Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Solidariedades…

Nos últimos dois meses, fomos inundados por comoventes narrativas relatando o difícil quotidiano de alguns emblemas históricos. Pessoalmente, não partilho desta recém-descoberta solidariedade e muito menos concordo com José Manuel Delgado, quando ele escrevia ontem em "A Bola" que cabe à Liga e à FPF sair em defesa dos desventurados. Não cabe.
Recapitulemos porque, chegada a altura do choradinho, parece que as desgraças caíram do céu por maldade divina.
1) Os clubes em causa endividaram-se para além das posses.
2) Produziram e aprovaram orçamentos desajustados.
3) Fizeram concorrência desleal com os adversários que cumpriram a lei e as obrigações.
4) Esqueceram as obrigações sociais para com o Estado português.
5) Não perderam todos os jogos como o Sporting, como deveriam.
Com que justificação deveria a Liga ou a FPF acudir a estes e não a outros? Pior: se acudisse a estes, alguém poderia, no seu devido juízo, garantir que eles não voltariam a falhar compromissos nos próximos anos?
Confesso que, amargo e vingativo como sou, sinto tremendo júbilo ao ver a Ovarense entre o grupo de vítimas – da mesma forma que rejubilei com a decadência do Salgueiros no Verão passado. E da mesma forma que espero, num futuro próximo, festejar o fecho do Desportivo de Chaves. Explico-me melhor.
A maior parte dos adeptos tem ódio visceral pelo rival histórico da sua colectividade, formando pólos de carga contrária, como Sporting e Benfica, Belenenses e Atlético, FC Porto e Boavista, Braga e Guimarães e por aí fora. Isso é bonito e é saudável. Aliás, olhando para os distúrbios que se seguiram ao último Guimarães-Braga, não só é saudável, como pedagógico. É revigorante ver toda aquela rapaziada jovem a esticar as pernas e a fazer exercício!
Para além dos rivais tradicionais, há pequenos ódios de estimação, fomentados por episódios isolados do passado. No meu caso – e julgo que partilho esta opinião com mais sportinguistas –, o Salgueiros, a Ovarense e o Chaves merecem-me profunda repugnância.
Em 1993/1994, a Ovarense despoletou, com a cumplicidade da FPF dirigida por Vítor Vasques, o chamado Caso Luís Manuel. Falsificou contratos, alegando que o Sporting deveria pagar 80 mil contos pela contratação de Luís Manuel. A contestação federativa arrastou-se, e o Sporting foi impedido de inscrever jogadores na segunda metade da temporada de 1993/1994. Oceano e Lula, dois reforços já assegurados, só foram inscritos na temporada seguinte. Longos meses mais tarde, foi dada razão ao Sporting, mas o título, esse, já lá ia.
Em 1995/1996, o Sporting foi jogar a Chaves. Começou mal o jogo e sofreu um golo. Na segunda parte, recuperou. Caiu em cima dos transmontanos e empatou a poucos minutos do fim. Preparava-se o assalto final à defesa do Chaves, quando a luz do estádio foi propositadamente apagada. Sem luz (embora a cidade mantivesse a iluminação), o jogo foi interrompido. Os minutos que faltavam foram disputados semanas depois, já sem fulgor. O Chaves, esse, desceu de divisão dois anos depois para não mais voltar.
E resta o Salgueiros. Na última jornada de 1999/2000, o Sporting jogava no Vidal Pinheiro e o FC Porto em Barcelos. Decidia-se o título. A direcção presidida pelo mesmo anormal que agora fechou as portas do clube estipulou que os adeptos do clube visitante deveriam pagar 30 contos por bilhete. A alegria da conquista do título nesse dia foi só diminuída pela tristeza de não ver o Salgueiros entre os despromovidos. Aí, sim, teria sido um dia em cheio.
Por isso, tenham paciência, mas que o diabo carregue estes e outros emblemas. Proponho até que, à boa maneira medieval, esquartejem os despojos e os espetem em postes para servir de exemplo! Aqui jaz a secção de futebol do Salgueiros, clube de pilha-galinhas executado em 2 de Setembro de 2005. Que encontre seis palmos debaixo da terra a honestidade que não teve em vida.

