Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

TLEBS… Também no Mãos ao Ar

Carlos Xistra, o árbitro responsável pela excitante e rigorosa narrativa redigida no final do jogo entre o Benfica e o Estrela da Amadora (original "aqui" ), será o novo coordenador da controversa Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS). A notícia foi confirmada ao Mãos ao Ar por um porta-voz do Ministério da Educação: “Carlos Xistra desmonstrou notável domínio sobre as artimanhas da língua, movendo-lhes perseguição desempachada e forçando-a a desempedernecer”, comentou Bernardo Santareno, escritor falecido há 26 anos e, como tal, ligeiramente queixoso com o frio que se faz sentir nesta altura do ano. “Para o meu amigo, que é mais largo de ossos do que eu, este taró está muito bem. Mas, para mim, está bem de ver, custa muito”, acrescentou o autor de “A Traição do Padre Martinho”.
Visivelmente satisfeito, o jovem árbitro de Castelo Branco agradeceu: “Os pós-materialistas reivindicavam a herança de Gilles Deleuze, desbracejando e procurando deslargar-se da filosofia histórica de Michel Foucault e da semiologia crítica de Roland Barthes aplicada à gramática. Naturalmente, derivado da minha função de juiz de partida, não permiti veleidades e travei todo o tipo de movimentos tendentes à prosecução de uma situação de desaperto, aplicando a primeira recriminação prevista nos termos da lei.
Eles continuaram a teimar, insistindo que a linguística, tal como está, tem todas as condições para se desmandar em velocidade e desobstruir-se de adversários, não necessitando para o efeito de lexicografias correspectivas. Descordei e evitei posteriores destemperos, desfrechando um golpe certeiro nos contendores e aplicando a TLEBS exigida pelo regulamento.”
Registe-se que Eduardo Prado Coelho já se apressou a contestar a nomeação, chamando-lhe “une folie ni tout à fait leurre ni tout à fait identité, como nós dizíamos numa brasserie de Xabregas, enquanto encomendávamos petits plats de consommé de poulet avec ris et abattis. Monsieur Xistra é, como dizíamos na Sorbonne, uma gigantesca besta que deve achar que uma certidão de óbito é uma declaração passada pelo Frodo Baggins. Irra!”

11 Comments:

At quinta-feira, 14 dezembro, 2006, Blogger Visigordodisse...

Obviamente que o relatório referido não é real. E porquê?
Não há um único erro de escrita, mesmo naquelas palavras que o Vieira, o Veiga, o Barbas, o Chalana (sim, és tu) e etc., costumam usar, e toda a gente sabe que para chegar onde chegou o Xistra, menos do que a quarta classe é fundamental.

P.S.- Se o gajo tem usado o "huuum" (nem sei se é assim que se escreve) no relatório, é que eu ficava desconfiado que, de facto, isto era uma noticía verídica.

 
At quinta-feira, 14 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão, hoje faz 20 anos que o Sporting venceu o sl.merda por 7-1 e nem um post?

 
At quinta-feira, 14 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Repito o que disse no post anterior:
Não haverá nada sobre os 20 anos de O jogo?
Abraços

 
At quinta-feira, 14 dezembro, 2006, Blogger Visigordodisse...

O Jogo, Dostoievsky, o Jogo!
Acho que nos deviamos associar a Espanha, mais propriamente à Galiza, e vá lá, para os mais exigentes, a Vigo, para celebrarmos conjuntamente, tal como no México, o enterro de "el muerto" e darmos assim uma nova perspectiva às nossas antigas e esquecidas tradições pagãs.

 
At quinta-feira, 14 dezembro, 2006, Blogger Sirdisse...

Uma belíssima paródia ao 'xelentíssimo Jorge Curoado.

Parece-me ter sido aqui lançado o original.:http://www.corta-fitas.blogspot.com/

 
At sexta-feira, 15 dezembro, 2006, Blogger Férenc Meszarosdisse...

'Uma certidão de óbito é uma declaração passada pelo Frodo Baggins'. Muito bom.

 
At sexta-feira, 15 dezembro, 2006, Blogger 3Picuinhasdisse...

ès MUITO BOM!!!!és o MÁIOR!!!! e o que é isso de TLBES? são regras europeias aplicadas a tácticas de desestabilização do adversário? talvez de desnorteação? descontrole?

 
At sexta-feira, 15 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Estava agora a ouvir o sorteio das competições europeias na rádio, mas não ouvi Sportem... com quem calharam?

 
At sexta-feira, 15 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Pietra, vai ali abaixo aos arquivos, selecciona Dezembro de 2005 e lê os escritos da época...

 
At sexta-feira, 15 dezembro, 2006, Blogger Nuno Moraes Bastosdisse...

Bulhão,

Fabuloso.

Mas essa do EPC, do alto dos seus cento e tal quilos, a pedir petits plats... Nem pela ironia.

Dostoievsky,

Pessoalmente gosto pouco de comemorar vitórias que nada de útil (leia-se taças) trouxeram ao Mundo Sporting...

 
At sexta-feira, 15 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

"certidão de óbito é uma declaração passada pelo Frodo Baggins"

Fabuloso!
Obrigado pelas gargalhadas.

 

Enviar um comentário

<< Home