Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Benfica-FC Porto

Lembra-se do filme Dr. Strangelove? Havia um ex-oficial nazi, convertido por necessidade em patriota americano, que não conseguia suster o espasmo involuntário do braço. Por isso, de tempos a tempos, fazia, sem querer, a saudação nazi.
Não me ocorre melhor imagem para explicar o que sente um sportinguista na véspera do importante Benfica-FC Porto de domingo. A racionalidade (nos que a têm) sugere que a vitória do Benfica ajuda mais a causa verde e branca. Mas o inconsciente recusa-se a aceitar a ditadura da razão e faz barricadas no córtex pré-frontal, batendo-se pela fé na derrota do Benfica. Há portanto um princípio de guerra civil no cérebro (nos que o têm) dos adeptos.
Para os sportinguistas da minha idade, o FC Porto é um clube justiceiro, o mais parecido que conhecemos com a lenda de D. Quixote. Na longa e escura década de 1980, as principais alegrias desportivas chegaram das Antas: vitórias em série sobre o Benfica; títulos nacionais em catadupa; vitórias europeias amplamente festejadas; as bibotas do Guomes…
Tenho carinho pelo FC Porto sobretudo porque sempre vi à minha volta em Lisboa um profundo desânimo benfiquista com a recém-conquistada glória europeia dos «dragões». Por isso, o calcanhar de Madjer também foi meu. A epopeia de Tóquio também me enregelou. A derrota de Basileia também me marcou. Vivi as glórias do FC Porto com intensidade porque sabia que isso irritava profundamente a odiada massa encarnada. Confuso? Julgo que os psiquiatras chamam a isto esquizofrenia aguda. Mas já estou benzinho, graças a Deus.
Se o Benfica era o rufia que nos fazia passar um mau bocado no refeitório, o FC Porto era, repito, o justiceiro implacável, que repunha os desordeiros no seu lugar. Afeiçoei-me por isso ao FC Porto, com certeza que me afeiçoei.
Esta semana, porém, colocado numa inesperada e difícil posição, debato-me com o dilema: a razão solicita uma vitória dos cotovelos do Luisão. O inconsciente quer gritar a plenos pulmões: Ich bin ein portisten!
Após demorada reflexão, tomei uma decisão: que se lixe a razão! Quem bate palmas, é tripeiro! É tripeiro! É tripeiroooooo!

26 Comments:

At quinta-feira, 23 fevereiro, 2006, Blogger Joao SCPdisse...

Como eu te compreendo caro Bulhão... Mas pronto, 3-0 para o FCP e já não era mau! Temos é que vencer em Coimbra!

 
At quinta-feira, 23 fevereiro, 2006, Anonymous juvenenodisse...

Estou contigo Bulhão, força Porto vamos acabar com aquele milhafre esvoaçante e ainda por cima, segundo últimas informações com gripe das aves.
Quaresma tem cuidado com o Beto, é que este anormal ainda é pior que o Petit, é que para este é canela até à cabeça, para o Petit é só até ao pescoço

 
At quinta-feira, 23 fevereiro, 2006, Anonymous Hugodisse...

Lindo!!! Ainda me estou a rir! LOL 'Ich bien ein portisten' Lendário!

 
At quinta-feira, 23 fevereiro, 2006, Blogger Redus Maximusdisse...

6 milhões de Benfiquistas e 4 milhões de Anti-Benfiquistas.
Somos um grande clube, num há dúbidas.

 
At quinta-feira, 23 fevereiro, 2006, Blogger Francisdisse...

o dilema é lixado.

mas estou como o joão, é preciso é ganhar em coimbra, o resto...bom, logo se vê.

 
At quinta-feira, 23 fevereiro, 2006, Blogger Tomásdisse...

