Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

sexta-feira, março 30, 2007

A Farsa

Uma rosa continua a ser uma rosa, mesmo que lhe chamemos outra coisa — William Shakespeare
(Eu, pelo menos, julgo que é de Shakespeare. Pode ser só uma epígrafe que eu li nos azulejos da estação de metro do Parque, mas parece-me que é de Shakespeare. Ou, pelo menos, pode ser. Tenho um amigo que leu metade das “Alegres Comadres de Windsor” e ele diz que isto tem todo o ar de ser de Shakespeare)

O Apito Dourado é um processo judicial que, apesar de todo o ruído, assenta num único pressuposto: na capacidade de os dirigentes do FC Porto codificarem intenções criminosas em frases com duplo significado. “Chocolates” seriam, segundo o Ministério Público, prostitutas mulatas; o “papa” seria o presidente do FC Porto; “fruta da época” seria um grupo de prostitutas recém-chegadas ao bordel e por aí fora.
Confesso que não estou convencido.
Em mais de vinte e cinco anos de trabalho no FC Porto, ninguém escutou de Reinaldo Teles mais do que grunhidos ou ocasionais monossílabos. Sinceramente, não consigo associar ao vice-presidente do FC Porto a capacidade de codificação elaborada, que costumamos ver nos espiões mais requintados. Reinaldo Teles parece-me mais o tipo de indivíduo que, se no acto sexual lhe falarem em preliminares, ele perguntará se são os jogos de apuramento para a final. Não é – repito – o protótipo do espião.
Há duas semanas, o “Público” trazia à estampa mais um excerto de uma escuta entre Reinaldo Teles e um árbitro. A dado passo da conversa, o dirigente do FC Porto dizia:
“O prior da nossa paróquia quer mesmo ajudá-lo. E há fruta da época ou chocolates para si, se fizer um bom trabalho.”
Bem sei que no Ministério Público querem mesmo encontrar provas de que Pinto da Costa é responsável por toda a corrupção do futebol português, pelo escândalo da dona Branca, pelo massacre de Darfur e pelo êxito daqueles rapazes romenos que cantavam em cima de um avião e pareciam mais femininos do que a Dina, mas eu gostava de explorar uma hipótese alternativa.
E se Reinaldo Teles não estivesse a falar em código? E se o prior em causa fosse mesmo o padre Júlio, da paróquia da Prelada? Imaginemos que o árbitro Jacinto Paixão mais não era do que uma ovelha tresmalhada do rebanho dos céus, por quem Reinaldo Teles fez de samaritano. Posso dizer, em sua defesa, que quase todos os meus melhores amigos são samaritanos, mas muito poucos entre eles participam em orgias com prostitutas em «boîtes» do Porto.
Não me custa, pois, a acreditar que quando Reinaldo Teles ofereceu fruta da época a Jacinto Paixão tinha em mente três ou quatro melões maduros e não necessariamente as porcarias que os senhores do Ministério Público se deitam logo a inventar.
E os chocolates?, perguntam. Talvez o vice-presidente do FC Porto, conhecendo as fraquezas do árbitro, lhe prometesse ainda uma tablete de Pantagruel ou um daqueles guarda-chuvas da Regina caso Jacinto voltasse ao presbitério.
É assim tão improvável?

10 Comments:

At sexta-feira, 30 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Os meus sinceros parabéns Bulhão. Vês que até consegues escrever umas coisas giras??
1 grande abraço

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Faz falta nestes comentários, um chalana do FCP, a espumar da boca.

Poderia chamar-se por exemplo Paulinho Santos, guarda Abel, ou mesmo, sei lá, Miguel Sousa Tavares.

Vejam lá isso, não deve ser difícil arranjar um.

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Blogger Corrosivodisse...

Ai eram melões maduros?

Tu é que hoje ao ver a capa do jornal ficaste com um grande melão.

E se calhar no Domingo ficas com outro

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Blogger Corrosivodisse...

Se vires o post do Bulhão de 9 de Outubro de 2005, vésperas do jogo em que fomos ganhar 2-0 às Antas, vês que o Bulhão optou por uma estratégia de grande apoio e elogio ao Benfica, na esperança que isso nos desse azar. O resultado foi o que se viu.

Por isso Bulhão, espero que esta semana não te tenhas esquecido de desejar aredentemente a nossa vitória. Que o resultado seja o mesmo do da outra vez, é o que eu desejo.

 
At sexta-feira, 30 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão, boa prosa!!!

Mas tenho de concordar com esta lampionagem (acho q é a única vez nos últimos 30 anos, e nos próximos 70) e recriminar o facto de não falares no xaval do Rio Ave que vem plantar couves para o Seixal Campus Training Caixa Fit, ou lá como se chama.

Devias revelar o verdaeiro nome do míudo, que segundo fontes próximas do processo é:

Fábio Aquino Cuentrão!!!

Logicamente o rapazola quer conviver com os JayJay Rabocha, Chalanas e demais compinchas.

Saudações Leoninas,

 
At sábado, 31 março, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Caro Lionheart,

Como me recordo desse jogo no Bessa...

Tenho até a ideia (gostava de rever essas imagens ou fotografias pois são históricas) de ver na bancada todos juntinhos a assistir ao jogo, o Valentim Loureiro, o Pinto da Costa, a Carolina Salgado (com um cachecol do Boavista) e o Cunha Leal...

Sim, isso mesmo, o Sistema todo junto e ao vivo! O Porto poderia descansar e concentrar-se exclusivamente nesse desígnio nacional que era a Champions... O Benfica aproximar-se-ia perigosamente do segundo lugar ficando ao alcance de mais um asslto à mão armada (o jogo de Leiria)... E o Bosvista do Loureiros procurava ainda fazer uma aproximação à Europa...

No relvado o Bruno Paixão esmerou-se. Expulsou o Rui Jorge com dois amarelos ridículos e inclinou o campo até não poder mais...

Mais uma curiosidade - na terça feira seguinte a esse jogo o Valentim Loureiro foi detido, iniciando-se o caso Apito Dourado...

Se quisessem pôr todos no xadrez com um único jogo, este roubo no Bessa bastaria...

 
At sábado, 31 março, 2007, Blogger Nuno Moraes Bastosdisse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At segunda-feira, 02 abril, 2007, Anonymous Anónimodisse...

Chatinhos...

 
At quarta-feira, 04 abril, 2007, Blogger Helena Henriquesdisse...

:D
Bulhão, tu complicas-me a capacidade comentarial... errr, comentativa hummm, bom, adiante, que posso eu comentar, como soberbó-rural a este texto? Que falta o relógio de 150€ e a viagem a Moçambique com o PM Barroso - isto significa que só valorizas assuntos que metam gastronomia?

PS - Assim como assim, ficaram de fora os cafezinhos.

 
At quinta-feira, 05 abril, 2007, Blogger Bulhão Patodisse...

Esqueci-me dos cafezinhos. Tss tss.

 

Enviar um comentário

<< Home