Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

domingo, fevereiro 12, 2006

Que Sporting É Este?

Não gosto de Filipe Soares Franco. Nunca gostei. Representa tudo o que odeio numa certa ala do Sporting: presunçosa, elitista, incompetente. Julga que o mundo lhe pertence, servido numa bandeja de prata, pela opulência do berçário que o viu nascer.
Vi-o pela primeira vez em Leiria, em Abril de 2000, no dia de um empate (1-1) entre a União e o Sporting. Lembram-se desse jogo? O Sporting esteve a ganhar até aos descontos, sob chuva inclemente. Um frango do Schmeichel deitou tudo a perder. Os adeptos do Sporting saíram da bancada cabisbaixos, naturalmente preocupados com a perda de pontos face ao FC Porto. Passámos em cortejo pela bancada central da União. E eis que vemos Soares Franco, soltando gargalhadas ao telemóvel, contando a um amigo as peripécias do jogo. Nunca mais tive dúvidas: este bardamerdas não é do Sporting.
Dizem que a grandeza de carácter se vê no momentos difíceis. Naquela noite penosa do ano passado, em que Peseiro e Dias da Cunha bateram com a porta, Soares Franco foi chamado pelo presidente. Foi-lhe pedido que assegurasse a transição até às eleições com uma única condição inegociável: que ele não fosse candidato. Duas semanas depois, Soares Franco assumiu a candidatura. Quod erat demonstrandum! Tem boa espinha o menino.
Faltam doze dias para a data provável de uma assembleia geral decisiva na história do Sporting. No dia 23, vão ser colocadas a voto duas opções estruturais que mudarão o clube para sempre: a venda do Alvaláxia e do Edifício-Sede, por um lado, resumirão o património do Sporting ao estádio. Nem mais um metro quadrado. A adopção do princípio de que, no clube, só continuarão as modalidades lucrativas matará o Sporting ecléctico. Não se iludam, meus senhores. É todo um modelo que irá a votos.
Dirá o leitor que uma direcção de gestão recorrente não tem autoridade para tomar opções estratégicas. Plenamente de acordo. Uma direcção de gestão corrente tem por missão navegar à vista e levar o barco até ao estaleiro para reparações. Não lhe cabe, de forma alguma, tomar opções que condicionem a gestão da próxima direcção, ela sim, legitimamente mandatada. O desrespeito pelos estatutos e pela vontade dos sócios é apanágio desta nova gente que governa o clube desde meados da década passada.
Enquanto o dia da assembleia não chega, o que faz o presidente substituto?
Recolhe apoios na sociedade civil?
Elucida grupos de associados?
Participa em fóruns?
Escreve artigos? Não.
Reúne com membros das claques para angariar apoios. É de homem!
Ao recusar legitimar as claques e os mentecaptos que maioritariamente as dirigem nos tempos que correm, Dias da Cunha cometeu um erro crasso. Erro que Soares Franco, avisado, não quis repetir. No dia da assembleia, não estranhem se, de cada vez que quiserem intervir, forem ameaçados e insultados pela guarda pretoriana do presidente substituto. É assim o Sporting do centenário: democracia à chilena, contabilidade criativa e jogos rasteiros. No campo, a equipa vai ganhando. E os resultados do futebol escondem tanta coisa…

19 Comments:

At domingo, 12 fevereiro, 2006, Blogger El Ranysdisse...

Meu caro Bulhão,

Na próxima Assembleia Geral do SCP vão discutir-se questões fundamentais. Também é verdade que o SCP tem vivido em défice democrático. Por isso, e pela primeira vez na minha vida de associado, conto marcar presença.

Mas este post cheira um bocadinho a campanha eleitoral. Estarei errado, ou o Bulhão apoia Dias Ferreira?

Saudações leoninas

 
At domingo, 12 fevereiro, 2006, Blogger master lizarddisse...

Ó Bulhão não posso estar mais de acordo!!!
A tristeza destas palavras (ainda hoje escrevi uma coisa muito nesta onda também no KL) levanta porém a questão: mas então, que fazer?
Vamos para lá de varapaus para enfrentar a "guarda"? Não é que tenha medo, mas isso não é contraditório com tudo aquilo que estamos a prégar?!
Os meninos de sangue azul serão os únicos organizados? Se calhar sim...

 
At domingo, 12 fevereiro, 2006, Blogger Galáxia Wrestlingdisse...

Força, ha que abrir os olhos ao pessoal ;)

 
At domingo, 12 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Excelente e esclarecida análise. Infelizmente temo que os sportinguistas de hoje pouco distem em capacidade de análise dos benfiquistas de ontem que elegeram Vale e Azevedo, aliás pq o criminoso de hoje está bem melhor travestido que o claríssimo escroque de ontem.

Caminhamos para um fim, mas pelo menos este terá responsáveis bem c claros: todos os que sancionarem pipinho pela positiva, tanto na AG como nas eleições.

