Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quarta-feira, novembro 08, 2006

O Apagamento do Levezinho

No meu sector do estádio, há quem me chame vândalo. Nesta sociedade de aparências, um fulano escavaca a cadeira do marmanjo da frente num acesso de fúria e fica logo com rótulos. É verdade que me exalto um poucochinho, mas que atire a primeira pedra aquele que nunca assaltou uma área de serviço, semeando um rasto de violência e pânico à sua passagem, ceifando vidas e uma ocasional grade de cerveja, depois de uma derrota do Sporting.
Bem me parecia…
Uma das piores coisas que pode acontecer a um adepto é deixarem-no gritar sozinho. Se vinte pessoas insultarem colectivamente o árbitro, é reconfortante, é caloroso, é bonito. Se é só um que se exalta, é um maluquinho, um mal-educado. E eu estou farto que me toque sempre a mim.
Vem isto a propósito dos jornais e das suas campanhas. Eu acho que os jornais estão repletos de tramas obscuras, negociatas sujas, clubites agudas e doentes mentais incapacitados. E estou só a falar do “Record” de ontem.
A última pancada jornalística é a quebra de forma do Liedson. Descobriram agora que, com 2 golos em 9 jogos, ele está abaixo do “exigível”. Por surpreendente coincidência, o “exigível” foi estabelecido pelos próprios jornais.
Há alguns meses, os jornais estavam prontos a administrar a extrema unção ao Postiga, morto e enterrado para o futebol, mais descoordenado do que um lobotomizado pelo Egas Moniz. Há alguns anos, era o Beto Acosta, que estava tão velho como o Moniz Pereira. Na semana passada, escreveram que o Baía era um guarda-redes de topo. Como vêem, não há limites para as barbaridades desta gente.
O caso de Liedson é, porém, mais sombrio. Eu, que vejo cabalas em todas as esquinas, antecipo um gozo especial nos jornais portugueses perante este anunciado “ocaso”. Liedson, o “depenator”, cometeu o pecado original: marcou seis golos ao Benfica desde que chegou a Portugal. E isso, nesta terra de andaimes e betoneiras, vale uma aversão incontrolável de camadas consideráveis da população. É certo que são camadas que não interessam a ninguém – aquelas que, nas castas indianas, se chamam Intocáveis, não propriamente porque ninguém lhes PODE tocar, mas mais porque ninguém lhes QUER tocar!
Recordo que, no ano passado, à entrada para a 8.ª jornada, o goleador do Sporting tinha marcado três golos. É, de facto, uma diferença considerável para os actuais 2, que justifica preocupação. Sobretudo, porque o melhor marcador do Benfica tem neste altura… (deixem-me consultar as tabelas)… três golos. E o do FC Porto tem 5.
Pessoalmente, só lamentei a exibição do Liedson contra o Sp. Braga, ela sim, desgarrada e apagada. De resto, e fanatismos à parte, reconheço sempre a generosidade do esforço do brasileiro, que vai a todas, que cria oportunidades para os colegas, que ataca e defende como poucos. Já uma vez o escrevi: este coro regular das carpideiras exigindo o afastamento do Liedson é alimentado do exterior. Os sportinguistas responsáveis devem fazer orelhas moucas e confiar no brasileiro…
Já os sportinguistas irresponsáveis, podem seguir-me enquanto emboscamos o carro do director de “A Bola” e lhe lançamos fogo [ao carro, claro, não vão julgar que estou a incitar a insurreição!]
Agora, vejam lá, não me deixem outra vez sozinho!

43 Comments:

At quarta-feira, 08 novembro, 2006, Blogger El Ranysdisse...

A que horas na Travessa da Queimada, Bulhão?

Já agora, qual é o sector no Alvalade XXI?

É que eu também me sinto muito sozinho no A27.

Contra o Braga, fui o único em três filas a gritar insistentemente "penalty" quando o Paulo Santos se atirou violentamente para cima do Yannick.

 
At quarta-feira, 08 novembro, 2006, Blogger El Ranysdisse...

(ainda não pedi desculpa ao vizinho da frente pela joelhada na nuca).
Pelo menos, espero que a viagem de ambulância tenha sido agradável.)

