Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

sábado, setembro 23, 2006

Roam-se de Inveja!


É com prazer que divulgo a boa nova: José António Saraiva, um dos grandes pensadores da nossa era, aceitou colaborar com o Mãos ao Ar e escreveu para os nossos leitores uma crónica tão ao seu jeito. Fundador do “Sol”, director inesquecível do “Expresso” e futuro galardoado com o Nobel da Literatura, José António Saraiva (JAS) tem seguramente veia para a escrita – no caso, creio, é a safena interna. A ele cabe a paternidade de algumas das ideias mais arrojadas do nosso século: a fundação de uma nova capital, entre Lisboa e Porto, sensivelmente onde hoje fica o povoado de Merdelim de Alcanena; a fusão compulsiva das candidaturas rivais de Cavaco Silva nas presidenciais para poupar tempo; a elaborada teoria genética segundo a qual os Saraivas (avô, pai e o próprio) seriam particularmente peludos e, como tal, mais aptos para a exibição de comportamentos masculinos.
Quando JAS acusa, os tiranos tremem. Quando JAS ataca, as instituições colapsam com estrondo. Quando JAS escreve, a literatura sofre terrível ataque e esconde-se, angustiada.
Sem mais introduções, eis JAS num rigoroso exclusivo da blogosfera.

Eu gosto muito de futebol. Já o meu pai gostava, mas eu parece que gosto mais. O meu pai era muito peludo, e eu também sou. Mas não sei se isso estará relacionado com o nosso gosto por futebol.
A maior parte das pessoas consegue construir frases com mais do que uma oração. Eu não. Por isso, argumento assim. Verbo a verbo. Mesmo assim, não me queixo. Vão-me lendo. E há muita gente que me elogia. Eu gosto muito quando me elogiam.
Por influência do meu pai, sou benfiquista. Os Saraivas sempre gostaram muito de futebol. E, um dia, eu gostava de provar que foi um Saraiva que inventou o futebol. Isso pode ser impossível? Pois pode. Mas eu gostava de tentar.
O Benfica não começou bem a temporada. Ora, isso é mau.
O Futebol Clube do Porto começou bem. Isso também é mau.
O Sporting começou bem, mas está a piorar. Ora, isso parece-me que já é bom.
Há duas verdades que os portugueses têm de perceber rapidamente: uma delas é que o país não merece uma figura tão genial como eu. A outra é que, quando o Benfica ganha, a economia avança.
Frequentemente, pedem-me números para corroborar as afirmações bombásticas que faço. Era o que me faltava! Eu não presto contas aos leitores. Quanto muito, são os leitores que me prestam contas a mim. Saberão eles a sorte que têm por eu perder tempo a escrever para eles?
Eu costumo tomar o pequeno-almoço na Versalhes. E, como brilhante observador do quotidiano que sou, já notei que, depois das vitórias do Benfica, vendem-se mais rissóis e croquetes. Se extrapolarmos este indicador para outros sectores-chave da economia (como os mercados de automóveis, comunicações, detergentes e panos de louça), verificamos que as vitórias do Benfica são muito positivas para Portugal. E isso é bom!
Não percebo por que motivo os dirigentes desportivos não me pedem opinião mais vezes. Comigo a mandar, o Apito Dourado resolvia-se em quinze minutos. Eu tenho olho para ver quem é culpado e quem é inocente. Mandava prender toda aquela gente ordinária com bigodes e barbas mal arranjadas. Mais aqueles dirigentes saloios de clubes do país rural. Tenho pavor àqueles apelidos de escriturários – ele é o Pinto, o Loureiro, o Machado, o Vieira, o Veiga. Faz falta a gente asseada e culta que eu invento para os meus romances. Não imaginam esta confusão se no futebol mandassem os meus Jacinto e Diogo, pois não? Já vos disse que sou muito peludo?
Não tenho muito mais a acrescentar. Portugal não me merece, mas eu continuo por cá. Tento educar este povo de trogloditas. Sou como o padre António Vieira. Figura ímpar da nossa cultura. Notável narrador da vida social. Pensador sem paralelo. Conselheiro de reis e governantes. Mas basta de falar de mim. O padre António Vieira também foi importante.

46 Comments:

At sábado, 23 setembro, 2006, Blogger leão verdedisse...

Desde a escala do Barbas que não me ria tanto!

