Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

terça-feira, abril 11, 2006

Toma, toma!

Gosto do Atlético de Madrid. Como também gosto do Partizan de Belgrado, do Colónia, do Club Brugge, do Celtic e do River Plate, por exemplo. Por oposição, o meu ódio visceral vai para o Real Madrid. Mas outros há pelos quais destilo um profundo desprezo: o Bayern de Munique, a Juventus, o Olympiakos, o Estrela Vermelha de Belgrado, o Anderlecht, o Glasgow Rangers e o Boca Juniors, por exemplo. Mas também prefiro o Vlaznia Shkoder ao SK Tirana e o Metalurgs Liepaja ao Skonto Riga.
As razões das minhas preferências são, muitas vezes, perfeitamente imperceptíveis e até eu próprio tenho a perfeita noção disso – umas vezes porque não gosto do emblema, outras porque gosto de determinado equipamento e algumas vezes porque não me agrada o tecido e a textura com que são fabricados certos calções e meias. Tudo é um pouco instintivo e, admito, a roçar a irracionalidade.
Gosto, verdadeiramente, do Atlético de Madrid – é nele que me revejo. O popular Atlético “é” o Sporting de Espanha. E, obviamente, o Real Madrid “é” o Benfica de lá. Como os Bayerns, os Arderlechts e as Juventus “são” os Benficas de cada país. Como sportinguista, não me custa admitir que o Benfica tem mais adeptos (no mínimo 6,5 milhões, no máximo dos máximos 450 milhões, metade dos quais chineses que aderiram à compra do cartão kit-sócio) e, indiscutivelmente, mais trofeus nacionais de futebol. Os Partizans, os Rivers, e os Club Brugges têm algumas coroas de glória, mas estão num patamar inferior em relação os seus rivais locais que acumulam mais títulos – São os Sportings de lá.
Herege, clamarão uns, traidor, gritarão outros. A estes, faço ouvidos de mouco. Nasci, sou e serei sempre do Sporting – e com enorme orgulho. Mas há coisas que só acontecem ao Sporting: os golos mais estúpidos do mundo são sofridos pelo Sporting, o clube mais azarado nos sorteios é o Sporting, as maiores injustiças são cometidas contra o Sporting. Em compensação, o Benfica marca golos das formas mais improváveis (os chamados golos à Benfica, em que a bola bate na barreira, ressalta num tufo de relva, vai à barra, ao poste, cai na cabeça do guarda-redes, esbarra no cotovelo do árbitro – ou do Luisão, dou as duas opções à escolha – e entra), é protegido pelos deuses da fortuna e pelos deuses do apito e, claro, tem a habitual “vaca leiteira” nos sorteios.
É por isso que eu e os restantes adeptos sportinguistas festejamos como se a vida acabasse no dia seguinte qualquer glória que o clube alcance. Um título de campeão, uma Taça de Portugal, uma Supertaça, uma taça amizade, o trofeu de melhor marcador, um torneio nacional de tiro aos pratos – aqui, até temos uma medalha olímpica (tomem, tomem!). Principalmente, qualquer vitória sobre os “encarnados” sabe a pato (não é, Bulhão?). Pessoalmente, o dia de felicidade suprema seria aquele em que, na mesma época, Sporting, At. Madrid, Partizan, Colónia, Brugge, Celtic, River Plate, Vlaznia Shkoder e Metalurgs Liepaja ganhassem os campeonatos de cada país. Impossível? Nunca se sabe. Para já, fico muito contente se ficar em segundo lugar do campeonato e ter entrada directa na “champions”. Sobretudo, como adepto e sócio de um clube tão especial como o Sporting, por ficar à frente do Benfica. Isto é sinónimo de inferioridade e pequenez? Que seja, mas ficamos à vossa frente – entoem comigo a musiquinha... toma, toma!

16 Comments:

At terça-feira, 11 abril, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Sancho, tem lá calma! Ainda me recordo do ano do Fernando Anjinho e colinho que foi dado ao povinho vermelho para ficarem em segundos.

 
At terça-feira, 11 abril, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

Não obstante ter gostado do texto (eeehhhhhhhhhh!!! ôba! ôba!), tenho a reclamar da “vaca leiteira” nos sorteios. Isso não é bem assim... Uma pequena recolha pelas épocas recentes mostra que o Benfica não tem sido propriamente bafejado pela sorte.

Ah, e o Luisão nunca marcou golos com o cotovelo. Pelo menos, em Portugal. Não é que eu me importasse, por mim até podia marcá-los com as duas mãos... Mas aprecio, acima de tudo, a verdade desportiva. E a verdade desportiva é só uma: ou eu não me lembro de todos os golos do Luisão ou ele, de facto, não marcou nenhum com a referida articulação. Haja rigor!

 
At terça-feira, 11 abril, 2006, Blogger Paulo Rolãodisse...