 
At quarta-feira, 08 novembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Sector B2, o dos pobrezinhos.
Eu também vi penalty nesse lance. Aliás, eu vejo sempre penalties. Mesmo quando os jogadores já estão no balneário, eu continuo a ver penalties, e cabalas, e arranjinhos, e penalties.

 
At quarta-feira, 08 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Ou muito me engano ou o Levezinho vai voltar aos golos no próximo 1 de Dezembro...

 
At quarta-feira, 08 novembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

... E penalties. E expulsões. E penalties...

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Calma el ranys, eu também estou no A-27... o problema é que o A-27 é tão grande que existem ilhas de adeptos isoladas no mesmo sector. É verdade mas é mesmo assim! (Confirmo que não fui eu a ir de ambulância)

Quanto ao post só posso (mais uma vez) tirar o chapéu ao Bulhão! É que desta vez acho que não há pontinha de exagero qualquer!

Aliás as conversas dos lampiões dos últimos tempos têm sido: então o Liedson está a seco? Que é feito da estrela, o Miguel Veloso? Então aquele Ronny e o Nani, apagou-se?

O que vale é que a "dream team brumelha" está atrás dos nossos e ainda temos os Kikins a tentar apanhar a rodagem do Levezinho...

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

O Liedson não marca, e continua-se a falar do Glorioso. Somos, sem dúvida, GRANDES!!

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Fala-se em betoneiras e lá chegam eles.

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Sobre isto apenas uma dúvida me assalta... O que acontece quando se deita estrume para dentro de uma betoneira?

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

se juntarem uns azulejos... o estádio do Sportem!!!

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Blogger MMSdisse...

Também sou do A27 e posso assegurar que ali toda a gente reclamou penalty (para depois chegarmos a casa e nos envergonharmos com o facto de sermos tão facciosos...).

Quanto ao Liedson, só o facto de entrar em campo já assusta o adversário. Titular sempre.

PS: Onde anda o outro gajo que costumava competir com o pietra no concurso de disparates?

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Blogger Férenc Meszarosdisse...

O Pietra agora até teve graça. Andam muito bem dispostos, os piretes...

Mas compreendo e partilho a tua angústia, Bulhão. Também sinto o mesmo lá no A24, esta insularidade emotiva. Só e incompreendido. Por exemplo como quando grito a plenos pulmões 'joguem como uma fanfarra' (numa alusão clara e inequívoca a uma das expressões favoritas de Jaime Pacheco) os consócios à minha volta, em particular aquela senhora loura muito gorda e o seu marido careca e muito magrinho, 2 filas abaixo, viram-se para trás com um olhar de reprovação. Ou quando exijo a substituição do bonés (o guarda-redes do sporting, claro) por cada cruzamento do adversário. Impus-me um limite máximo de 15 vezes por jogo que reajo contra o Ricardo, por questões de saúde.

Em relação ao jornais, confesso que já me indignei mais do que agora. Agora acho graça. Se por um lado, o levezinho está morto e acabado para o futebol, por outro o Mantorras é um trunfo para qualquer treinador e fundamental na relação com os adeptos e no balneário. O Quaresma devia estar num circo, mas a finta do Miccoli não ter dado em golo é um crime lesa-futebol e já mereceu mais de 300 artigos a analisá-la, comentá-la e elogiá-la, com direito entrevista ao humilhado defesa e viagem histórica às origens da finta. Diz lá que não tem graça?

E se percorrermos hoje as páginas da bola ficamos a saber, através de um artigo de uma página inteira, que 3 jogadores do Benfica são conhecidos pelo seu primeiro nome, 9 são conhecidos pelo seu primeiro nome e apelido, 6 apenas pelo apelido, 5 por alcunha (com natural explicação da origem da alcunha de cada um) e outros 5 por diminutio. Não é brilhante?

Entre Bola e Record, olha, venha o diabo e esfregue o olho.

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Eu vi "A Bola", Férenc. Ia aspirando a canela do pastel de nata pelo nariz quando vi a intrigante peça sobre alcunhas e diminutivos. Mas o artigo da L. Pinhão sobre a finta do Miccoli merece igualmente lugar no panteão. Irra!

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Blogger Peyroteodisse...

De facto, fazer um artigo sobre o nome dos jogadores, que 3 começam por K e outros tantos por N, é enriquecedor e permite-nos perceber melhor o futebol! :) Dos mais ridículos "artigos para encher chouriços" que já vi!