 
At domingo, 12 fevereiro, 2006, Blogger Joao SCPdisse...

Também lá estarei. E pelo menos não contarão com o meu voto para delapidar (ainda mais) o meu Sporting.

 
At domingo, 12 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Olá

Observamos seu blog por algum tempo e gostamos muito do conteúdo postado aqui no “Mãos ao Ar" escolhemos você pra fazer parte do NK6, um manifesto pelo futebol bonito. Cadastre-se e aguarde nosso contato. Enquanto isso assista em primeira mão o novo vídeo da Nike para a Copa do Mundo.

O cadastro exclusivo está no link www.nk6.com.br
O vídeo está no link www.nk6.com.br/joga.

 
At domingo, 12 fevereiro, 2006, Blogger Felizberto Desgraçadodisse...

Em AG os que não gostam deste rumo sobem ao palanque e falam... é assim de simples.

Dará em algo? Não sei, mas a consciencia ficará tranquila, porque não passará por esses o peso do encerramento do Sporting de que gostamos.

Quanto á guarda pretoriana, não é coisa que me meta medo, já passei por apertos bem piores. E em todo o caso, parece-me que á entrada não vão existir detectores de metal, o que já ajuda a equilibrar as coisas.

 
At segunda-feira, 13 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Volto a comunicar neste espaço porque apesar de o meu estilo preferido de comunicação ser o irónico e o que se depreênde através de caricaturas(julgo que um pouco como os autores deste espaço),e muito gostar de espezinhar esses seres rasteiros que deixam um rastro muito fedorento e avermelhado por onde se pavoneiam, é um assunto sério que me leva a voltar a entrar no blogismo.
Os sócios do Sporting têm que entender o que está em análise neste periodo e avaliar o que deve ser feito.
A situação do sistema(tema caro a quem recentemente abandonou o barco por ter que despedir o grande professor do curso de 3º nivel de treinadores) sportinguista é muito simples :
existe um grupo de sócios do clube, ligado a diversas empresas, que agarrou a sua liderança á 10 anos atrás e desenvolveu um projecto que colocou em prática(legitimamente)nos ultimos anos.
Foram alternando a face da liderança mas sempre com o nucleo duro por detrás que ia definindo os procedimentos seguintes.
(A meu ver)este projecto teve várias decisões acertadas:
-construção do novo estádio.
-construção da academia.
-politica desportiva sem envolvimento nos meandros mais obescuros que envolvêm o futebol.
-um certo estilo mais distante e cerebral, em contraste com o estilo pé de chinelo e copo de três na mão caracteristicos dos vizinhos do Colombo.
-Moniz Pereira.
-Aposta em miudos da academia
-A Contratação do grande BETO ACOSTA

Mas a meu ver teve muitas decisões erradas, que quem está a dar a cara para a continuação deste projecto não as assume, e a meu ver,pior que errar é não reconhecer o erro e principalmente não o corrigir:
-o estatuto de sócio do Sporting é cada vez mais invisivel. Limita-se a pagar quotas e bilhetes de época, assiste-se a uns jogos e termina aí. É fundamental envolver os sócios quer a financiar como a usufruir de previlégios dentro da estrutura.
-Acabaram com piscina e pavilhão. As modalidades não são rentáveis porque a meu ver sem terem um espaço próprio é dificil definir uma estratégia de mobilização dos adeptos. Outra situação que não concordo é no que diz respeito que certas modalidades o Sporting cede o nome e a gestão e financiamento são problemas externos.
-Endividou o clube em demasia com investimentos errados(c.comercial,sede,health club) que não souberam rentabilizar
-Toda a história do project-finance que falaram como se fossem os melhores gestores do mundo e arredores não passou de reuniões com 2 bancos para emprestarem dinheiro ao Sporting(sabe-se lá com que taxas e condições)em que foi o lado de lá que fez todas as imposições.
-Comemoração do centenário: mais têm parecido um velório.
Pouco se têm feito para evidençiar a história do Sporting
A lista das 100 personalidades têm mais gestores, politicos,"artistas",banqueiros,dirigentes do que atletas
-Diversos erros na politica desportiva desde a escolha de atletas, tecnicos, dirigentes que em muitos casos nem o beneficio da duvida se podia dar.
-É fundamental apostar nas modalidades e no desporto de camadas jovens. Quando mais novo pratiquei entre outras modalidades ténis de mesa e andebol e o que mais motivava toda a gente é que também andava por lá o grande Sporting. Confesso que quando jogava andebol em representação da Académica da Amadora fiz o jogo da minha vida contra os lampiões em que lhes espetei 6 batatas(perdemos por uns 20 mas ao menos já sei o que é o enorme prazer de lhes marcar uns golitos.
-Para finalizar todo o discurso que sempre fizeram que se limita a dizer sem nós é o caos. Somos os unicos capazes. Não acredito nisso.
Os cemitérios estão cheios de insubstituiveis.

