Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

terça-feira, maio 02, 2006

Deixa-me rir

Koeman faz-me rir. Mas, reconheço, já lhe achei mais piada. Dá-me prazer recordar, nas conferências de imprensa depois dos jogos, aquele ar acabrunhado de doninha-almiscarada para justificar as decepções que lhe vão na alma, as desculpas esfarrapadas e o número de vezes que atirou a toalha ao chão para no dia seguinte inflectir o discurso. Koeman até me parecia, inicialmente, um tipo simpático: sorriso bonacheirão, bons modos, casaco de bom corte a condizer com a gravata, aquele ar de lagosta suada que tão bem fica nos europeus do norte. Parecia um “gentleman e cultivava o mesmo “fair-play” que lhe reconheci enquanto jogador. Ficou-lhe bem, mesmo que à força de uma evidência incontestável, ter reconhecido a superioridade do Sporting no “derby” da Luz, mas depressa lhe passou a lucidez e a coerência. Koeman ficou desorientado, agressivo, irritável e irritante. E teimoso que nem uma mula – sem ofensa para os quadrúpedes.
No último fim-de-semana, o Koeman-justiceiro conseguiu o feito de ter proferido a frase mais ridícula da época inteira. Pelos vistos, os golos do Sporting em Vila do Conde fizeram-no rir. Parabéns, a mim também, embora por motivos diferentes. Habituado a um país de brandos costumes, onde as vaquinhas convivem alegremente com os moinhos, deu-se conta de que, agora, está a trabalhar num país pouco civilizado habitado por sujeitos boçais e grosseiros e que todos, mas todos, estão decididos a montar uma conspiração à escala universal só para o tramar. Os árbitros, quando não beneficiam o Benfica, erram, mas os mesmos árbitros, quando beneficiam os “encarnados”, têm actuações isentas e não merecem reparos do treinador. Depois dos árbitros e fiscais-de-linha, são os jogadores das equipas contrárias. Que injustiça, clama Koeman do alto do seu pedestal: as outras equipas só jogam bem contra nós, os malvados! Contra os outros é só facilidades, até parecem que perdem de propósito.
Acho que Koeman não acredita, sequer, naquilo que disse. Seria demasiado imbecil. Os jogadores do Rio Ave perderam de propósito? Apeteceu-lhes, assim de repente, descer para a Liga de Honra? É verdade que os golos do Sporting foram facilitados, mas não o foram nem mais nem menos do que os jogadores do Benfica fizeram com o Gil Vicente, com o Marítimo, com o Guimarães e, sobretudo, com o Sporting. Será que Luisão, a avaliar pelas vezes que Liedson faz dele o que quer, é o chefe desta quadrilha conspiradora para tramar Koeman? E o treinador holandês nem sequer tem moralidade para falar de jogos em Vila do Conde. Aí, não foi foram necessários deslizes dos débeis defensores locais, o árbitro encarregou-se de dar uma ajudinha. Se se consumar a provável descida de divisão do Rio Ave, os adeptos locais não devem pedir satisfações aos jogadores que erraram com o Sporting, mas sim à forma como lhes foram sonegados 3 pontos preciosos no jogo com o Benfica.
Koeman remete-me directamente para a célebre música de Jorge Palma. Esta história não é, realmente, tua. O Koeman-treinador é uma sombra do Koeman-jogador que admirei no PSV e no Barcelona. E, como concordam muitos benfiquistas, não faz cá falta nenhuma.

24 Comments:

At terça-feira, 02 maio, 2006, Blogger Nuno Moraes Bastosdisse...

Aposto o passe do Tello em como o porquinho Babe se desfaz em desculpas esfarrapadas - sempre a coberto de convenientes erros de tradução - como antes o fizeram Nuno Gomes e Petit...

 
At terça-feira, 02 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

O KU...MAN ESTÁ NO CLUBE DA ARRUAÇA, PORTANTO TUDO NORMAL.
O VEIGARISTA MANDA E O RAPAZINHO LADRA.

 
At terça-feira, 02 maio, 2006, Blogger Pedro Netodisse...

A frase mais ridícula da época inteira é, de longe, de FSF com:

"Peyroteo é o melhor jogador português de todos os tempos"!

Quem?

PS: E um post para o frango mais patético do ano, quiçá dos últimos 4/5 anos?

 
At terça-feira, 02 maio, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

Sim, o Koeman faz rir muita gente. E tu, Sancho, também tens a tua graça com certas patetices (o Rio Ave vai descer por causa dos 3 pontos sonegados no jogo com o Benfica?! Brilhante...). Mas, sobretudo, o Labreca, esse pândego, é quem mais me alegra. As saudades que eu tinha de uma labrecada à moda antiga. A de ontem foi de mestre.

