Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

terça-feira, setembro 26, 2006

Das Hienas e dos Gnus

A natureza tem um sentido de humor cruel. Só assim se explica que a desgraçada hiena, senhora de discutíveis performances sexuais, tenha sido colocada na mesma savana que os promíscuos gnus para quem qualquer gramínea serve de colchão. Naturalmente, quando se é gnu, a coisa até tem alguma graça. Mas admitamos que, da perspectiva da hiena, a vida poderia ser mais alegre. Bem pode ela tomar uns pozes caros com’à fortuna que isto da selecção natural só vai à conta de cunhas e o gnu, está bem de ver, tem melhores conhecimentos.
Porque vos conto isto? Porque, na minha douta opinião, o futebol tem injustiças semelhantes. Há jogadores que deixam praticamente a pele em campo, que lutam bravamente por cada centímetro quadrado, que se empenham até à exaustão. Outros há, mais ligeiros, que confiam na capacidade de adaptação sem esforço, no instinto e não no treino, no golpe de oportunidade e não nos movimentos já rotinados. Pontualmente, a sorte sorri a estes últimos. Uma vergonha? Já lá dizia a minha comadre que, nisto da vergonha, cada qual toma da que gosta!
Anderson Polga é um defesa esforçado. Se eu mandasse (e é certamente por isso que eu não mando!), ele teria sido dispensado pelo menos duas vezes: quando se recusou a jogar no último jogo do campeonato 2004/2005 e quando deliberadamente optou por facilitar o despedimento de Peseiro (vide Halmstad; ou Paços de Ferreira!). Infelizmente, Polga ficou.
No futebol do Sporting, há hoje duas verdades absolutas:
1) Um dia, o Ricardo vai acertar o tempo de saída a um cruzamento.
2) O Anderson Polga nunca marcará um golo na vida!
Admito que a primeira lei pode merecer algum debate, mas a segunda é inapelável. Polga é a hiena do futebol mundial. Nunca vai f... perdão… Nunca vai picar o ponto (controlemo-nos, que isto dos blogues também tem público infantil!).
O próprio Polga já terá reconhecido a inquestionável lei da natureza. Gradualmente, terá até aceite a impossibilidade. Mas a natureza, repito, pode ser particularmente cruel. E, gozona, colocou ao lado do Polga um defesa que marca golos mesmo quando não quer. No ano passado, o Tonel marcou um dos golos mais incríveis que vi: no Restelo, depois de oferta do Marco Aurélio (obrigado, Marco. Aquele abraço!), lançou-se, desengonçado e, num improvável pontapé de escorpião, marcou golo. Pouco depois, frente ao Boavista, marcou também de calcanhar, em lance de discutível intenção.
Este fim de semana, o Tonel nem estava para se chatear. Estava frio, chovia a cântaros. Fizeram-no sair do banco, os estupores! Entrou em campo, pouco convicto e encharcado até aos ossos. Participou sem convicção no primeiro lance de bola parada e viu o destino premiá-lo com uma bola saltitona mesmo à sua frente, depois de oferta do guarda-redes (aquele abraço, Paulo!).
Marcou golo.
Não posso jurar, mas quase garanto que o primeiro sorriso do Tonel foi na direcção do Polga.

32 Comments:

At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Apredisse...

Em relação às verdades absolutas do Sporting, discordo em absoluto da 1ª, e da 2ª também, mas menos.
O Polga é um jogador excepcional, campeão mundial pela selecção do Brasil, um jogador de classe, com tiques de jogador vulgar por ter jogado tantas vezes com o Beto.

Mas o Tonel é melhor, aliás à frente do Marco Aurélio da época 2005/2006, qualquer jogador faria boa figura, senão porque acham que o Belenenses foi buscar o vosso bem conhecido Costinha, e eu que tenho 'o sentimento' que conhecem pelo Ricardo, considero aquele o melhor guarda redes do Belenenses dos ultimo anos.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Lady Aboo Rougedisse...