É altura de dar lugar a outros.
Dia 23 lá estarei.

P.S. Continuo a não concordar com a autorização prévia do autor

 
At segunda-feira, 13 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

E a seguir vendem o painel de azulejos foleiro a que chamam estádio.
Fazem os jogos no campo de concentração Alcochete-Birkenau e metem o Sá Porco como presidente.

Mas como vcs são um clube diferente...
Diferentes são os deficientes mentais... esses é que são diferentes! E vcs são diferentes... como eles!

Viva o Pipinho que vos leva para o fundinho!

 
At segunda-feira, 13 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Meu caro Bulhão Sou forista num Forum do SPORTING pois não posso de estar mais de acordo com a suas palavras apenas com um senão, não pense que a Claque mais representativa do SPORTING se deixa por um gajo destes de hipotecar o Futuro do SPORTING só porque terá mais apoios nisto ou naquilo, uma coisa lhe garanto, acima de tudo somos SPORTING tenham a prefeita noção que nunca existiria qualquer repressão relativa aos sócios que queiram falar pois se estão á espera disso escusam de ir, Quem for á Assembleia é Para discutir o Futuro e esse futuro não passa por esse Oligarca, e mais quem for vai ver que essa !! Abaixo a quem nos fez passar mal durante anos aumentando o passivo!
Por outro lado, estaremos todos lá não para passar uma folha em branco mas sim para dizer basta desta escória que nos colocaram o SPORTING Nesta divída
SPORTING SEMPRE!!!!!

 
At segunda-feira, 13 fevereiro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Alguns pontos de ordem:
1) Ainda não escolhi candidato. Aguardo ansiosamente pela apresentação de todas as listas.
2) Seguramente que, na Juve Leo e no Directivo, há gente apaixonada pelo Sporting. Mas as pressões exercidas na última assembleia do clube foram más de mais para ser verdade!
3) Chateia-me bestialmente que alguém considere que o facto de haver mais do que uma lista, mais do que um projecto, mais do que um candidato é pernicioso. Caramba! Venham as ideias para limpar o lodo. E dia 23, lá estarei. Com os meus dois míseros votos na mão.

 
At segunda-feira, 13 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

O Filipe Soares Franco é uma versão do Pimenta Machado com um fuso horário diferente, já que para o outro o que é verdade hoje é mentira amanhã. Neste rapazolas do Estoril é ao contrário, o que é verdade de manhã (ainda fresco e sem agitar o couro cabeludo) já é mentir a seguir ao almoço (depois de alguns baldes deitados ao abaixo). A única coisa que ainda ainda não foi desmentida por este accionista da Famous Grant e do Abel Pereira da Fonseca é que os lampões são maiores que nós. Salvem-nos deste energúmeno lampião. devolvam o Sporting aos Sportinguistas.
João Rocha aparace e salva-nos deste "beto"

 
At segunda-feira, 13 fevereiro, 2006, Blogger Lars o Kirkdisse...

Seja bem vindo D. Conan. Ainda que em forma de testamento e ultima vontade os seus comentarios sao a meu ver muito pertinentes e acima de tudo verdadeiros. Bom, à excepção do seguinte:

- Tambem joguei andebol na associação académica da amadora (AAA) pelo que sei do que estou a falar: Nunca na historia do andebol da AAA, senior ou juvenil, houve registo de se ter marcado, num só jogo, 6 golos aos lampioes! foram sim, para aí, uns 4...?

 
At segunda-feira, 13 fevereiro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Também me pareceu um bocado exagerado...

 
At segunda-feira, 13 fevereiro, 2006, Blogger Diego Armésdisse...

Muito bom. Outra coisa não seria de esperar.

 
At terça-feira, 14 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Estou indignado com os comentários de D.Lars. Pôr em causa a minha perfomance ?? Vindo isto do unico guarda redes de andebol do mundo que não precisava de coquilha, parece-me pouco credível...
(Para além do mais exagerar num emrrabanço aos lampiões não me parece perecível de ser alvo de criticas).

 
At terça-feira, 14 fevereiro, 2006, Blogger Lars o Kirkdisse...

A minha presença bastava para afastar as bolas da baliza. O fenómeno designa-se "magnetismo reverso". Sofro disto desde pequenino. O pior é que também afasta gajas (nem todas, é bom que se esclareça)...

 
At quarta-feira, 15 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Carissimo D.Lars :
As gajas que não se afastam são as cegas e as manetas(em homenagem ao grande sportinguista Jorge Jesus).

 
At quinta-feira, 16 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Então estão a ponderar vender 'o projecto da galinha dos ovos de ouro que ia gerar rendimentos extra futebol que tornassem o Sporting independente financeiramente dos resultados desportivos'?!?

 

Enviar um comentário

<< Home