 
At sábado, 23 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Apanhaste-lhe bem o jeito. Está lindooooo! O Saraiva é uma besta convencida.Lol

 
At sábado, 23 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

O único problema de imitar o JAS é o efeito secundário.
Agora só consigo escrever assim.
Uma frase de cada vez.
E isso não dá jeito nenhum.
Quero acabar com isto.
Estou farto!
Parem!
Socorro!
Estou preso dentro da caneta do JAS.
... E a caneta está cheia de pêlos.

 
At sábado, 23 setembro, 2006, Blogger dandisse...

LOL

 
At sábado, 23 setembro, 2006, Blogger Rantasdisse...

Ah aha aha
Muito bom!

 
At sábado, 23 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Só percebi que era um artigo da treta a meio do texto. Está muito bem feito.

 
At domingo, 24 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Tiveste graça, mas escusavas de bater mais no rapaz. Acho que daqui a seis meses o gajo em vez de estar no Sol, vai fundar a Nuvem, que será um semanário sem rival aqui e além mar.

 
At domingo, 24 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Caro Bulhão,

Num blog vermelhusco, acabei de ler um comentário de alguém que, abusivamente, assinava com o seu nome.
Tratar-se-á de um impostor ou o meu amigo foi tentar inspirar-se na desgraça do nosso rival?

Cumprimentos
Zé Pedro

 
At domingo, 24 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Chiça, que isto é pior do que a Gestapo! É verdade... ahem... fui lá dizer que o Benfica... cof cof cof.. não jogou pior... cof cof cof.... do que o Sporting. Teve, sim, mais azar!
Espero que consigam encontrar piedade nos vossos corações para me perdoar.

P.S.: Zé Pedro, entraste para a lista negra do Mãos ao Ar...

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger MMSdisse...

Lamento, mas este texto não é do Arq.º Saraiva...

Esta frase é demasiado longa para ter sido construída pelo Arq.º: "Se extrapolarmos este indicador para outros sectores-chave da economia (como os mercados de automóveis, comunicações, detergentes e panos de louça), verificamos que as vitórias do Benfica são muito positivas para Portugal."

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger El Ranysdisse...

Ahahahaha, ganda "saraivada". Bulhão, escreves no Expresso? ;-)

E o que o Zé Pedro nos veio aqui revelar?
O Bulhão foi escrever, num blogue vermelhusco, que o Benfica não jogou pior que o Sporting?

Subiste uns pontos na escala de barbas, bulhão. Procurarei, nos recônditos do meu coração, a piedade pela qual clamas. Mas esquecer, nunca.
Já agora, deixa aí o link para a posta que comentaste, para que todos possamos ver com os nossos olhos (uma vez que a mente se recusa a acreditar).

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Férenc Meszarosdisse...

Se o pai do JAS era peludo, é natural que ele também seja. Afinal, quem sai aos seus não é de Genebra.

Tenho que parar com isto...

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão, esquece aquela conversa do Sol. Estás à pega. E sai de dentro da caneta do homem, que isso não é saudável!

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Vamos então por partes:
1) Não escrevo para o Expresso, el Ranys. Mas já forrei a caixa do meu gato com ele. E aí, meu caro, o Sol não tem qualquer hipótese. O bichano prefere claramente encher de dejectos as crónicas do Miguel Sousa Tavares.
2) Sobre a minha intervenção no "Encarnados", não tenho resposta. Apresento-me perante vós em túnica e com uma corda ao pescoço como o Egas Moniz, pedindo clemência. O Egas Moniz, recordo, foi aquele da lobotomia.
3) Ferenc, já lá dizia a minha avó: cada louco com a sua... Maria.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Bem sei, Helena.
Estar dentro da caneta do JAS parece mais agradável do que realmente é.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Palavras para quê??? Este é o verdadeiro espírito lampião!!! Ainda por cima tem a ousadia imberbe de relembrar mestre Vieira...

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger El Ranysdisse...

O Egas da corda ao pescoço é o da lobotomia.
Este último Bulhão é o basquetebolista de águia ao peito.
O mundo anda louco.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Que maldade!

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão :
Já devias ter aprendido.
Não se vai a blogs lampiões.
Não se escreve em blogs lampiões.
Não se elogia os lampiões.
Pareces pertubado. Enlouquecido. Desfazado. desesperado.
Só encontro uma solução.
um tratamento igual ao apresentado na laranja mecânica.
Uma sala.
Preso.
olhos abertos.
um filme.
O horror.
A tragédia.
O desespero.
A agonia.
Até ao arrependimento total.
Visionamento continuo do sporting 3 - Benfica 6.
Se isto não resultar...

