Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Serafim Decide Ajudar

(ou como carpir mágoas em público sem assumir que a derrota com os trolls foi um vexame. Em retrospectiva, aliás, parece absurdo que tenha ficado gente à porta do estádio, a berrar toda a noite, em tronco nu, contra a equipa, a direcção, o clube e os travestis que representaram o Sporting. E eu sei porque fiquei lá a berrar sozinho)

Serafim é barbeiro. Barbeiro à antiga, acrescento. “Não há cá lâminas novas na navalha a cada corte, que isto não está para arraiais”, diz, cofiando o cabelo grisalho, quando lhe perguntam se não vai limpar o sebo, a brilhantina ou o sangue vertido pelo último escalpe que a navalha a custo sulcou.
Há quem não goste de Serafim. Quem? Os inspectores do Ministério da Saúde que lhe fecharam a barbearia no mês passado, por exemplo. Ou os senhores das Finanças que lhe perguntaram há dias se planeia entregar algum dia uma declaração de rendimentos. Nesses momentos, Serafim responde automaticamente com a frase lapidar que Pinto da Costa desferiu numa tertúlia portuense na confeitaria Petúlia: “Largos dias têm 100 anos”.
A Albertina, lá em casa, já lhe pediu que parasse com a lengalenga. “Estás a ficar parecido com o Toninho, aquele que era maluco e dava com a caixa de esmolas na cabeça quando não lhe faziam as vontades.” Vexado, Serafim cala-se, mudo e quedo. “Ela verá. Largos dias têm 100 anos.”
Mesmo trabalhando no coração de Lisboa, Serafim é portista. Portista de clara, gema e salmonelas. Adaptável como poucos aos ziguezagues da política portista, já o ouviram referir-se a Carolina Salgado como “a dona Carolina”, mas também o escutaram a vociferar: “Aquilo é que é uma p*** que ali anda!”. Aos seus olhos, Miguel Sousa Tavares já lhe mereceu incontida veneração: “um doutor que faz inveja aos outros doutores no parlapiê dos palanques”. E já lhe mereceu fúrias nervosas: “Pois se não é um gigantesco alarve, hein?”, resmunga, contrariado, a cada Nortada.
Calhou em destino que o meu escalpe e a tesoura de Serafim travassem histórico duelo três dias depois do Sporting-Benfica.
Serafim: Olá, menino. Então o paizinho tem saído?
Eu: Não, sôr Serafim. Ainda lhe faltam três meses para a primeira precária.
Serafim: É verdade, é verdade. Como o tempo passa! Hrum hrum. Viu o joguito?
Pausa.
Eu: Vi, vi. Queria o corte do costume: um caldinho à Paulinho Cascavel.
Serafim: Hrum hrum! Aquilo é que foi um sarilho! Era pespegar-lhe um par de açoites.
Eu: A quem? Ao Custódio?
Serafim: Não, menino. Ao árbitro. Foi um penalty que até um invisual marcaria. Mas o malandro ia bem encomendado.
Eu: Quem? O árbitro?
Serafim: Não, menino. O Custódio!
Eu: Os miúdos estão cansados, sôr Serafim. Aquilo é rapaziada que ainda trabalha a recibos verdes.
Serafim: Pois é, pois é. Em vez de dinheiro, dão-lhes recibos verdes e depois querem merenda.
Eu: O que custa, sôr Serafim, é ter jogado com os gajos com punhos de renda.
Serafim: Com quê, menino?
Eu: Com punhos de renda.
Serafim: O homem nem é muito mau, menino. Mas que sai mal dos postes, lá isso sai.
Eu: Olhe, sôr Serafim. Não era o Malhadinhas do Aquilino que dizia que “somos almocreves e na estrada andamos. Não paga a pena apeguilhar!”?
Serafim: Ó menino, eu isso não sei, que eu não me dou com essa gente. Mas largos dias têm 100 anos, isso garanto eu!

Por uma vez, alarves, ganhem hoje um jogo decisivo!!!