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Blogger MMSdisse...

jay jay, era mesmo o meu caro que concorria com o pietra - fez bem em aparecer, lembrei-me logo!

quanto à sua previsão (os astrólogos rasca costumam ser do benfica, de facto... veja-se a Maya), tenho a informá-lo que os próximos golos de Liedson serão marcados já no dia 1 de dezembro. Disse-mo o Prof. Karamba, homem ilustríssimo.

E digo-lhe mais: são dois golos - um de cabeça e outro de penalty (inexistente, como qualquer penalty assinalado contra o benfica)

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Blogger Helena Henriquesdisse...

São espantosas as coisas que se aprendem com os nossos jornalistas desportivos - os melhores são sem dúvida os d'A Bola e do Record. Nem sei porque não há contratações pelos clubes, aquilo ultrapassa, em muito, a ciência do Treinador de bancada - abrange até ao esoterismo. Por outro lado, que seria de nós se não nos dessem a conhecer a importância do nome e da alcunha na marcação de... qualquer coisa? E seríamos nós capazes de discernir a genialidade da finta do Miccoli, sem o precioso auxílio da Leonor Pinhão? Ou ficaríamos boquiabertos a ver o Liedson no chão a fazer um passe? Mal, claro, devíamos era imaginar o Tonel com aquela armadura medieval, um Tonel de combate! Vá, que seria de nós sem a imprensa desportiva?

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Eu vinha comentar, mas li Leonor Pinhão (primoordia da Felipa Gonçalves) e fiquei mal disposto.

Liedson fica em forma mal coloque os olhos na Luisinha...

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Alto lá... quem deu a quem?
Esse campeonato tinha reserva garantida no jogo com o estoril pá.
Promessas são promessas, vamos lá a ver!

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Se até o Tinga foi internacional Brasileiro...

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Blogger Férenc Meszarosdisse...

E o Gil Baiano, o Wilson Gottardo, o Antonio Carlos, o Christian...

Até parece que a selecção do Brasil é ISO 9001...

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Como eu compreendo o bulhão pato. Eu tenho um lugar na A01, e aquela "malta" vê o futebol como se vê ópera. É desconsolador. Se não fossem as claquesno Topo Sul e os adeptos do Topo Norte, o estádio do Sporting era um "velório". Talves nas bancadas B seja mais animado, mas eu às vezes passo "vergonhas" porque só se houve a minha voz, e vira-se toda a gente a olhar para mim...

Como curiosidade, há um sujeito ao com um lugar na fila abaixo da minha que tem "paixão" pelo Ricardo. Quando alguém diz mal do nosso frangueiro, o gajo pega-se logo com quem manda bocas. Eu então não vou de modas. Cada vez que o Ricardo sai mal da baliza ou dá um perú eu não me aguento. Nunca vi tamanho "bluff" na baliza do Sporting. E depois lá tenho que levar que o outro, claro.

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Blogger El Ranysdisse...

O jpc e o mms também estão no A27.
Afinal, encontro aqui no Mãos ao Ar vizinhos de bancada. Excelente. Falta ainda o outro gajo que, além de nós os três, também costuma gritar. Esse mesmo. Exacto.

PS: o vizinho da frente recupera bem da joelhada na nuca. Os médicos confiam que recuperará a consciência e deixará de necessitar dos sistemas de apoio à vida ainda este ano.

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

Não te queixes, Bulhão. Jornada sim, jornada sim, a Amelinha é apelidada de inapta. E, no entanto, ataca como poucos, defende, cria espaços e oportunidades para os companheiros e, cúmulo, marca golos (nunca são muitos, mas raramente são poucos - a época passada foram 15 para o campeonato; esta época vai em 3, acho eu, na Liga, e mais dois ou três na Champions). Ou seja, isso não é contra o Liedson, especificamente. É mais bater textos mesmo sem ter assunto... Não lhes ligues. A vida continua.

 
At quinta-feira, 09 novembro, 2006, Blogger leão verdedisse...

Eu estou no A2 e duas cadeiras ao lado estão mãe e filha. Quando me lembro tento conter-me, mas às vezes não dá mesmo. E recebo os olhares reprovadores da ordem. A minha última grande manifestação foi a bola ao poste do Polga contra a alemanzada. Soltei o selvagem que há em mim e nem queiram saber s reacções!