Sou portista e devo dizer k se a situação fosse oposta, n teria a minima duvida em kerer k o sporting desse 5-0 aos lamps...
Ms já agr, pk acham k o benfica ganhar pode ser bom pro sporting? Se o Porto ganhar e o Sporting tb, o benfica arruma de vez (11pontos pro Porto e 6, k ekivalem a 7, pro sporting). Dp é entre Porto e Sporting...e nós ainda temos k ir a alvalade. Agr se o benfica ganhar, fica td +- ao molho...e n podemos menosprezar o colinho k certamente acompanhará de novo o benfica...
Bom, se nós n formos campeões, k sejam vcs!

 
At quinta-feira, 23 fevereiro, 2006, Blogger Guitarristadisse...

Que bonito. Fez-me lembrar a escola primária, com as amiguinhas a fazer panelinha... Touching.

Por outro lado, e mais uma vez, só me envaidece. Ó Bulhão eu ando cá desconfiado que me andas a dar manteiga... Hummm...

Já agora, queria pedir-vos um favor: mudem de piada. A da gripe das aves está um bocadinho velhota... Para além de não ser, na sua génese, especialmente brilhante (du-huh... quem terá sido o génio a lembrar-se de associar a "gripe das aves" ao símbolo do Benfica? É de sobredotado, realmente...), já está um bocado batida. Até o Apre há mais de três meses que usa esse trocadilho (e, de vez em quando, ainda o repete). Se acham que isso não quer dizer nada, believe me: quer dizer tudo.

 
At quinta-feira, 23 fevereiro, 2006, Anonymous Veigadisse...

É pá o Guitarrista sabe falar estrangeiro...LOL

 
At quinta-feira, 23 fevereiro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Começando a longa lista de feed-back:
1) Esqueci-me, de facto, de referir que, antes de qualquer coisa, falta ganhar em Coimbra, João e Francis. O Sporting é particularmente eficaz a estragar ocasiões destas.
2) Acho que os anti-benfiquistas têm injustificada má reputação, redus maximus. Há lá coisa mais bela do que um ódio pujante?
3) O comentário do Tomás faz sentido, mas eu acho sinceramente que se o FC Porto sair desta jornada com 5 pontos de avanço já não os perderá. Até porque psicologicamente um dos maiores obstáculos já estará para trás das costas: refiro-me claro ao jogo em casa com a Naval, disputado há 15 dias!!!
4) Subscrevo a ideia de que a piada da gripe das aves começa, aos poucos, a perder o charme, Guitarrista. Já as brincadeiras com a sigla SLB e o nome do Liedson parecem os álbuns do Fernando Girão (na fase Da Fonseca): nunca saem de moda.
5) Aguardo pela chegada do APre para continuar as respostas. Sem mais adeptos do FC POrto para fazermos panelinha, sinto-me sozinho e triste.

 
At sexta-feira, 24 fevereiro, 2006, Blogger Herói de Vigodisse...

Apesar de não concordar com o texto na sua essência (um empate com muita porrada é que era!), tenho de me render à sua genialidade.

 
At sexta-feira, 24 fevereiro, 2006, Anonymous Petrovichdisse...

Na mouche do verdadeiro sentir sportinguista - como sempre, Bulhão! Cinco estrelas - e não, não é o Careca...

 
At sexta-feira, 24 fevereiro, 2006, Blogger nunodisse...

mt bom este texto! revejo-me quase totalmente... é q apesar de ser contra a minha natureza vou torcer pelo empate. mas se o empate n fôr possível...

 
At sexta-feira, 24 fevereiro, 2006, Blogger António Gouveiadisse...

http://alvalaxia.blogspot.com/2006/02/ser-que-no-benfica-tambm-h-disto.html

 
At sexta-feira, 24 fevereiro, 2006, Blogger Dragonisdisse...

Belo post! O sentimento é recíproco quando vocês encontram os lampiões. E convém não esquecer que eles ficam a lutar apenas por uma vaga na europa com o Braga, Nacional e Boavista caso percam o jogo.

 
At sexta-feira, 24 fevereiro, 2006, Anonymous Apredisse...

