Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quinta-feira, novembro 24, 2005

Não se Ganha com Miúdos

No primeiro jogo da Premier League de 1995, o comentador Alan Hansen (esse mesmo, o das narrações da Playstation) olhou para a equipa titular do Manchester United, onde pontificavam os jovens Beckham, Scholles, Neville I e II, Butt e Giggs, e postulou: "Não se ganham títulos com miúdos, é tão simples como isso."
A frase perseguiu-o até final da temporada. O Man. United venceu o campeonato com miúdos no onze principal e Hansen tornou-se tão ridículo que lhe restou dar voz aos simuladores de Playstation. Onde continua a ser ridículo, mas desta vez em CD.
Ora, há duas semanas que o "nosso" João Querido Manha (JQM), das tribunas onde o deixam arengar, matraqueia a mesma tecla em relação ao Sporting. Di-lo com a certeza dos justos, porque os deuses segredaram a JQM que não se ganham títulos com um meio-campo formado por Moutinho (19 anos), Nani (19) e Custódio (21). Curvo-me respeitosamente perante JQM, a quem os deuses confidenciam verdades absolutas, e sinto uma ponta de inveja. A mim, pobre blogger, os deuses nem sequer me confidenciam de antemão se o Tourizense-Benfica da Taça vai ser jogado em Coimbra ou no Algarve. Onde, como se sabe, o Tourizense tem amplas falanges de apoio.
Mas divagamos.
JQM, magnânime, partilha estas confidências connosco, com ligeiro enfado, próprio de quem tem de explicar à populaça uma coisa tão óbvia como a impossibilidade de ganhar títulos com um meio-campo dotado das referidas características.
E porque não se ganham títulos com miúdos de 19 anos? Aí, receio, JQM é um pouco mais evasivo. Porque os "jogadores de 19 anos pensam como miúdos de 19 anos". Agem como miúdos de 19 anos, acrescento. E, atrevo-me até a sugerir, correm como miúdos de 19 anos. É natural, pois, que uma equipa formada por jogadores que pensam, agem e correm como miúdos de 19 anos seja tão desadequada como um heterossexual a subir o Chiado num sábado à tarde.
É óbvio que não se pode extrapolar o caso inglês para o português - a começar pelo facto de Alan Hansen ter sido tricampeão europeu como jogador e João Querido Manha ser... enfim, João Querido Manha. Alan Hansen é reconhecido como ex-internacional escocês (26 internacionalizações). JQM é reconhecido como bebedor de uísque escocês. Alan Hansen foi um grande jogador, que proferiu uma frase infeliz. JQM foi jornalista do "Record", onde a capacidade de escrever frases infelizes faz parte das especificações profissionais. A começar pelo tonto que assina na última página um texto que, com boa vontade, se pode classificar como crónica.
Naturalmente também que Miguel Garcia não é bem Gary Neville. Nani não é bem David Beckham. Moutinho não chega a ser Paul Scholes. E sobretudo Paulo Bento não é bem Alex Ferguson. Mas acho fascinante que os deuses falem com JQM e lhe contem coisas destas. É certo que Cristo já falara com Alexandra Solnado (aqui), Joana d'Arc já trocara impressões com Deus e o próprio António Manuel Ribeiro não falou, mas devia ter falado, com Fernando Pessoa, antes de publicar aquelas aberrações poéticas (aqui). Foram precedentes perigosos.
Dou por mim a pensar que só se é alguém [e António Manuel Ribeiro, com a sua poética ousada é definitivamente alguém] depois de privar uns momentos com personalidades já extintas. Para a semana, portanto, falarei a sós com o barão Pierre de Coubertin e, juntos, abordaremos o tema: Por que motivo o olimpismo só tem jeito com gregos nus em pelota e as mulheres despachadas para fora de Olímpia. Depois desse momento sobrenatural, quero ver quem me vai tomar por tonto.
De todo o modo, por enquanto, cuido que algo está terrivelmente errado no reino dos céus quando se escolhem interlocutores como JQM. Quase preferia que os deuses dessem a JQM o dom de falar em televisão sem parecer um mentecapto.
Eu disse quase...