Guitarrista:
Fui mal interpretado. Não referi nenhum golo do Luisão, dei apenas o exemplo de um hipotético golo do Luisão "à" Benfica. Quanto à "vaca leiteira", veremos que clube calhará ao Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões (quero dizer, assim o espero, não me apetece mesmo nada que esteja lá o Sporting...). Não será, de certeza, monstros como um Milão, um Inter... e uma Udinese.

 
At terça-feira, 11 abril, 2006, Blogger Joao SCPdisse...

Concordo com o que dizes. Em toda a minha vida só me lembro de ver o Sporting com sorte, na eliminatoria contra o AZ. Porque de resto... (Nápoles, Real, Barça em 86, Inter, Grashoppers, Rapid, Salzburg, etc, etc). E nos teus clubes pela Europa, também concordo contigo. Especialmente no Atlético. Desde sempre que gostei dos "rojoiblancos". Excepto na Argentina, onde aí sou Boca. Talvez por causa do Deus-10.

 
At terça-feira, 11 abril, 2006, Blogger Nuno Moraes Bastosdisse...

Discordo de boa parte da listagem que proporcionas pelo argumento mais boçal que se possa imaginar: equipam de vermelho.

Talvez também por isso nunca gostei da Ferrari...

Percebo que o adepto sem responsabilidades directivas o afirme, mas quanto ao Presidente do Conselho Directivo já tenho mais dificuldades em entender.

Não é questão de ser verdade ou mentira; pouco importa. Agora o que é que ganhamos em admiti-lo?

 
At terça-feira, 11 abril, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Sancho, és jornalista do Record? É que me garantiram que tu és o Benardo Ribeiro, a voz do dono do Carlos Freitas, teu antigo colega de profissão.
Já te descobri, meu bandalho, estás lixado comigo porque eu sou apoiante do sérgio Abrantes Mendes e tu tens estado a fazer uma campanha nojenta em prol do Franco.

 
At terça-feira, 11 abril, 2006, Blogger Figas_21disse...

Peço desculpa por este off-topic, mas gostava de convidar o pessoal amigo aqui da casa a dar um saltinho ao Futebloguês e "cumprimentar" a mais recente aquisição. Um lagarto que sabe ler e escrever ... Abraço

 
At terça-feira, 11 abril, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

:)

Ainda me estou a rir do comentário do João SCP... "Porque de resto... (Nápoles, Real, Barça em 86, Inter, Grashoppers, Rapid, Salzburg, etc, etc)." É de um gajo com nível, sim senhoras.

E Sancho, se eu fosse a ti, revia a classificação final: o Braga só está a 6 pontos de nós. E isto, a 4 jogos do fim... 6 pontos não é nada. If you know what I mean...

 
At quarta-feira, 12 abril, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Notícia de última hora:

Fontes próximas de um dos criadores deste blog confirmaram que o Sancho de facto, também é conhecido por Bernardo Ribeiro, Bébé Ribeiro ou, simplesmente, B Ribeiro!

 
At quarta-feira, 12 abril, 2006, Blogger Paulo Rolãodisse...

Actualização de comentários:
nmb - ????
anónimo - ??????!
rr - ????????????????

Está tudo doido? Não tenho preferência por clubes só pela cor dos equipamentos, mas ajuda. Tenho tendência para apoiar clubes às riscas horizontais verdes e brancas e, por norna, não gosto muito do encarnado.

Anónimo e rr, descobriram-me. Admito que possuo vários heterónimos. Umas vezes identifico-me como Bernardo Ribeiro, outras vezes como Sancho Urraco, às vezes como Jack o estripador e, com frequência, como Jesus Cristo. Parabéns.

 
At quarta-feira, 12 abril, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

E às terças-feiras à noite, no Trumps, como Lolita Andaluza.

 
At quarta-feira, 12 abril, 2006, Blogger Paulo Rolãodisse...

Na mouche, Bulhão. Mas estás a utilizar jogo sujo. Já me conheces há muitos anos...

 
At quarta-feira, 12 abril, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão Pato said...
E às terças-feiras à noite, no Trumps, como Lolita Andaluza.


Uma Espanhola?

 
At quarta-feira, 12 abril, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Caro Sancho :
Não desperdices as tuas providênciais palavras aqui, quando podes mostrar o teu Tellismo no blog odeatello, onde és um digno devoto da nossa causa.

 
At quarta-feira, 12 abril, 2006, Blogger Lars o Kirkdisse...

Estimado Conan,

Em vez de perder tempo a teclar comentários insípidos a posts publicados em blogs generalistas, porque não dar o seu contributo no Ode a Tello (www.odeatello.blogspot.com), o único site verdadeiramente livre e credivel da blogosfera?

 
At quinta-feira, 13 abril, 2006, Blogger Apredisse...

Ora bem, é um clube de sofrimento, eu isso entendo, tomara que eles fiquem em 3º ou menos e tenham a vossa sorte no sorteio da pré eliminatória.

 

Enviar um comentário

<< Home