Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Mas Quais Notáveis?

Aviso prévio I: este post usurpa indecentemente um conceito expresso no Eis o Meu Sporting. Mas, se pensarmos bem, o plágio é a forma mais sincera de admiração.
Aviso prévio II: Abusei da sua credulidade, leitor. De forma alguma seria possível incluir a Soraia, o Juary, o Eskilsson, a PT e transgéneros no mesmo post. Está cientificamente provado que não é possível. Considere-se, pois, enganado. Queira reaver o seu dinheiro à saída.

Não é que eu queira insultar a imprensa desportiva. Quer dizer: até quero. Mas hoje limitar-me-ei a ser mordaz. Amanhã, conto ser veemente. Ou, mesmo, irónico, se me chegar a mostarda ao nariz.
Há um conceito, nos clubes e nos partidos, que me faz espécie há muitos anos: os notáveis. Ninguém sabe ao certo quem são, de onde chegam ou de que forma se notabilizaram. Sabe-se apenas – e isso basta – que são notáveis. Vêmo-los de peito feito nas assembleias-gerais e eleições. Rebentam de orgulho como se gritassem a plenos pulmões: sou notável. E tu não és!
Ora, o conceito em si intriga-me. Pense no Benfica. Manuel Boto é sempre identificado como notável do clube. Tenho pensado bastante sobre isso. Notável, notável, só estou a ver a gaguez do senhor, que o torna muito divertido a discursar. Mas parece-me pouco, que diabo!
"O Jogo" de hoje identifica, na lista provável de "vices" de Soares Franco, vários notáveis: Diogo Vaz Guedes, José Maria Ricciardi, José Silva Costa e, especialmente, Filipe de Botton. Humildemente, leitor, reconheço que não sei quem são estas criaturas, nem porque são notáveis do meu clube. Parece-me que o conceito foi um tudo-nada esticado. Filipe de quê???
Até aceito que Vale e Azevedo seja tido como notável. De certa forma, ele deu corpo a uma administração ímpar na história do Benfica. Mas a imprensa insiste em não o escutar como notável. Digam o que disserem, Vale, tu, para nós, serás sempre o notável.
Como o leitor adivinha, eu não tenho a chave para este enigma, pelo que me coloco como Egas Moniz nas mãos da audiência que, porventura, poderá ter resposta para questões que me atormentam:
- O defesa José Fonte foi contratado ao Setúbal e recambiado para Paços de Ferreira sem ter jogado, um minuto que fosse, pelo Benfica. Ora, isso é bestialmente raro. Será Fonte um notável do Benfica?
- Diz que João Rocha está incontinente. Nas palavras, está de certeza - provou-o ontem ao Record. Na bexiga, só ele saberá. Mas essa dupla incontinência, a registar-se, merece seguramente um estatuto especial dentro do Sporting. Será Rocha apenas notável? Não haverá título mais categórico (ocorrem-me alguns adjectivos para qualificar o senhor)?
- Certa vez, ao serviço do Benfica, consegui partir as duas unhas dos dedos grandes do pé no mesmo jogo. Ora isso, reconheçam-no, é pouco vulgar. Chegará para eu ser um notável do Benfica? (credo!)
Ajuda, precisa-se.

10 Comments:

At sexta-feira, 17 fevereiro, 2006, Blogger dandisse...

ao serviço do Benfica?

 
At sexta-feira, 17 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Eles não são notáveis, querem é fazer-se notar e infelizmente pela negativa. Salvem-nos destes parasitas que se querem apoderar do clube.

 
At sexta-feira, 17 fevereiro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Ahem... Cof cof cof. Ahem. Pois. Mas foi por pouco tempo, Dan.

 
At sexta-feira, 17 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Há zanga no clube dos viscondes? Nem parece vosso.

 
At sexta-feira, 17 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

A pedido de vários amigos atentos, venho aqui penitenciar-me do facto de não ter focado no post anterior o facto de Bulhão poder ser, apesar de pouco convicto, adepto dos lampiões. Contudo, Comparativamente ao Soares Franco faltam-lhe contudo os laços familiares para ser tão ou mais "notável" que ele.

 
At sábado, 18 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Tem pouco a ver mas estou certo que agrada a todos menos ao homónimo do recentemente retirado (com a devida vénia ao autor e ao VFC):

http://www.viiiexercito.com/forum/viewtopic.php?t=289

Não à venda de património. FSF é o novo Dantas.

 
At sábado, 18 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Eu acho que essa costela fase benfiquista tem de ser devidamente explicada...

 
At sábado, 18 fevereiro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Não atires achas para a fogueira, pá. Eu joguei lá, mas mandei remover cirurgicamente a costela há uns anos. Ainda foi coisa para custar um dinheirão...

 
At sábado, 18 fevereiro, 2006, Blogger Felizberto Desgraçadodisse...

Mas olha que há cicatrizes que são para a vida...!

 
At domingo, 19 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Para se ser notável no Sporting basta ter apelidos notáveis, é o que me parece.
Quanto ao projecto Alvaláxia, o milhão de contos/ano foi mesmo uma miragem, presumo.

 

Enviar um comentário

<< Home