Quanto ao resto: o Rio Ave, á imagem do Belenenses, faz sempre 2 jogos por época - nos Arcos, contra o Benfica, e no Estádio da Luz, contra o mesmo. É tendência genética, herança tauromáquica, qualquer coisa do género. Marram com o vermelho...

Aliás, o Liedson - também conhecido como criptonite do Luisão - padece do mesmo mal. É tão bom, tão bom, tão bom, que, com o Nuno Amelinha Gomes (!!!!) lesionado desde os 20 minutos do jogo do Restelo, tem o mesmo número de golos que esse goleador-nato e infalível que é o 21 benfiquista. Acrescente-se que, dos 15 tentos que apontou, três (um quinto) foram contra o Benfica. Olé!

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Blogger CCdisse...

Ó Pedro Neto,isso é mesmo a tua cara ou puseste essa fotografia só para gozar com o pessoal?

:)

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

"In the summer of 69"

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

"18 till i die"

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

"When you're gone"

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Blogger Lars o Kirkdisse...

Descanca sancho, ainda havemos de ver o Kuman a dar entrevistas em talk shows na TV Portuguesa a fazer-se ao piso. Do tipo:

"Ah e tal... gostei muito do futebol Portugues, adorei viver em Lisboa, gostaria muito de ter uma nova experiencia aqui... Gosto muito do Sporting, um grande Clube, com uma grande escola de futebol, ao nível do meu Ajax... Sim! claro que gostava de treinar o Sporting. Quem não gostaria?

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Aos leitores, o meu pedido de desculpas por esta mensagem privada
--------------------------
Sancho,

Pela ultima vez, escusas de mandar SMS. Eu recebo-os, mas nao consigo responder aqui. Volto na quinta a noite, via Londres. E, ja agora, lava os pratos e os copos e muda a roupa da cama antes de eu chegar.
Outra coisa: ha aqui uma polaca que me levava ao altar. Se eu nao fosse ja casado ou se a bigamia ja fosse autorizada. Ou se eu falasse polaco. Ou se ela conhecesse musicas do Jorge Palma (antes da fase "Estou tao velho e gasto que vou remexer nos caixotes do lixo antes de gravar mais um album").
Abracos.

----------------------------------
Fim da mensagem privada. As nossas desculpas por esta interrupcao. Ja de seguida, um novo single de Bryan Adams.

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

Bastante gay esta mensagem.

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Quem foi Peyroteo??
Oh Pedro Neto, q defendas o teu clube e o rapaz moçambicano ainda vá lá, agora divulgares toda essa ignorância é q era dispensavel...

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Blogger Pedro Netodisse...

JLAF:

Pelos vistos não sabes que o Peyroteo nasceu em Angola.

Sei que foi um bom jogador mas nem é o melhor de sempre do Sporting - escolher entre Oliveira, Manuel Fernandes e Jordão.

Compará-lo a Eusébio não é desrespeito, é plena estupidez - o que parece ser um caso crónico de FSF. Aliás, o Peyroteo não merecia tal sacanice.

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

She says her love for me could never die
But that'd change if she ever found out about you and I

Oh - but her love is cold
It wouldn't hurt her if she didn't know, 'cause...

When it gets too much
I need to feel your touch

I'm gonna run to you
I'm gonna run to you
Cause when the feelin's right I'm gonna run all night
I'm gonna run to you
She's got a heart of gold she'd never let me down
But you're the one that always turns me on
You keep me comin' 'round

I know her love is true
But it's so damn easy makin' love to you

I got my mind made up
I need to feel your touch

I'm gonna run to you
Ya - I'm gonna run to you
Cause when the feelin's right I'm gonna stay all night

I'm gonna run to you
Ya - I'm gonna run to you
Oh when the feelin's right I'm gonna run all night
I'm gonna run to you

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Blogger Paulo Rolãodisse...

Deslindemos a questão: duvido muito que tanto o Pedro Neto como o jlaf tenham alguma vez visto jogar o Peyroteo. Eu também não, mas sei que foi um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos. Na época, era o mais detacado de todos, fez parte dos Cinco Violinos e é, ainda, o maior goleador do Sporting de sempre.