Tonel, meu grande gnu.
Realmente a 1ª verdade é indiscutível. O Ricardo, no sporting, mais parece o coelho de Lewis Carroll em Alice no país das maravilhas.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Baratadisse...

Partilho a ideia que o Polga, qual Hiena, nunca irá sentir o prazer do orgasmo no golo.

Os jornalistas (sempre eles...) quiseram fazer-nos pensar que ele marcou um golo pelo Sporting. O ano passado, Sporting - Santos, nos EUA. Resultado final foi 5-3 e rezam as crónicas, Polga marcou.

No entanto, a RTP, sempre presente, mostrou 7 golos desse jogo. E qual faltou? Esse mesmo...

Força Polga!

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Conandisse...

lamento informar mas polga já marcou um golo pelo sporting. Foi num jogo treino nos estados unidos, creio que o ano passado, em que ,salvo erro, o sporting marcou 3 golos. Não me recordo do nome do adversário. Julgo ter sido uma equipa brasileira. Simplesmente a televisão não captou imagens do golo dele. Deram os outros mas o do Polga foi censurado. Será de propósito para fazer crescer a lenda ?
Já o nosso Rodrigo têm marcado lindos golos.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Em rigor, o Polga marcou mesmo um golo. Mas não sei se conta.
No desempate da meia-final da Taça de Portugal do ano passado (aquele abraço, Olegário), ele marcou um penalty ao Baía.
Mas sinto-me tentado a concordar com o Barata: foi muito estranho que a RTP não tenha mostrado o golo do Polga contra o Santos. Aconteceu mesmo?

Lady aboo: eu bem queria responder, mas depois olho para a fotografia e desvio o olhar. Arrrrghhh!

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger NMBdisse...

O Polga, ou o "Xô Polga", como diz amiúde o sempre moderado e bem disposto Dias Ferreira, é um dos meus ódios de estimação.

É muito mauzito... e o melhor que faz (e até está a fazer) é ter uma prestação mediana.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Pibermandisse...

Sinceramente não sei o que pensar do Polga.
Do Tello sei! Magnifico jogador, pé esquerdo sublime, um génio mesmo, no extremo oposto temos Miguel Garcia, o Heroi de Alkmar, um magnifico cepo, caceteiro impar no SCP. Polga estará no meio, não lhe peço golos, só lhe peço que não facilite a vida ao avançado contrário numa das suas inépcias mentais.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Sancho Urracodisse...

Cambada de ingratos! Não merecem o jogador que têm!
Se, como diz o Bulhão, contribuiu para o despedimento do Peseiro, foi um favor que nos fez. E, a fazer fé nas típicas profecias erradas do Bulhão, não se surpreendam que ele marque um golo nos próximos tempos. Se calhar já amanhã, em Moscovo...

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Pibermandisse...

O Sancho é um crente...se acertares, lanco o repto de colocares aqui 5 números de 1 a 49 e mais 2 números de 1 a 10.

folgo em ver que não há post a vaticinar a derrota do desportivo de Carnide hoje. Normalmente os prognósticos do Bulhão são tão acertados (the irony)

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Lady Aboo Rougedisse...

E os prognósticos para esta ronda europeia, no que concerne aos clubes portugueses?

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Não faço, caro amigo/amiga. Bem escaldado fiquei eu no ano passado.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Juvenenodisse...

Mais uma tentativa de desestabilização ao Sporting da parte do Bulhão.Este adepto(???)não merece um jogador como o Anderson Polga, se calhar prefere o outro Anderson da segunda circular, esse sim uma verdadeira merda de jogador.
Quanto ao Ricardo, será que o Bulhão ´+e afilhado do Baía?

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Conandisse...

benfica 0 - Manchester 4
Arsenal 3 - porto 0
Spartak 0 - SPORTING 2(golos de TELLO)

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Por acaso, o Juveneno tem razão. Há alguém no Sporting de que tu gostes? Sò dizes mal.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Por acaso, é verdade. Fiquei amargo com a idade.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Jay Jay Okochadisse...

