Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

sexta-feira, março 10, 2006

E agora? *

* Ensaio bloguístico onde se tentará, a custo, não mencionar o Benfica

Muitos leitores perguntam-me o que penso sobre a substituição de Jorge Andrade na selecção. Há aqui uma falácia facilmente desmontável: nem eu tenho muitos leitores, nem ninguém me pergunta nada. Só me insultam. O que, parecendo que não, não é bem a mesma coisa. Mas, enfim, este é um arranque como outro qualquer.
Ironias à parte, creio que Scolari cometeu o erro de fechar a convocatória cedo de mais. Desde Setembro que o seleccionador convocou sistematicamente os mesmos jogadores e abdicou de fazer experiências.
Ora, a lesão de Jorge Andrade desequilibrou o lote de potenciais seleccionados. Na arca de Noé hermética do seleccionador, restam dois centrais (Carvalho e Meira), mais Caneira - globalmente elogiado pela sua polivalência, mas que se arrisca a ficar sem cadeira, à esquerda ou no eixo, quando a música deixar de soar.
Os jornais desta semana defenderam-se, listando praticamente todas as hipóteses possíveis de convocatória: de Humberto Coelho a Badaró, julgo que praticamente todos os portugueses foram ponderados (pessoalmente, até acho que o Badaró traria alguma coisa de novo à selecção. Sempre se mexe mais do que o Sim... Rghhn! Do que outros jogadores).
Quero, portanto, aqui deixar o meu contributo para o debate. Sei que, depois de eu propor o nome do «meu» defesa-central, a caixa de comentários transbordará (ou transpirará, no caso dos adeptos do Ben... Arrgh! Em alguns casos pontuais, de higiene duvidosa).
Rufam os tambores. A multidão acotovela-se (aqui, tenham paciência, não tem nada a ver com o Luisão!). A polícia carrega à bruta sobre os espectadores (só uma mente muito mal intencionada veria aqui qualquer associação ao Petit). Os leitores ficam presos ao solo, sem reacção (aqui, de acordo, haverá alguma associação possível com a atitude proactiva do Vítor Baía).
O meu candidato à vaga chama-se... Fernando Couto. Não me atirem já caricas, caramba! Esperem uns segundos.
Todos os anos, eu aposto que será desta que o Couto perderá o lugar na sua equipa. Todos os anos, ele começa a mal a temporada: não joga, não é convocado, faz asneira nos primeiros encontros. Chega Novembro, porém, e invariavelmente o Couto pega de estaca no clube italiano que representa (Parma-Lazio-Parma). É titularíssimo na série A, que não é propriamente o campeonato mais fácil do mundo. É chato, lá isso é. Mas é um bocadinho mais difícil do que o nosso.
É pendular. Não quebra. Não verga. E vai garantindo uns golitos por ano. Está velho? Aparentemente, ninguém lhe disse nada. E ninguém me dá mais garantias de que, caso seja necessário mexer no eixo Carvalho-Meira, haverá um suplente que não molhará os relvados alemães com excrecções urinárias nervosas.
Consideremos os planos B de Scolari: Beto, Tonel, Ricardo Rocha, Litos, Zé Castro ou Ricardo Costa. Há alguma janela aberta? É que fiquei com arrepios na espinha (sem qualquer relação com o Brokeback Mountain, ó mal intencionados).
Nenhum dos casos citados tem experiência internacional decente, nem rotinas com o grupo de jogadores que forma a selecção. Nenhum dá garantias de que, colocado de supetão num jogo decisivo do Alemanha'06, dará conta do recado. Couto dá! Não é uma ferramenta de precisão, não senhor. Mas, para espetar pregos na parede, basta um martelo. E eu pessoalmente até prefiro o martelho velho e gasto, que encaixa na mão como se dela sempre tivesse feito parte.

14 Comments:

At sexta-feira, 10 março, 2006, Blogger Peyroteodisse...

Parece-me que o Fernandrolona é uma carta fora do baralho!

Certo, certo, é que o Jorge Andrade vai fazer muita falta. Faz uma dupla fortíssima com o R. Carvalho. Com o Meira ficamos pior servidos...

 
At sexta-feira, 10 março, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Acho q o Slash já não regressa à selecção embora não fosse mal visto...A escolha deve recair no Beto ou R.Rocha embora o meu preferido seja o Tonel..Há ainda a considerar a capacidade goleadora de José Fonte, esse esteio do Paços emprestado pelo Ben...Arghhh
Tem-se ventilado que o Scolari não deve chamar mais nenhum Central mas eu não acredito.