Agora só para o Pedro Neto: Eram jogadores distintos em épocas completamente diferentes, mas ficas a saber que Peyroteo tem uma média de golos bem superior à do Eusébio (não contabilizando os golos que este marcou com a camisola do Sporting de Lourenço Marques)

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

I could start dreamin' but it never ends
As long as you're gone we may as well pretend
I've been dreamin'
Straight from the heart

You say it's easy but who's to say
That we'd be able to keep it this way
But it's easier
Straight from the heart

Give it to me straight from the heart
Tell me we can make another start
You know I'll never go
As long as I know
It's comin' straight from the heart

I'll see you on the street some other time
And all our words would just fall out of line
I was dreamin'
Straight from the heart

Give it to me straight from the heart
Tell me we can make another start
You know I'll never go
As long as I know
It's coming straight from the heart

Give it to me straight from the heart
Tell me we can make one more start
You know I'll never go
As long as I know
It's coming straight from the heart

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

Lindo. Mais uma discussão para decidir quem foi melhor: Eusébio ou Peyroteo. Ó, meus amigos, deixem-se lá disso: pronto, o Peyroteo foi melhor. Levem lá a bicicleta. Aliás, em toda a parte, mesmo no estrangeiro, o maior símbolo do futebol português foi, é e será o Peyroteo! Tenham dó...

O mais grave, no meio de tudo isto, é que dou por mim a escarnecer de um senhor que, muito provavelmente, terá sido um grande craque para o seu tempo e que me merece respeito. A culpa não é dele e, bem vistas as coisas, também não será minha. Será de quem entra pelos caminhos do ridículo. Tenham juízo...

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Blogger Paulo Rolãodisse...

Por uma vez na vida, concordo em absoluto contigo, guitarrista. Por mim, não pretendi sequer iniciar qualquer discussão, até disse que eram jogadores distintos em épocas completamente diferentes. Foram dois grandes senhores do futebol português, cada qual marcou uma era, ainda que Eusébio seja o maior símbolo futebolístico português.
E não quero ganhar nenhuma bicicleta. Aliás, tenho aversão a símbolos com rodas de bicicleta

 
At quarta-feira, 03 maio, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

Sim, Sancho, eu sei que preferes felinos. Gostos...

 
At quinta-feira, 04 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

A questão q eu estava a discutir não é sobre quem foi melhor mas sim sobre o "Quem é Peyroteo?"
Existem poucas imagens de jogos dos 5 violinos, infelizmente. Mas para a época deviam ser muito bons e diz-se que Peyroteo era o melhor do quinteto.
A reacção à comparação com Eusébio é semelhante à dos brasileiros quando de compara este com Pelé. "Quem?"

 
At quinta-feira, 04 maio, 2006, Blogger Lars o Kirkdisse...

Lamento desiludir-vos caros bloguistas mas... estão todos errados. Dos cinco violinos o mais notável era indubitavelmente o José Travassos, para os fans, "O Zé da Europa". O Peyroteu era um magnifico ponta-de-lança, um finalizador ao nível de um Jardel desintoxicado. Mas o grande motor da equipa era o Zé!

Espanta-me que Sancho, tendo vivido essa época, consiga ter falhas de memória destas. Qualquer dia já nem se lembra das letras do Bryan Adams. Ainda bem que um amigo está a faze-lo recordar destas pérolas poéticas.

 
At quinta-feira, 04 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Look into my eyes - you will see
What you mean to me
Search your heart - search your soul
And when you find me there you'll search no more

Don't tell me it's not worth tryin' for
You can't tell me it's not worth dyin' for
You know it's true
Everything I do - I do it for you

Look into my heart - you will find
There's nothin' there to hide
Take me as I am - take my life
I would give it all - I would sacrifice

Don't tell me it's not worth fightin' for
I can't help it - there's nothin' I want more
Ya know it's true
Everything I do - I do it for you

There's no love - like your love
And no other - could give more love
There's nowhere - unless you're there
All the time - all the way

Oh - you can't tell me it's not worth tryin' for
I can't help it - there's nothin' I want more
I would fight for you - I'd lie for you
Walk the wire for you - ya I'd die for you

Ya know it's true
Everything I do - I do it for you

 
At sexta-feira, 05 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

e a piada maior é o pedro neto e o guitarrista assumirem logo o eusébio como o maior quando êem um figo como melhor jogador eleito. o figo foi eleito como "o melhor" não ficou à espera de opiniões para dali a quantos anos. no tempo em que joga, com o futebol que se pratica (e gostava muito de ver o sr. eusebio a jogar o futebol atual) o FIGO È O MELHOR.

 
At sábado, 06 maio, 2006, Blogger Pedro Netodisse...

A UEFA e a FIFA ao considerarem o Eusébio um dos 10 melhores do Mundo de sempre também se equivocaram.

Foi um frete que fizeram ao rapaz!

PS: O Figo é, concerteza, o 2º melhor jogador português de todos os tempos.

 

Enviar um comentário

<< Home