Entre Polga e António Leonel venha o diabo e escolha. Confessem lá. Gostariam tanto de ter o grande-super Luisão.
Marca golos, defende bem, tem boa atitude para os colegas e para os treinadores. Depois de Ricardo, Mozer e talvez Aldair, é o melhor defesa central que jogou em Portugal.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Chalanadisse...

Ah ah ah! Há dissidências entre os lagartos! E o lagarto mor, o mais verde e repelente, lidera o motim. Chorem répteis ordinários. O Polga é o verme mais nojento da longa lista de vermes que vocês já tiveram.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Vermes, lagartos, répteis??? Não fumas mais nada hoje!

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous jlafdisse...

Tens assim tanta fé na 2ª lei? Então toca a doar O testículo à ciência!
O Polga já marcou sim, nas Antas no ano passado e de costas para a baliza!

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Escuto o repto e aceito-o de bom grado.
Se o Polga algum dia marcar um golo, na baliza certa, ao serviço do Sporting, doarei o testículo que me resta à ciência.
Que ela o use com tino – é o meu desejo!

Aliás, aproveito para referir que o Sancho adere também entusiasticamente à iniciativa. Um golo do Polga vale a doação do pâncreas do Sancho.
Está velho, ressequido e gasto, mas o pâncreas está em bom estado! Eh eh eh eh!

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Sancho Urracodisse...

Estás esclerosado, Bulhão. Lembro-te que já não tenho pâncreas: perdi-o numa aposta em que o doava se o Liedson marcasse mais que uma vez golos nas barbas do Luisão.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Juvenenodisse...

O Jay Jay e o Bulhão começam a tornar-se semelhantes.
Oro por ti Bulhão, não te auguro nada de bom.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Juvenenodisse...

Anónimo, não é por acaso que eu tenho razão. Passo a informar-te que sou como aquele gajo de Boliqueime. Nunca tenho dúvidas e raramente me engano.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Pibermandisse...

Eu diria que o Gay Gay e o Bichana são redundantes, gente ignóbil

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Aproveito para acrescentar que o Juveneno aderiu também entusiasticamente à campanha e doará à ciência três dos seus vestidos de trabalho em veludo cotelê. Será doloroso trabalhar no Inverno envergando apenas tecidos de chita no Conde Redondo, mas é um sacrifício que ele faz alegremente pelo Sporting.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Juvenenodisse...

Bulhão, passo a informar-te que passas por estar desactualizado. O vestido que eu agora uso é de setim...fio.
Quanto às doações, é melhor continuares a dar para os peditórios dos Jay Jay e dos Chalanas desta vida. Começas a rever-te no clube do garrafão. Parabéns pelas tuas novas amizades "encarnadas".

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Biltre!

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous Juvenenodisse...

Conheci foi o Bilro. Foi da formação do Sporting, o meu clube e o do Sancho.

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Anonymous jlafdisse...

Ora aí está!
Rendas de Bilros! Aí está uma moda que pode pegar no C Redondo!

 
At terça-feira, 26 setembro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Brilhante!

 
At quarta-feira, 27 setembro, 2006, Anonymous Juvenenodisse...

Jlaf, não te ponhas a dar sugestões ao Bulhão. Ele parece ser rapaz de convicções pouco vincadas e é bem capaz de aceitar esse teu repto. Começou por adjectivar de BRILHANTE o teu post. Espero que não tenhas começado aqui um problema de consciência para o camaleão que lidera este blog!

 
At quarta-feira, 27 setembro, 2006, Anonymous rrdisse...

Eu estou de acordo com o Jurássico Sancho: isto hoje vai dar golo do Polga em Moscovo.

Mas infelizmente vai ser no momento em que a Sportv vai perder o sinal (problemas aos quais eles serão, como sempre, alheios) e nunca veremos o golo...

Força Polga... algum dia conseguirás!!!

 

Enviar um comentário

<< Home