20 Comments:

At quinta-feira, 17 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Caro

Podes acreditar no que quiseres e alimentar os rancores que entenderes, isso é contigo, mas deixa-me alertar-te apenas para uma pequena questão: no caso do Grupo Desportivo de Chaves, eu estava lá e tive acesso à anomalia que originou a pane na iluminação do estádio. Tratou-se de uma violenta sobrecarga que praticamente queimou todo o sistema eléctrico do estádio. Como o estádio é municipal, muito dinheirinho teve que gastar a Câmara de Chaves para substituir quase toda a fiação, armários… etc…
O GDC não teve nenhuma culpa no ocorrido, posição esta que, diga-se, foi corroborada pela então denominada EDP em documento escrito.

Tudo de bom para ti e saudações leoninas

 
At quinta-feira, 17 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Muito dramático está este meu leal amigo! só não percebo umas coisas.
-Não poder inscrever o lula e o oceano, qual é o drama disto!?
-A falta de luz só veio ajudar o sporting a não sofrer nenhum contra-ataque e perder o jogo...
- Alem disso e tendo em conta todos os desaires caseiros que o sporting tem tido neste ultimos anos, têm mesmo de agradecer ao Sr. Linhares " esse poço de honestidade" o facto de evitar a maior presença de lagartos no estádio.
-deixe-se de choradeiras e veja se começa a elevar o nível do seu discurso, Não é agredindo os notaveis da nossa praça que chega a algum lado, só lhe falta dizer que o Sr. Major é culpado de todas as acusções do caso apito dourado, e q o caso N'Dinga foi permeditado pelo sr. Machado, quando todos sabemos que tudo se deveu a erros de registo.
- Sendo assim caro bulhão, termino exegindo um pedido de desculpas ao sr. Capone, perdão Linhares, como prova da sua lealdade aos lagartos.

 
At quinta-feira, 17 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Como portista, também tenho ódios desses. A começar pelo Campomaiorense, autor de célebres cegadas como a caldeirada que gerou a suspensão de Baía; ou a roubalheira que foi a marcação de José Soares a Jardel numa certa derrota que levou os lagartos ao título. E o Portimonense, pelo ambiente ameaçador que sempre gerou nos jogos com o FCP.

 
At quinta-feira, 17 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Concordo plenamente. É só qd estao com a corda na graganta que estes clubes de merda são bonzinhos. Fora com o Salgueiros e a Ovarense, e o Chaves, e tantos outros!

 
At quinta-feira, 17 novembro, 2005, Blogger Ruidisse...

Não sei porquê estava a ler o post e a pensar no Alvar, sem saber que ele também era cliente :-)

Por acaso tenho um certo carinho pelo Chaves, porque estão lá metidos no buraco e não recebem o pilim do Alberto João, porque é a unica grande cidade (e Bragança) que não conheço, mas dizem que é linda, e finalmente porque equipam como o Barça.

Como nesse caso da falta de luz o tempo já nem dava para nada (creio que se jogaram 1.22), não são motivo de rancor especial.

Os outros sim e já agora também o Farense, que apesar de ser filial (e a nº2, se não me engano), sempre tentaram lixar o Sporting e além disso os peixeiros (aka algarvios) também sempre quiseram "afiambrar" no pessoal das claques, embora nunca com muita sorte, pelo menos no meu caso particular.

 
At quinta-feira, 17 novembro, 2005, Blogger Lars o Kirkdisse...

Faço minhas as palavras de Jonathan: Fora com o Salgueiros e a Ovarense, e o Chaves, e tantos outros, e aproveitando a embalagem, também com o BENFICA!!!!

 
At sexta-feira, 18 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Os frustrados queixam-se, os complexados aplaudem, e os campeões ignoram estes ódios. Campeões somos nós. SLB4ever

 
At sexta-feira, 18 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Jay Jay, cada vez está mais original. És o protótipo do lampião, repetes-te e não dizes nada.
Oremos por ti!

 
At sexta-feira, 18 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Tão giros. Cheios de bazófia porque na semana que agora acaba não perderam. Aliás, não jogaram.
Na segunda-feira, lá caem voces para o meio da tabela. É a vida!

 
At sexta-feira, 18 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Kaguey e Juveneno,

É bom ver sentir que vos estou a incomodar. Cocem, cocem. Quanto mais coçarem, mais a pele se irrita.
E esta comichão não vai parar de vos atormentar.
Campeões somos nos. SlB4ever

 
At sexta-feira, 18 novembro, 2005, Blogger Peyroteodisse...

Tal como o Rui, também simpatizo com o Chaves, apesar de ter sido lá que, em 1990/91, terminámos uma sequência de 11 vitórias consecutivas no início do campeonato. A ganhar dois zero, deixamo-nos empatar e o Sporting nunca mais se endireitou a nível interno. Na UEFA ainda fomos à final. Mas é impossível não gostar do Chaves. Jogou lá o mítico António Borges!

