que o actual presidente do Benfica e o ex-director desportivo sejam virgens no processo."
Para exemplo não está mal, mas podia usar os nomes do Sousa Cintra, Luís Duque... e tantos outros.

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Grande post e grande prosa caro Bulhão Pato. Os meus sinceros parabéns pelo engenho e pela arte. É deveras agradável ler algo sobre futebol escrito por alguém sem palas nos olhos.

Um abraço, R. Ferreira

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Afinal quem são os filhos da puta?

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Rapaziada cantem todos comigo, o Coentrão é nosso amigo, vivó sportem!!

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Blogger Corrosivodisse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Blogger Corrosivodisse...

O Coentrão já mudou de conversa. Agora já não quer saber do amor à camisola do Zbordem. Hoje já vem a dizer que, passo a citar: "quer jogar no que considera o maior clube do Mundo.”


Todos os lagartos acabam por se converter. É a teoria da evolução humana. Tal como o Homem evolui dos macacos, vários zbordenguistas evoluem e transformam-se em BENFIQUISTAS

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Blogger Guardador de Porcosdisse...

Campeonato bem ganho foi em 2003.
Esse sim foi tudo limpinho e nada de anormal se passou.
Desde jogos transferidos quase para Marrocos, coisa normalíssima. Como o jogo foi quase em Marrocos a bagagem do gajo do apito (não reparei se era dourado, mas acho que não, devia ser vermelho), extraviou-se e então para azar do homem lá teve que vestir um t-shirt e calçar umas "sapatinhas" do clube dele.
O FCP, sumaríssimos e mais sumaríssimos, recorriam, ainda levavam mais jogos, mas também quem os manda a eles recorrer.
Já para não falar na procissão do Nosso Senhor dos Paços, só que em vez de ir de roxo, deve ter desbotado na lavagem para o vermelho e meteram um certo clube em cima do andor e levaram-no até ao fim.
Este clube que se tornou campeão em 2003, deve ter sido a primeira medida do tão afamado projecto do governo o SIMPLEX.

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Blogger Virgíliodisse...

Num apice o Fábio Coentrão passou a Fábio Canastrão! E Isto é que é evolução?

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Guardador de Porcos, esse campeão que resultou das políticas do Simplex, foi em 2005... o Sócrates fez tudo para o seu clube ganhar o campeonato, ao melhor estilo do que fazia Salazar!!!

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

O grande campeão a que vai juntar o Coentrão, foi em 2004/2005.


Amigo do Pietra

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Blogger Guardador de Porcosdisse...

A equipa dos porcos ganhou tantos campeonatos nos últimos 13 anos que cronologicamente fiquei desorientado.

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

O Soares Franco também ficou desorientado... O Coentrão estava mesmo quase...

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Mandem calar o chalana!!!!!

Ordinário!

Pfffff

 
At segunda-feira, 02 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Lucho, grande golo!!!
Ali não se falha.

 
At segunda-feira, 02 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Pietra,
Tu é que falhaste, não vais ganhar népia. Isto se não aparecer mais algum jogo transferido. Que tal jogarem com o Beira-Mar em Alverca?

 
At segunda-feira, 02 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Continuamos à vossa frente. E estamos a equacionar jogar com o Pinhalnovense, no Barreiro com relva natural (não fosse correr mal como na Rússia) a troco da receita!!

 
At segunda-feira, 02 abril, 2007, Blogger Gildisse...

@ JLAF

"mas não convém esquecer que dá muito jeito o dinheirinho da Liga dos Campeões para construir equipas"

para construir uma equipa como, por exemplo, a que foi campeã europeia em 2004 não foram precisos "milhões"!!!!
tanto o orçamento do Sporting como o do Benfica comportavam aquele plantel... mas ok!!!

não esqueçamos que também houve empurrões para baixo (ou será que foram manobras para enganar o povinho??) como por exemplo o roubo em campomaior que roubou o titulo ao FCPorto ou a transferencia do jogo para o ALLgarve e todos os pagamentos que o envolveram... já falaram, e bem, nos constantes sumarissimos a jogadores portistas, que tinham o condão de aparecer em vésperas de jogos na capital do império... pois...

"já não entram em campo naquela que algo resolverá as coisas"

enganas-te, é cada vez maior a certeza de que "algo" resolverá as coisas... como o penalti do Polga sobre o Pepe no ultimo minuto do Dragão ou o penalti do Anderson sobre o ... Pepe, no jogo de ontem na Luz... ou o cabeceamento em offside do David Luiz... a certeza é que em caso de dúvida o Porto sairá sempre prejudicado, porquê?? o Bulhão já o disse "felizmente existe o Apito Dourado".

(só mesmo assim é que conseguem um árbitro que é sócio e accionista da SAD a apitar um jogo deles, em casa... já sei, foi o Pinto da Costa que escolheu, certo??)

 
At segunda-feira, 02 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Parece que os adeptos do Merdica já vão começar a abrir os olhos para o desastre que aí vem...
Quanto ao Pinhalnovense, eu sei que vos doi o poderoso Varzim ter-vos posto na alheta!

