Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Actualize a sua Gramática

Não há estrangeiro que não se queixe da dificuldade de aprender a língua portuguesa. Num contributo humilde, mas garboso, para o melhor domínio da expressão escrita, o Mãos ao Ar apresenta hoje a conjugação de alguns dos difíceis e ardilosos verbos irregulares da nossa gramática. Conjugá-los nas circunstâncias correctas é meio caminho andado para a sua melhor integração na nossa selecta cultura, senhor estrangeiro.

Lição 1: Dos goleadores
Eu tenho um ponta-de-lança que não quer treinar
Tu despachas os pontas-de-lanças para a equipa B
O ponta-de-lança dele tem joelhos com mais metal do que osso

Lição 2: Das finanças
Eu não tenho dinheiro para reforços
Tu compras 20 reforços por semestre
Ele só adquire reforços do Veiga

Lição 3: Dos presidentes
Eu tenho um presidente aristocrata e pateta alegre
Tu tens um presidente acusado de 32 crimes de burla agravada
Ele tem um presidente que não consegue conjugar o imperativo

Lição 4: Das prestações europeias
Eu fui à final da UEFA
Tu ganhaste a Champions
Ele só ganha a Taça Amizade Jean-Pierre-Vient-Ici

Lição 5: Das Glórias
Eu tenho uma velha glória de Sarilhos Pequenos
Tu tens uma velha glória rejeitada para não ofuscar o presidente
Ele tem uma velha glória bêbada que nem um cacho

Lição 6: Dos escalões de formação
Eu formo jogadores
Tu dispensas os jogadores formados para a equipa B
Ele não forma ninguém desde o golpe de estado de 1926

Lição 7: Das contas da SAD
Eu demonstro resultados financeiros
Tu manipulas assembleias
Ele responde no tribunal de Gondomar por peculato

Lição 8: Dos guarda-redes
Eu, Ricardo, dou frangos
Tu, Quim, tens lapsos
Ele, Baía, concede golos

Lição 9: Do papel dos árbitros
Ele arranjou brasileiras para o trio de arbitragem
Tu compraste a APAF
Eu lixei-me porque não subornei ninguém

Lição 10: Dos capitães
O meu capitão esmurra os colegas
O teu capitão foi despachado para Liège
O capitão dele é avaliado em mais cinco milhões de euros mesmo com um estiramento na coxa

Lição 11: Dos departamentos médicos
Os meus jogadores têm baixas de um mês por entorses
Os teus jogadores estão ausentes e ninguém dá por isso
Os jogadores dele são cobaias em experiências anatómicas de risco

Lição 12: Dos treinadores
Eu tenho um treinador com um mês de experiência
Tu tens um treinador com a disciplina de um alferes nazi
Ele tem um treinador mais defensivo do que uma virgem em viagem de fim de curso

Assim se fala em bom português!

6 Comments:

At sexta-feira, 02 dezembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Lol!!!

 
At sexta-feira, 02 dezembro, 2005, Blogger Peyroteodisse...

:) Mais uma vez em grande!

 
At sexta-feira, 02 dezembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

O gajo que escreveu isto é:
a) Frustrado
b) Inútil
c) Um lagarto que vai perder hoje à noite com os andrades.

 
At sexta-feira, 02 dezembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Bulhão, atura o Jay Jay.
Tens a mania de dar pérolas a porcos e dá nisto. Devias ser ainda mais selectivo, porque este blog apela ao intelecto e a participação de muitos lampiões descridibiliza uma coisa que se quer séria e não tasqueira.

 
At sábado, 03 dezembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

O jj do o é:
1) Um lampião que acredita na tanga dos 6 milhões
2) Um lampião que acredita na tanga da fundação em 1904
3) Um lampião que acredita que o Mantorras vai ser vendido por 18 milhões (de contos!!!)

 
At terça-feira, 06 dezembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Muito bem, gostei especialmente da Lição 4

 

Enviar um comentário

<< Home