Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quinta-feira, maio 18, 2006

As Opções do PM

Chegou a divertida altura do ano em que os governantes divulgam os seus rendimentos anuais e a imprensa séria e competente os escarrapacha nas folhas de jornal. Para além da imprensa séria e competente, o Diário de Notícias também o fez este ano, motivo pelo qual fiquei a saber quanto ganham e quanto investem os ministros da República.
O leitor conhece-me e sabe que eu não o maçaria com pequenas minudências não fosse o superior interesse público da informação. E a verdade, nua e crua, é esta: somos governados por um pelintra. Pior: o pouco que o pelintra tem gasta-o mal.
Segundo o DN, Sócrates apresentou um crédito à habitação de 75 mil euros. Ganha uma merdice de 89 mil euros anuais e, como posses, declarou um apartamento na Rua Braancamp, um Mercedes 230 SL e… 2.500 acções do Sport Lisboa e Benfica. É verdade, amigo leitor. Com poucas posses e obrigado a investir avisadamente as poupanças numa única sociedade, Sócrates peneirou o mercado e optou por comprar acções do Benfica!
Como na proverbial fábula do rei em ceroulas, caímos todos no logro. Metade do país acusa-o de insensibilidade, desonestidade ou maldade. A ooutra metade queimá-lo-ia de bom grado se não trabalhasse no mesmo governo que ele. Mas Sócrates não é insensível, desonesto ou maldoso. A avaliar pela sua carteira de acções, Sócrates é apenas ingénuo como uma criancinha de três anos.
Imagino-o no banco, prestes a partir o mealheiro e a investir os cêntimos da semanada arduamente poupados. As palmas da mão suadas, ele muito nervoso, ofegante, com o peso da decisão a tomar.
“Ora, posso comprar acções do BES, da PT, da EDP ou da Brisa. Não, vou investir no Benfica. Diz que é mais seguro.”
Isto preocupa-me. É bem provável que, se Sócrates seguiu esta linha de raciocínio, possa ser enganado regularmente na gestão da coisa pública. Afinal, quem compra acções do Benfica (2.500, senhor! 2.500) também pode trocar títulos do Tesouro por rifas da festa da Anunciada em Cabeçais de Alguidares. Ou abdicar da zona de pesca exclusiva para os espanhóis por troca com “aquele pedaço de mar entre a Atlântida e um dos catetos do triângulo das Bermudas”.
Ó Sócrates. Se os nossos antepassados te vissem coravam de vergonha. Logo eles, que levaram missangas e bugigangas para os índios e trouxeram de volta ouro e madeiras preciosas.

13 Comments:

At quinta-feira, 18 maio, 2006, Blogger Francisdisse...

Lindo.

 
At quinta-feira, 18 maio, 2006, Blogger Lars o Kirkdisse...

Certo tipo de revelações deveriam resultar em exoneração imediata. Esta á uma delas.

Socrates para a rua JÁ!!

 
At quinta-feira, 18 maio, 2006, Blogger !nsurrectodisse...

Socrates: ÉS GRANDE CARAGO.

Mostra a este parolos como se faz.

 
At quinta-feira, 18 maio, 2006, Blogger n_sardasdisse...

os exemplos vêem de cima... só falta mesmo saber o que anda esse mesmo Sr a fazer com os "nossos" dinheiros, neste caso publicos!!!

 
At quinta-feira, 18 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Se este projecto de PM se governa dessa maneira tá-mos fodidos. Vámos todos pra falencia e ser vendidos em kits aos espanhois.

 
At quinta-feira, 18 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Se alguem tiver fácil acesso ao nosso PM, transmita-lhe, por favor, que tenho para ele uma excelente oportunidade de investimento.

1/5 da Ponte Pensil do Porto, nada lhe dará mais retorno.

Tenho também algumas antiguidades, por exemplo, o 1º cartão de sócio do Boavista do Rui Rio, 5 cabelos do Fernando Gomes, uma receita para o remédio do Reumático do Rui Costa (o "nosso" eterno 10), um pires de marisco trincado pelo Eusébio (um dos tremossos está sem casca) e um sabonete que o Dr. Vale de Azevedo foi compelido a apanhar nos duches durante a sua estada num estabelecimento prisional.

 
At sexta-feira, 19 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Mas as acções do benf... (arrgh!) têm algum valor ou é só papel? É que não me recordo de ver as cotações...

 
At sexta-feira, 19 maio, 2006, Blogger Mistica Verdedisse...

Mas é um papel muito valioso! Retorno garantido, só é pena o processo estar em análise na CMVM já lá vão 3 ou 4 anos...

 
At segunda-feira, 22 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

De frisar também que o P.M. (de interpretação livre)também fez uns investimentozinhos na Afinsa...

 
At segunda-feira, 22 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

...passe também a redundância...

 
At segunda-feira, 22 maio, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Eh eh eh eh eh!

 
At terça-feira, 23 maio, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Excelente!
Realmente como podemos nós Portugueses confiar num tumba destes!

 
At terça-feira, 23 maio, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

Eu acho que o Sócrates se limitou a ser coerente: fez o que a maioria absoluta dos portugueses faria - só não fizemos porque, como se sabe, o benfiquista é um bicho pobre, mal vestido e mal educado que vive em bairros de lata. Ou na Rua Braamcamp. Mas esses são as excepções.

 

Enviar um comentário

<< Home