 
At sexta-feira, 18 novembro, 2005, Blogger Paulo Rolãodisse...

Salgueiros, Ovarense, Chaves...
Sim, sim, concordo em pleno, mas cá para mim não se perdia nada em juntar o Estrela da Amadora a esta lista. Não propriamente por ter razões directas de queixa (mas o Juskowiak tem de certeza), mas porque é um clube que "não existe", que tem poucos sócios e que, na esmagadora maioria, são benfiquistas acima de tudo

 
At sexta-feira, 18 novembro, 2005, Blogger Lars o Kirkdisse...

Caro Sancho,

Só me está a dar razão. Por essa linha de pensamento acabe-se com... o Benfica: Também tem poucos sócios (a pagar quotas)e que, na esmagadora maioria, são benfiquistas acima de tudo!...

 
At sexta-feira, 18 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Os meus amigos esquecem-se desse esterco institucional que é a Académica, clube de todos, mas que só facilita a vida a lampiões e tripeiros e adora fazer a vida negra ao Sporting. E quando nos pôde vender o Pedro Roma para primeiro guarda-redes preferiu vendê-lo ao Benfica para terceiro. Pois é.

 
At sexta-feira, 18 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Carissimo Lars :
Não entendo a incongruênçia - Queres acabar com o benfica e ao mesmo tempo assinas a petição para o regresso do grande vale e azevedo.
Estás a necessitar de muita horas com um psicólogo.

 
At domingo, 20 novembro, 2005, Blogger Galáxia Wrestlingdisse...

A Ovarense e rábula do Luis Manuel, foram 130 mil contos, o SCP pagou, sempre reclamou ilegalidade, anos mais tarde a judiciária em investigação de um outro processo ao entao presidente do clube, descobriu numa busca documentos que provavam a falsificação de assinaturas no contrato, tendo esse pormenor sido também levado em conta na pena de prisão dada ao artista, no entanto nunca o SCP foi reembolsado...
Simplesmente republica das bananas...

 
At segunda-feira, 21 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Bom regresso a este blog do rato mais famoso do mundo a seguir ao Mickey, o também famoso Agruras, que ao inspirar-se noutra personagem da BD, o Pateta, vem aqui dizer uma parvoices mas nós gostamos dele assim, pois é a imagem de marca dos lampiões.

 
At segunda-feira, 21 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Concordo em absoluto excepto na rivalidade do Belenenses (absurda) com o clube que mencionaste.

Em penafiel à 3º jornada o Belenenses foi espetar 0-3 secos nos responsáveis pela irradiação do Francisco Silva, os célebres 500 contos num PeNAFIEL_BELENENSES dos anos 80 para prejudicar o Belem. estiveram na 2º até este ano, merecidamente.

 
At segunda-feira, 21 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Apre,
deves ser muito jovem e não conheces a realidade. A "guerra" entre Atlético e Belenenses foi intensíssima durante as décadas de 50 a 70, altura em que o Atlético era um clube de expressão nacional apoiado pelos operários, enquanto o teu clube era o refúgio dos rapazes do anterior regime.
Eu cá por mim, apesar de também não ser desses imemoriais tempos, apesar de já estar a começar a ficar cota, sempre me habituei a ouvir falar melhor do Atlético, o que me faz ser anti pastel, já que o Belém é o refúgio dos lampiões na hora das derrotas.

 
At sábado, 26 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

O Desp. Chaves nem por isso, o Salgueiros não (pois deteve sempre identidade e mistíca e o palhaço que o afundou não deve ser confundido com o pobre clube, de gente pobre). Mas a Ovarense, certamente. O Moreirense também (e incluo o Manuel Machado, homem esquálido como poucos). Acrescento o Paços (tanto pelos cabazes quanto pelo facto de ser dos poucos que continua a propugnar um estilo de estar que me evoca o pior dos cartolas fedorentos a norte do Mondego) e o Nacional, por todas as razões (malversação de dinheiro público, estádio penoso, ausência de saber estar, corja de mercenários, ser o clube dos Salazaristas da Madeira) e por ter feito o pior roubo ao SCP de que há memória no seu estádio.
Que a maldição de Alá lhes caia como um raio sobre as suas chifurdas cornaduras. (E que aquele pimp amador do bandalho do seu "presidente" venha ainda a descobrir novas sexualidades em Alcoente ou Pinheiro da Cruz.

 

Enviar um comentário

<< Home