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger El Ranysdisse...

Desculpa lá a crueldade, Bulhão, mas ao quereres induzir deliberadamente os teus crédulos leitores em erro, sou levado a concluir, legitimamente, que é o lampião dentro de ti (o "basquetebolista de águia ao peito") que anda à solta no Mãos ao Ar.
Há que controlá-lo, Dr. Jekyll.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

El Ranys, sem conhecer pessoalmente o Bulhão Pato, tenho notado nele nos últimos tempos uma viragem na sua maneira de ser que nada me espanta que vá aos blogs dos lampiões e que ainda tenha um milhafre dentro dele, marcado pelos tempos em que se escondia debaixo do garrafão do basket sempre mais que três segundos.
Não nos deixemos iludir, já não basta os Paratys e o Ferreiras, ainda nos aparece mais um enganador camuflado em pato!

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Se me permitem recordar, estávamos a malhar no Saraiva que é muito mais saudável.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Sim Bulhão, pelo menos o Saraiva não vai aos blogs vermelhuscos, sempre é um pouco mais saudável.
Como diria o LFV, ainda estou estupidofacto com o Bulhão.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Paulo Rolãodisse...

Traidor!!! Estou indignado! Foste ao "Encarnados"?! Não estava à espera, Bulhão. Ainda por cima para escreveres alarvidades. Admito que também não percebo tanta contestação ao F. Santos (é um incompreendido), mas dizeres que foi um tremendo azar aos duas bolas ao poste é imperdoável. Na primera, o Luisão faz a sua já habitual falta; na segunda, não é azar, é nabice.

P.S - E isto que não se repita mais vezes, sob o risco de sofreres represálias

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger El Ranysdisse...

Arrependei-vos, Bulhão.

Repetirás por 100 vezes, em penitência, o seguinte:

O Benfica joga sempre pior que o Sporting.

E o Leão todo-poderoso, na sua infinita bondade e misericórdia, decerto te perdoará.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Sancho, lembras-te dos tempos em que eu te defendia quando eras injustamente acusado de agoiro?
Estou contigo, e como "opinador" deste blog desde a primeira hora, quero a retractação urgente do Bulhão, sob pena de poder achar que ele é um enganador de verdade.

PS) Foste mesmo tu Bulhão?

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

A esta hora está o Pedro Neto intrigado com os 400 gajos que lhe apareceram no "Encarnados"!

Sancho,
Não queres seguramente que revele à estimada audiência que tu és amigo do Gaspar Ramos? Ooops. Já contei. Desculpa lá.
E agora linchem-no (e lixem-no) a ele, bando de abutres.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Paulo Rolãodisse...

Desconheço do que falas...
Quem é esse tal de Gaspar Ramos?!

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Certo... Certo... Nem eu vos vi anteontem na esplanada de Cascais aos segredinhos! Só tenho pena que os leitores não conheçam essa tua faceta.
Não sou eu que tenho convite para assistir ao Benfica amanhã, pois não?

Já lá dizia a minha avó:
Em havendo salgadinhos e camarão,
o menino Sancho torna-se um aldrabão!

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Paulo Rolãodisse...

Caros leitores, o Bulhão enlouqueceu. De vez. Abri uma conta especial para que vocês - todos aqueles que recordam o velho Bulhão sportinguista - possam contribuir para a sua cura, pelo menos parcial. Não se esqueçam: ele precisa mesmo de ajuda. Está contaminado com o vírus "lampionus": não só vai ao "Encarnado" como, até (admitido pelo próprio) recebeu um convite (e foi!) ao pré-fabricado de Carnide.

P.S. - Afinal, quem é mesmo esse Gaspar Ramos?!

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

No metro, sais no Alto dos Moinhos ou no Colégio Militar e andas um bocado. Depende da bancada para onde vais.
Ah, é verdade!
Tens convite.
Pode ser que o Gaspar te dê boleia.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Férenc Meszarosdisse...

A ingratidão faz o ladrão! Não esqueçamos o contributo do Gaspar Ramos para o futebol português. Não foi ele o esbirro de Artur Jorge no banco do Benfica na sensacional e histórica delapidação do plantel? Não foi o Gaspar Ramos que levou para lá o Luiz Gustavo por troca com uma mão cheia de gajos? Mais Marcelo e Paredão? E King? E Paulo Pereira? E Marinho? Amigo verdadeiro vale mais que um pinheiro. Ah ganda Gaspar! Sancho, venham de lá esses ossos, homem!

