Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

terça-feira, novembro 22, 2005

Perdão aos Suricatas

Há semanas, no rescaldo do Benfica-Lille, considerei que a equipa francesa tinha sensivelmente o mesmo peso hierárquico na UEFA que o suricata na cadeia alimentar do Kalahari. Cabe-me hoje, com humildade, pedir penitência aos simpáticos carnívoros: as minhas palavras foram claramente injustas. O Lille é muito, mas mesmo muito, pior do que isso. Com estratégias e emboscadas, os suricatas lá vão conseguindo matar um ou outro escorpião. O Lille não conseguiria marcar um golo, mesmo que Claude Puel amarrasse o guarda-redes adversário à bandeirola de canto e o espancasse com um pé-de-cabra.
Comparo os 180 minutos dos dois jogos com uma sessão contínua de cinema português subsidiado pelo ICAM, projectado na Cinemateca e narrado com a eloquência do João Mário Grilo. Mesmo assim, julgo que, colocado perante a terrível escolha, optaria pela tortura cinéfila em prejuízo do jogo de Paris. Sempre veria acção programada por um guião e um mínimo de encadeamento. Caramba! Comparado com o jogo de ontem, até os motins de Paris foram razoavelmente organizados.
Espremido, bem espremido, super espremido, retiro do jogo o inovador método que o recuperador físico Rudolfo Moura colocou em prática: a chamada "alta de combate". Os poderes medicinais de Moura são lendários e colocam-no ao nível de um Panoramix ou do mago Alexandrino. Dói a coxa? Calca o pé com força e vai lá para dentro. Uma cotovelada na orelha? Lá para dentro. Uma distensão muscular? Lá para dentro? Uma fractura exposta? Lá para dentro. Um olho vazado? Lá para dentro. Uma perna amputada? Não me faças rir - coxeia lá para dentro.
Tenho para mim, aliás, que Miccoli só conseguiu ser substituído com uma mísera rotura muscular no momento em que Rudolfo Moura estava entretido a coser o ombro do Nuno Gomes e a colocar a rótula de Petit na posição original (posição morfológica, aliás, alvo de intenso debate no último congresso de veterinária charolesa). Não fosse isso, e o italiano atarracado receberia a mesma resposta dos outros: lá para dentro, que isso passa! Com Rudolfo Moura ao leme do Serviço Nacional de Saúde, as listas de espera para cirurgia acabavam em dois dias.
Apesar de tudo, é justo que os benfiquistas não desesperem, mesmo agora, quando a vida parece não ter solução. E que se lembrem das palavras sábias, mas enigmáticas, da minha velha avó: por muito tristes que as perspectivas pareçam agora, elas não serão tão más como as de um servo da gleba no século XII! Provavelmente, não serão. Excepto, claro, se a perspectiva de sobrevivência depender da capacidade organizadora de um artista oxigenado como o Beto. Nesse caso, mal por mal, venha a gleba. Sempre tem mais dignidade.

P.S.: A propósito do jogo, não resisto a deixar uma sugestão de leitura. Sigam para aqui para ler "Boi branco? Boi preto? Um boi de todo o tamanho!" Muito bom. Com a chancela do BnR B.

8 Comments:

At quarta-feira, 23 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Até concordo que a exibição foi horrível, mas não posso deixar de lembrar que, se o Sporting tivesse conseguido fazer o que o Benfica fez com o Lille, teria ultrapassado o Halmstad. Mas é que nem isso conseguiu fazer.
Jogando mal, com uma equipa de segunda categoria, a verdade é que chegamos ao último jogo com possibilidades de apuramento. Veremos se o porto iguala a proeza.
Saudações desportivas porque ao contrário dos lagartos eu gosto que todos os portugueses ganhem nas competições europeias.

 
At quarta-feira, 23 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Eu acho que este Benfica é pior do que qualquer organismo unicelular que viva no deserto do kalari.

 
At quarta-feira, 23 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Já quase me esquecia. Campeões somos nós. SLB4ever

 
At quarta-feira, 23 novembro, 2005, Blogger Deepdreamdisse...

Jay Jay Coxo, deu para ver que já foste auxiliadi pelo amigo Rodolfo Moura, esqueceste que os campeões não são as galinholas, mas sim a APAV, que continua muito bem na defesa do titulo, e para comprovar um penalti em Braga lino de se ver ( aquele boi de amarelo até parecia que estava a inventar a roda )...
Quanto a ti, seu pervido escritor que pôs este post malicioso, só posso dizer para teres cuidado para não te porem um sumarissimo em cima...hahahahahahahahaha...

A Tasca continua presente nos grandes momentos...

 
At quarta-feira, 23 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Concordo com o Jay Jay Okocha. Onde está o vosso futebol para nós vermos e compararmos. Amanhã ninuem se lembra de como foi obtido o empate. Mas o ponto ficou cá. E venha o Manchester para a degola dos ingleses.

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Blogger Rantasdisse...

Quando se pensou na expressão do "autocarro à frente da baliza", não se tinha ainda sequer chegado próximo do rigor com que Koeman afinou o conceito: 4 centrais, 2 laterais e 2 trincos. Ora aí está uma obra para ficar na História da engenharia. Perto disso, a barragem do Alqueva é fichinha...

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Ele há a dupla de centrais e agora..., zé alberto estás me a ouvir, estou zé alberto.... ele há a dupla de laterais, uma para cada lado da defesa, inventado por essa grande Vaca™ que dá pelo nome de Ronaldo Kolman, como dizem 90% população.
Sendo um Benfiquista de nascença não posso estar contente. É caso para dizer, porca miséria.
Ze alberto, um comentário aí de baixo do relvado

MayDay

 
At terça-feira, 29 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Muito bom post. Muito bom blog.

 

Enviar um comentário

<< Home