Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quinta-feira, agosto 31, 2006

O Genro Ideal

Não consigo odiar Fernando Santos. Como treinador do Sporting, guardei-lhe algum rancor, mas aquela expressão aterrorizada, personificação de um cachorro ensopado até à medula, sempre me comoveu. Os olhos marejados de lágrimas dão invariavelmente vontade de lhe pespegar duas lambadas carinhosas nas beiças. Os benfiquistas conhecem bem a sensação.
Fernando Santos é o típico homem que desejamos para genro: conversa pouco, mantém uma distância respeitosa e guarda-nos uma fidelidade canina. Não lhe passa uma ideia javarda pela mente e, se passar, ele afastá-la-á com incontida repugnância.
Há quem diga que, para ser treinador, é fundamental saber treinar equipas. Pelo menos, lá fora é assim. Cá em Portugal, não é obrigatório. E Fernando Santos provou-o. Falhou com estrondo em todas as paróquias onde pregou (sim, um título nacional em três temporadas no FC Porto é vergonhoso!), mas os presidentes adoram-no. A sua submissão impede-o de apontar responsabilidades aos outros e ele, como o redentor na Via Dolorosa, alomba piedosamente a cruz. A dele e a dos outros. Comovente quadro, este! Já vi episódios menos nobres lançados na tela.
Ateu como sou, sempre me intrigaram estas figuras que depositam nos céus a sua fortuna e que esperam recompensas pelo sofrimento auto-infligido. Há três anos, em Moreira de Cónegos, o Sporting foi roubado indecentemente pelo Martins dos Santos que, no mesmo minuto do jogo, transformou uma vitória «leonina» numa derrota. Mesmo para quem está habituado a estas burlas, aquele gamanço foi especial. No final do jogo, Fernando Santos mostrou-se infeliz como sempre, torcendo nervosamente o nó da gravata. Podia ter protestado, mas a crítica não cala bem com a sua natureza. Comeu e calou, certo de que para os bem-aventurados está guardado o reino de Deus. Até pode estar, reconheço. Mas eu acredito que, pontualmente, tem mais graça ganhar campeonatos.
Em garoto, o Fernando olhava em volta e via os amigos que aspiravam vir a ser como o Eusébio, o Fernando Tordo ou… a Tonicha (drama raro, mas não inédito, ou julgam que o filho do Nené foi o primeiro transformista do país?). Angustiado, Santos voltava para casa e rezava, rezava muito. Quem dera ser um dos pastorinhos!
Fernando Santos é um daqueles ingénuos úteis de que falava Lenine. Foi para a Grécia encantado com a oportunidade horrorosa que Pinto da Costa lhe arranjou para o despachar. Pediu reforços ao AEK e deram-lhe sempre outros nomes. Santos nunca se lembrou que já os antigos desconfiavam dos gregos portadores de presentes (um bocadinho de cultura clássica não aleija, ó massa bruta!)
Agora no Benfica, a imprensa conta-nos que Santos está encantado. Voltou a ajudar os pobrezinhos e a animar as sessões de canasta do Centro Paroquial da Reboleira (não estou a brincar, li mesmo isto). Faz ele muito bem. Enquanto se envolve com as cartas da canasta, a pessoa não se mete em coisas más, como as drogas, o CDS-PP… ou o Luís Filipe Vieira.

14 Comments:

At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Deves estar enganado. O único clube onde o F.S. não ganhou nada foi... claro claro... no Sporting. O teu clube é um cemitério de treinadores. E isso é não dizes.

 
At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Anonymous Anónimodisse...

exactamente...

 
At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Anonymous Anónimodisse...

"Enquanto se envolve com as cartas da canasta, a pessoa não se mete em coisas más, como as drogas, o CDS-PP… ou o Luís Filipe Vieira."

Penso que há duas coisas ai que estão intrinsecamente ligadas, não sei quais, mas estão.

Jay Jay Balde de Cimento, espera sentado que no Recreativo Filármonico da Luz, vai ganhar um bilhete de volta para as ilhas Gregas (tenho inveja, confesso!)

 
At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão,
Nao tinha essa ideia do Nandinho...a imagem que tenho dele é estar sempre com azia. Quer ganhe, quer perca. Mas acho que ele nao se quixava das arbitragens qd estava no SCP porque sabia que as derrotas do Sporting ajudavam os lamps, o clube do seu coração. Estou para ver se agora vai fazer o mesmo...

 
At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Anonymous Anónimodisse...

"animar as sessões de canasta", não é esse 1 pré-requesito para ser treinador do benfica para melhor entender a mentlidade dos benfiquistas? É que, de momento, não me recordo de nenhum que não tivesse aspecto disso!

off the topic
ontem tive a reler posts antigos e, não deixei de pensar, o seguinte: o sancho urraco foi ver o sporting-porto contigo, não foi? Só assim se explica a derrota!

 
At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Foi, Dostoievsky. Claro que foi.
O gajo transmite tanto azar que, se se metesse no negócio das agências funerárias, Portugal deixaria de ter óbitos.

 
At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Parabéns. Foi a primeira vez que vi juntos no mesmo texto a Tonicha e o Lenin. Nunca pensei que fosse possivel!
Boa prosa.

 
At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Anonymous Anónimodisse...

É a primeira vez que comento um blog de futebol, mas não posso deixar de o cumprimentar. O texto está genialmente construído. Estruturado com ritmo e muita piada, acaba com uma punch line que me deixou agarrada à barriga a rir. Parabéns.

 
At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Isto nõ é um blog. É um bordel. Toda a gente se apalpa em elogios e esquecem-se que, por trás das palavras bonitas, esconde-se um vazio de ideias. Como o JJ Okocha disse, o Fernando Santos só não ganhou no clube do WC. No resto, amealhou sempre. E no Benfica vai ganhar os próximos três campeonatos. Escrevam o que vos digo.

 
At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Blogger Paulo Rolãodisse...

Agradas-me, Chalana. Gosto das tuas certezas. Três campeonatos? "Só"?! E tenho pena que só agora tenahs chegado à conclusão de que isto é um blogue de futebol. Não é, nem nunca pretendeu ser. É apanas um bordel disfarçado de blogue. O que acho estranho é que, sendo tão vazio de ideias, venhas aqui diariamente...
Será que é a tua fonte de inspiração?

 
At quinta-feira, 31 agosto, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Ainda não percebi se tu escreves posts ou comentários, urraco. Só te vejo a bla bla blar aqui, na página dos comentários. Rica vida!

 
At sexta-feira, 01 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

O Chalana, escreveu que o Santos vai dar os 3 ao Benfica, ou tirar os 3 ao Benfica?

Curiosa a escolha do n.º

 
At sexta-feira, 01 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

O jó jó da brocha e o pedófilo chalana vêm para aqui debitar palha, mas não devem ler os posts - têm muitas letras, sentido de humor, aquelas coisas que os adeptos do glorigozo não alcançam...
Voltem lá para as obras, continuem a coçar o tomatal e escarrar para o chão, enquanto enfiam a unhaca do mindinho na orelhona à vieira... sejam naturais, portanto...

 
At sábado, 02 setembro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

O benfica vai ganhar os próximos 3 campeonatos? Ahahah... Não ouvia uma tão boa desde aquela velhinha que dizia "O padre Frederico não pode ser pedófilo, então ele é padre!"...

Ai que estou aqui que nem posso de tanto rir.. O benfica a ganhar 3 campeonatos de seguida... Ahahha...

 

Enviar um comentário

<< Home