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Porra. O Sancho também é lampião??? Mas há alguém do Sporting nesta casa????

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Ferenc,
Creio que a expressão correcta é: venham de lá esses ovos!
Assim se fala em bom português!

P.S.: Subscrevo totalmente a apreciação do contributo do Gaspar. Mas, mesmo grato, eu nunca o abraçaria carinhosamente, nem nunca — ênfase no "nunca" – o trataria por "meu querido Gaspar". Mas enfim, isto sou eu. Outros não terão os mesmos critérios.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Paulo Rolãodisse...

F***-se! Depois do Bulhão querem dar comigo em louco? Acho que nunca fui tão insultado na minha vida! Caramba, pé, o emblema dos 50 anos não provam nada?
Amiguinho JJ, é verdade que já estive na Luz, mas na velhinha, que era um estádio a sério (aliás, nunca lá vi o Sporting perder), mas recuso linearmente ir a esta homenagem ao cimento que vocês chamam de catedral - e muito menos contigo.

Já agora, algém me explica QUEM É ESSE TAL DE GASPAR RAMOS?!?!

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Viram? Viram? "Um estádio a sério".

E depois diguem... perdão.... digam… que sou eu!

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Blogger El Ranysdisse...

"Zangam-se as comadres, sabem-se as verdades", já dizia a minha avó que, como a avó do Bulhão, também dizia coisas destas, inteligentes.

E a penitência sugerida, Bulhão?
Não pareces arrependido, vil pecador, antes mais interessado em apontar o dedo ao Sancho.

Vá, repitam comigo (o Sancho também, por causa das coisas), para que se expulse de vez o demo deste blogue de gente de fé:
"Em cada lampião, há um..."

hein?...não?...parece mal?...Ora!

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão Pato é blogger. Como blogger faz vários "posts". Os "posts" são muito bons ou brilhantes. Este é um "post" brilhante!

Parabéns mais uma vez! Mais um daqueles mitos desmontados! E isso é bom!

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Apredisse...

Extraordinário como se pode perder tempo a ler um individuo como este JAS, para se poder caricaturá-lo tão fidedignamente.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão, és um grande artista. O Sancho não merece esta humilhação. Eu sei o quanto ele odeia os lampiões. Acreditem no Sancho, ele é um leão puro. Quanto ao Bulhão, o tal do "Encarnados", estou muito triste com esse rapaz, que também me confidenciaram ser simpatizante dos pastéis, aliás o clube satélite dos lampiões.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Que lavagem de roupa suja... são, "ambos os dois" (parafraseando LFV), piores que o mesmo e o Major ditador a trocarem insultos vis.

Lamentavel!

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Vocês não se metam comigo! Estou a avisar [voz mais grossa]. Não se metam comigo.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão, vejo ai a falta de predigotos. Assim não é a mesma coisa, vai lá vestir a camisola de alças com o milhafre ao peito e tenta novamente.

ohh desilusão...

 
At quarta-feira, 27 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

O José António Saraiva é um convencido, e o "Sol" um tablóide não só no formato como no conteúdo. Consegue ser pior que o "Expresso". No entanto, o JAS não é do Benfica, é do Belenenes. Do mal o menos.

 
At quarta-feira, 27 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Eu sei. Mas pareceu-me que assim criava mais efeito dramático! Limei a verdade ao sabor dos meus interesses estilísticos.
Se o Eça fosse vivo, faria o mesmo...

Abraço!

 
At quarta-feira, 27 setembro, 2006, Blogger Pedro Netodisse...

Não tentes enganar o pessoal, Bulhão!
As tuas visitas ao "Encarnados" são bastante regulares, e não vem mal ao Mundo se o admitires publicamente.

Achei estranho o comentário - como te disse na respectiva resposta - mas como o mesmo foi respeitoso, espero que repitas a dose.
Apesar dos laivos doentios de que muitos da tua "espécie" padecem és um tipo com piada e educado, por isso és bem-vindo ao meu estaminé.

Cumprimentos

PS: Por acaso noto uma afluência anormalmente elevada nas visitas diárias mas já se mantém desde o inicio deste mês - um dos melhores de sempre - e não está relacionada com o referida prosa "bulhiónica".

 

Enviar um comentário

<< Home