 
At sexta-feira, 10 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Eu estou na A8, de manhã parado no trânsito.

 
At sexta-feira, 10 novembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Chego portanto à conclusão que sou o único infeliz que se senta no segundo anel, o dos pobrezinhos. Discriminação social, é o que isto é.

 
At sexta-feira, 10 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

B32 rules!

 
At sexta-feira, 10 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Viva A27. O melhor sector do estádio. Só é pena a falta de bonecas de qualidade. Talvez no 2º anel(que eu não conheço)elas parem lá todas

 
At sexta-feira, 10 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão,

Começo a chegar à conclusão que a maior percentagem dos leitores deste blog, provêm do A-27...

Ele há coisas...

 
At sexta-feira, 10 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Um adepto do maior clube do Mundo, saúda os adeptos de clubes de menor dimensão.

 
At sexta-feira, 10 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Obrigado, Pietra. Que constes muitos como este. A propósito Bulhão, quanto vale este benfiquista na "escala de barbas"?

http://www.youtube.com/watch?v=gM1OvQs-YHI&mode=related&search

 
At sexta-feira, 10 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

"Um adepto do maior clube do Mundo"

LOL Eu gostei da cerimónia. Principalmente da parte em que a representante do Guiness se esqueceu do nome do "beifica". Priceless!

 
At sábado, 11 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Meus caros, juntem-se a mim! Troquei o meu lugar B32 com visão perfeita para o campo todo por um na A17 em que mal percebo o que se passa no baliza do topo sul. A razão? Quem precisa de razões quando pode estar em pé à vontade, atribuir cada "erro" do árbitro à grande conspiração lampiã e cantar "Cheira bem - cheira a chamon!" sem sentir que é um extraterreste?

 
At domingo, 12 novembro, 2006, Blogger Visigordodisse...

Ai Bulhão, Bulhão, pôe lá a teimosia de lado! Tenho a certeza de que se te chamasses Antero, estavas no A14.
Pôe de parte o aparo do bigode e os fatos por medida e vais ver que te chegam as coroas para viveres futebol do Sporting.
P.S.- Se mesmo assim não abdicares disso, aguarda até ao próximo baile de debutantes em que te irei apresentar uma prima minha, filha de altas patentes do Estado representadas em Goa. Se não fizeres como o gajo do "Equador", não só te colocas em Lisboa, mais propriamente em Alvalade, como ainda ganhas direito de resposta n'"A Bola".

 
At segunda-feira, 13 novembro, 2006, Blogger El Ranysdisse...

Não fica margem para dúvidas: entre os leitores do Mãos ao Ar, A27 rules... ;-)

 
At segunda-feira, 13 novembro, 2006, Blogger Sirdisse...

E não há por acaso um endereço de e-mail pelo qual se possa contactar vossa excelência, senhor Pato?

Agradecia.

 
At segunda-feira, 13 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Parabéns aos sportemistas, esta semana não perderam...

 
At segunda-feira, 13 novembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Cá vaii ele:
mundial2002@aeiou.pt

Aguardo contacto, Sir.

 
At segunda-feira, 13 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

B25!

 
At terça-feira, 14 novembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

A propósito de um post anterior, aqui vai uma noticia da edição de hoje d'A Bola

Tinga (ex-Sporting) chamado à selecção brasileira

O médio Tinga, que já representou o Sporting, foi esta segunda-feira convocado para a selecção brasileira, a fim de ocupar o lugar de Edmilson, que se lesionou ao serviço do Barcelona, na partida de ontem frente ao Saragoça.

 
At terça-feira, 14 novembro, 2006, Blogger Férenc Meszarosdisse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At terça-feira, 14 novembro, 2006, Blogger Férenc Meszarosdisse...

Como se vê mais uma vez, nem sempre a selecção brasileira é sinónimo de qualidade. Aí está Tinga a seguir as pegadas de grandes nomes como Gil Baiano, Wilson Gottardo, Antonio Carlos, Christian...

 
At terça-feira, 14 novembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Estou sem palavras, Ferenc e Agoiro Jr. Quero acreditar que será outro Tinga.

 

Enviar um comentário

<< Home