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Sou leitor não muito assíduo deste blog, e é a primeira vez que vou comentar algo que aqui é escrito.

Custa-me, como sportinguista sócio há 28, saber que além de uma direcção profundamente apática em relação ao processo Apito Dourado, também há adeptos leoninos que tentam camuflar o assunto assobiando para o lado.

Que fique bem claro que o meu rival é, e sempre será, o Benfica. Os jogos contra o Porto dizem-me muito pouco. Mas consigo reconhecer que nestes últimos anos, se o Sporting não fez mais em muitos campeonatos, foi porque não o deixaram. E todos eles foram direitinhos para o Porto, com excepção daquele em que o Luisão marcou um golo em falta nítida sobre o Ricardo.

Curiosamente, muitos sportinguistas que ouço falar só se lembram desse ano recente. As infames roubalheiras de que temos sido alvo na últimas duas décadas, com claro benefício do Porto parece que nada contam. É que nem sequer referem o facto de, nesse mesmo ano, no último jogo do campeonato, termos assistido a uma das mais vergonhosas arbitragens de que há memória em Alvalade e que nos afastou do acesso directo à Champions. Em favor de quem? Exacto, do Porto.

Rivalidade com o Benfica, sim senhor. Sempre! Mas olhos tapados e vénias ao Porto, nunca. É degradante. Estou farto de ver isso no meu clube do coração. Isso não é ser do Sporting Clube de Portugal. Isso é ser contra o Benfica.

Isso é ridículo.

P.S. Nas dezenas de textos vossos que já li, constatei que cerca de 50% são sobre o Benfica. Pensei que isto fosse um blog de sportinguistas a discutir sobre o Sporting. As nossas vitórias, as nossa derrotas, como melhorar, etc. Mas infelizmente, a sociedade em que vivemos impele-nos a dar mais importância àquilo de que não gostamos, do que àquilo que nos é querido. Triste sina do português e, por arrasto, do meu clube.

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Este Gil é tão idiota que pensa que este post serve, de alguma forma, como um elogio ao Porto.

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Blogger Rantasdisse...

"A galinha da vizinha é sempre melhor que a minha". Tem sido esta a atitude de Benfica e Sporting quando se fala de arbitragens e de FC Porto.

O Apito Dourado é excelente para o futebol português. Mas não explica anos de humilhações e de derrotas. O factor preponderante das vitórias que o FC Porto obteve nos últimos anos deve-se à forma consistente como o FC Porto jogou melhor que Benfica e Sporting, não se deve às arbitragens! Ou, dito de outra forma, deve-se à forma como Benfica e Sporting, de forma consistente, não conseguiram jogar tão bem como o FC Porto.

Ao contrário da esmagadora maioria dos postes que tenho lido neste blog - e sou leitor praticamente desde os primórdios - este post não tem piada nenhuma. É um post amargo, triste, que resulta de se procurarem as causas dos nossos falhanços em casas alheias. Ele são as arbitragens compradas, é a mafia do Pinto da Costa, é o saber do José Veiga... e no Sporting, não há causas para os resultados? Caso houvesse justiça, éramos campeões quantas vezes? Eu arriscaria dizer que o panorama não se alteraria tanto assim...

É fundamental reconhecermos os nossos erros, para que os saibamos evitar. O Sporting está no bom caminho, tem um bom treinador, para manter por uns 10 anos, tem uma excelente escola de formação, aposta na contenção financeira, o que dará frutos a médio prazo. Houve algumas contratações falhadas? Sim, houve. Mas também houve bons reforços. O que é incompreensível é a forma atroz como os adeptos sportinguistas se comportam em Alvalade, a assobiarem a equipa, a retirarem-lhe o tapete de debaixo dos pés. Isso também é culpa do Pinto da Costa?

 
At sexta-feira, 06 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

É uma piadinha ver por aqui tantos Sportinguistas tão prestados em defender as cores azuis, as mesmas do clube que lhes retirou o segundo lugar em títulos nacionais.
É uma piadinha porque de graçola já só tem o rídiculo, pois a surpresa já se dissipou.
Nada que um bom psiquiatra não possa resolver, esses complexozinhos recalcados.
Boa sorte, lagarta ressabiada.

[Guardador de Porcos, para quem esteve uma menoridade inteira sem ganhar campeonatos, tens muito pejo em falar nos campeonatos dos outros. Vai lá ao psiquiatra, talvez ainda resolvas essa esquizofrenia latente]

 
At sexta-feira, 06 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Que tristeza de país!Que povo tão pouco inteligente!Não é que eu vivo num país que quer a todo o custo destruir o pouco que tem de bom?Leia-se FCP!Querem à viva força promover a mediocridade da segunda circular!Tendo o país dez milhões de habitantes dos quais o recreativo da luz reclama seis milhões,e os chorões do outro lado da segunda circular,cerca de quatro milhões,resta um milhão a distribuir pelos restantes emblemas!talvez isso explique a razão pela qual este país não passa da merda!

 

Enviar um comentário

<< Home