Lindo!
Devemos ser praticamente da mesma geração, pois é exactamente isso que eu sinto.

 
At sábado, 25 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Muito bem, isto o que a maioria
dos portugueses sentem!
Primeiro, o Sporting ganhar, depois o FCP espetar 5 golos sem resposta no cu do Moretto.
Ficamos com 6 pontos de vantagem dos lamps que depois tem de lutar por um lugar na europa com o Braga, Boavista e Nacional, com o Setubal a perna. Lindo!
Depois esperar pela vinda do FCP a Alvalade e resolver a questao do campeao!

 
At sábado, 25 fevereiro, 2006, Blogger Don Corleonedisse...

guitarrista: a gripe das aves já é velha? ainda nem chegou a portugal... abaixo todos os milhafres antes que o país seja empestado por esse virus maldito! já estão em quinto e que gozo me vai dar de os ver em sexto, em último no seu site oficial (só têm os 6 primeiros)...

 
At sábado, 25 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

O que mais aprecio nesta ingenuidade sportinguista é que nem depois de tantos anos a serem comidos pelo porto e pelo seu presidente, conseguem ter um minimo de vergonha na hora de eleger o clube a abater.

Mas enfim, até se compreende. A rivalidade sporting-Benfica está incorporada em todos os sportinguistas há um século. O Porto é mais um fenómeno recente, que vos deu aquilo que nunca tiveram.E isso só atesta o facto de serem mais antibenfiquistas, que sportinguistas. Continuem assim, pois nem o PC nem o Vieira se hão-de preocupar mais com o sporting. A descaracterização do vosso clube tem sido evidente e é o primeiro passo para a bandalheira final.

 
At sábado, 25 fevereiro, 2006, Blogger CondeMcBriddendisse...

Revejo-me neste post a 99%.
Acho que depois de ser sportinguista, sou mesmo anti-lampião. Mas ainda tenho, isolada, algures, uma centelha de razão para querer o empate amanhã. Mas só depois da vitória hoje em Coimbra...

 
At sábado, 25 fevereiro, 2006, Blogger Mangalho Tombaladeirasdisse...

Quando alguém retrata o FCP como justiceiro então vê-se a ele próprio (neste caso ao seu SCP) como impotente para se defender, dependendo sempre de terceiros. Verdade, verdadinha, aqui temos que alguns Sportinguistas (quantos serão?) já apreenderam que o seu clube já não pertence aos grandes. Enfim, coisas de adeptos "mariquinhas pé de salsa".

 
At domingo, 26 fevereiro, 2006, Blogger Sociedadedisse...

Porque não ser tradicionalista e preferir, à moda antiga, o resultado de 0-0 com 3 expulsões para cada lado e duas pernas partidas? :)

Marquês de Gondomar

 
At domingo, 26 fevereiro, 2006, Blogger Lars o Kirkdisse...

Bom, pelo menos serviu para acabar com o mito vitor baliza, de vez...

 
At segunda-feira, 27 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Gripe das aves teêm os tripeiros e os lagartos nas vossas capoeiras.E colinho tiveram os tripeiros enquanto durou o apito dourado,mas os lagartos tambem tiveram no banquete das trocas de favores.
Em junho veremos.

 
At segunda-feira, 27 fevereiro, 2006, Blogger Figas_21disse...

lool

 
At segunda-feira, 27 fevereiro, 2006, Anonymous Simelão da iaquintadisse...

Vamos lá ver se também ganham um perú quando os tripas forem, ao urinol. Talvez tenham de levar a mascara por causo do cheiro a chichi.

 
At segunda-feira, 27 fevereiro, 2006, Blogger Bulhão Patodisse...

Aos senhores que deixaram amáveis mensagens na minha caixa de correio, agradeço a lembrança. E mais: faço questão de esclarecer que não sou engajador, proxeneta, prostituto ou drogado como os senhores sugeriram. É sempre bom lidar com gente que nos quer bem.

 

Enviar um comentário

<< Home