 
At sexta-feira, 10 março, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

Eu concordo com o Bulhão. Aliás, não percebo como se descarta com tanta facilidade jogadores deste calibre em Portugal. O Mathaus jogou até aos 39 e sempre ao mais alto nível. O Maldini já deve ir nos 37 e alguém ousa dizer que está velho? E lembram-se do Baresi? Ou do Aldaír, que saiu "velho" do Benfica, com 31 anos, e que depois jogou OITO épocas a titular na AS Roma? Do Larsson, do Barcelona, dizem que está velho - já há umas boas 3 ou 4 épocas. Para mim, continua a ser um jogador de topo. O Couto é excatamente assim, com fibra, experiência e aquele jogo aero-guedelhudo que intimida qualquer avançado. E, em comparação com as segundas opções, é melhor, sem dúvida. Agora, excluindo o Couto, acho que será muito má vontade (a brasa à minha sardinha!) que não seja o Rocha o eleito. E o homem até está a fazer uma boa época. O Beto é que não! Tenham paciência e, se puderem, piedade, mas o Beto não...

 
At sexta-feira, 10 março, 2006, Anonymous Anónimodisse...

não dá para naturalizar o Rodrigo Tello ?

 
At sexta-feira, 10 março, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Eu vou mais longe: a dupla ideal neste momento é Couto e Carvalho (deixem lá o Meira no banco, que está lá bem!). Se não for o Couto que vá o Tonel, e também para titular! Acho que Meira e Carvalho não é uma boa dupla.

 
At sexta-feira, 10 março, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Concordo com o Bolhão.

E acrescento à analise do Guitarrista da longevidade de jogadores nas selecções, o caso do Cafu.

 
At sexta-feira, 10 março, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Tenham paciência, mas "Bolhão" não.
"Colhão" ainda vá que não vá. "Rolhão"? Seja.
Agora, "Bolhão" é falta de respeito.
De facto, não me ocorreu o Pedro Emanuel. Seria engraçado faná-lo aos angolanos.

 
At sexta-feira, 10 março, 2006, Blogger !nsurrectodisse...

Custa-me muito.... mas tenho de concordar contigo....

 
At sexta-feira, 10 março, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Não me tinha lembrado do Fernando Couto, talvez porque (injustamente e por trauma) sempre que me lembro dele lembro-me do golo do 1º Portugal - Grécia do Euro 04. Bem sei que ia apanhar uma bolada em zona sensível, mas era por uma boa causa! Quanto ao Pedro Emanuel, é preciso falar com o MNE para naturaliza-lo. Os angolanos podem ficar chateados.

 
At sábado, 11 março, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Há aqui muita gente distraida.Um tal de Zé a jogar na Alemanha, pode entrar para as contas?

 
At sábado, 11 março, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Concordo com o que se tem escrito, e penso que a o F. Couto seria o jogador ideal para substituir o Jorge Andrade.
Contudo tenho pena que o Sr. Scolari não tenha chamado uma única vez o central José António que actua na Bundesliga, ao serviço do Mönchengladbach. É um jogador que merece atenção.... mas como temos um seleccionador que é dos bem mais pagos para passar férias.... nada me admira.

 
At sábado, 11 março, 2006, Blogger Mord Mckee - Villas Boas Exec. Coachdisse...

e o PEmanuel?

 
At domingo, 12 março, 2006, Blogger Apredisse...

Para mim era de caras o Pedro Emanuel, quem não se lembra daquele olhar de experiência e de vencedor antes de marcar o 8-7 na final da ultima Taça Intercontinental que o FC Porto venceu?
Mas acho que o Scolari vai levar o R.Rocha, em vez do Tonel, porque as suas opções não conseguem descurtinar nada acima do Mondego.

 
At domingo, 12 março, 2006, Blogger manolodisse...

Sem dúvida que Fernando Couto é um experiente central que dá garantias. Também me parece que seria uma boa escolha. Mas também Tonel, Ricardo Rocha (sob reservas) e mesmo Beto não nos deixam ficar mal. Outra possibilidade, mais rebuscada é certo, e com a desvantagem de Caneira ficar, de facto "ao copo", seria surpreender com Boa-Morte como alternativa ao lateral esquerdo, e confirmar Quaresma. Mas, pena foi a lesão de Jorge Andrade que faz uma dupla de 5 estrelas com Ricardo Carvalho.

 

Enviar um comentário

<< Home