16 Comments:

At terça-feira, 05 dezembro, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

Faço questão de estrear esta... "O paizinho tem saído?"... Ainda me estou a rir, malandro. E no local de trabalho isso é desagradável...

 
At terça-feira, 05 dezembro, 2006, Blogger Helena Henriquesdisse...

Ai se lerem isto ganham, ganham nem que vão para o Hospital. O Custódio é que é capaz de dizer que lhe dói a barriga. O Labreca não, esse .... era melhor não ter falado dele.

:D

 
At terça-feira, 05 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Como é possível fazermos o jogo mais fraquinho da temporada no dia de enterrar os vizinhos? Não faz sentido, não faz sentido. O sentido que posso ver... nem digo.

Hoje por hoje, só há uma coisa a dizer: Spooooooorting! Spooooooorting! Spooooooorting!

 
At terça-feira, 05 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

E diziam-me:

"Não fiques assim... Olha que a lampionagem ganhar até é bom para nós!!"

Qual quê... Deixo aqui a minha solidariedade e os votos de boa sorte para hoje.

 
At terça-feira, 05 dezembro, 2006, Blogger !nsurrectodisse...

LOLLLLLLLLLLLLLLLL

MAIS UM VEZ, DEPOIS DE UMA DERROTA COM O BENFICA, PERDEM EM CASA POR 1-3 CONTRA UNS RUSSOS VESTIDOS DE VERMELHO...

 
At terça-feira, 05 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

A pedido outra vez: olé, olé e olé!

 
At quarta-feira, 06 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Se fossem todos para o caralho. Cabrões. Lampiões nojentos. Amanhã vão ser passados a ferro.

 
At quarta-feira, 06 dezembro, 2006, Blogger Visigordodisse...

Ah, afinal o Sporting é que é o maior clube do Mundo e do Universo e que até já tem records que outros clubes apesar de os terem dizem que se estão a cagar. E quem contrariar isto é porque é porque é só mais um daqueles de mandar o estrume abaixo.
Vocês vêm aqui para falar do Sporting. Vocês é que são os anti, certo?
Com a vossa licença, da vossa especíe, ainda têm de falar para o olho do cu.

 
At quarta-feira, 06 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Então ó Colhão?!... Agora não publicas os meus posts?...
Vou tentar de novo!... Como com os russos houve mais festa rija, pode ser que não me censures!...
O Sr. Serafim deve ter-te aparado mal alguma patilha mais apanascada à Del Piero!... O homem lá te disse umas coisas acertadas, mas tu teimas em mostrar aquela fé de quem não quer ver!
Se o homem te tivesse aparado a barba até à traqueia, queixavas-te do arranhão... mas depois das três enrabadelas à moskuvita, ainda deves ser gajo para te sentares novamente na cadeira, sem querer dar parte de fraco!... Enfim, cada um celebra a quadra como entende.
Agora cantemos todos: "Que seja um bom Nataaal, para todos vós!!!"

 
At quarta-feira, 06 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Finalmente vimos o real valor de uma equipazeca que se quer equiparar ao Glorioso.
Mas não desanimem... em Abril sai a Playstation3, com a qual já podem ver o Sportem nas competições europeias!! O mais longe que vão é até ao união da Madeira não é?

 
At quarta-feira, 06 dezembro, 2006, Blogger Helena Henriquesdisse...

Que simpáticos, que fair play, sim senhor...

 
At quarta-feira, 06 dezembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

É verdade, Helena. Vê-se que isto é gente de fino trato. São objectivamente menos elegantes.

 
At quarta-feira, 06 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Reparo que estão mais humildes. Abençoadas derrotas.

 
At quarta-feira, 06 dezembro, 2006, Blogger Helena Henriquesdisse...

Caro anónimo, eu não estou mais nem menos humilde, e também não sou do Sporting mas do Grande Porto. Fica o reparo.

 
At sexta-feira, 08 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Wish you a merry christmas! [em inglês soa melhor...]

 
At segunda-feira, 11 dezembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Bom Natal tambem para ti. Tem de ser em português... eh eh eh

 

Enviar um comentário

<< Home