14 Comments:

At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Blogger Peyroteodisse...

Enfim, esse Querido Manha não consegue esconder a sua cor clubista. Nem o digo por causa dessa frase, pois talvez exista muita gente, inclusive sportinguistas, que pensam exactamente o mesmo. Quando os jogos do Sporting dão na TVI tenho por hábito desligar o som da TV. É demasiado irritante o que se ouve...
P.S. O Alan Hansen foi uma grande figura do Liverpool. Ainda me lembro de o ver jogar, principalmente num Liverpool-Everton, na Final da FA Cup de 89

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Gregos nús em pelota? Mas que história é esta? Há aki algumas memórias à mistura?

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

A ti, JJ, gostava de fazer o que o António Manuel Ribeiro fez à poesia portuguesa.

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Mas do k é k te keixas, Bulhão? A frase do Manhas até é verdadeira. Quem é k pode ser campeão com um meio campo desses?

JJ, esquecesteste da frase com que terminas sempre os comentarios.

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

É verdade. Campeões somos nós. SLB4ever

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Querem ver que este Chalana é mesmo o adjunto do Pedro Inverno, é que me sussuraram que assim sendo até tem plena propriedade para falar de miúdos, até mesmo mais que o JQM.
Quanto ao JJ, prometo que rezo por ti e por todos os pobres de espírito deste país.

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Porque é que a malta não aproveita para "degustar" a excelente escrita do Sr. Bulhão, em vez de dizer alarvidades? O Sr. Bulhão merece maior consideração nos comentários. Os magnânimes escritos por ele redigidos são quase esquecidos e isso não pode ser! Bulhão a blogger do ano já!

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Blogger Galáxia Wrestlingdisse...

Não esquecer da célebre previsão do JQM na SIC Noticias na previsao da época 2001/2, os candidatos eram segundo ele, fcp, slb e bfc, por esta ordem, quando questionado sobre o SCP foi incisivo, o scp não terá grandes hipoteses de se intrometer nesta luta...
O resto é história e oxalá se repita...

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Blogger Ruidisse...

O Manhoso é, ao mesmo nivel que o Rita, das coisas mais asquerosas que andam pelo jornalismo desportivo nacional.

Agarradinhos aos interesses do dia, cães treinados para atacar á palavra de ordem.

Perder tempo com merdolas desses é sacrilégio.

PS. O Bulhão está na minha shortlist para a votação. Se calhar lá em casa ainda faço campanha por ele!!

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

Rui e Luís, agradeço as palavras altamente elogiosas. Ainda tenho de debater as nossas escolhas federativas com o Sancho, assim o fulano consiga estancar a queda de água que tem no interior das narinas.
Peyroteo, o Alan Hansen era um dos meus jogadores preferidos. Teve uma lesão grave no joelho em 1989, que comprometeu o resto da carreira. Julgo que pendurou as botas em 1990 ou 1991. Foi pena.
Mark3r, faço figas para que a previsão do JQM o exponha ao ridículo. Seria bom sinal.

 
At sexta-feira, 25 novembro, 2005, Blogger Apredisse...

Boa sorte com o meio campo do Sporting.

Eu tb já me fui registar.

 
At sexta-feira, 25 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Ó jay jay, é triste uma pessoa ter que se agarrar á vitória de um campeonato ganho pela APAF para tapar a miséria do seu clube.

 
At sexta-feira, 25 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

São só mais 6 meses e depois acaba-se essa treta do campeões somos nós. Perdão, esse argumento. Com a marca de uma fina intelectualidade e naturalmente fruto de elaborada reflexão.

 
At quinta-feira, 15 dezembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Olhem lá, o Alan Hansen é muito bom cronista, para isso basta ver que ele foi um dos poucos que no principio da época 2004/2005 disse de caras que o chelsea ia ganhar o campeonato facilmente, quando todos os ingleses torciam o nariz. Para além disso não é daqueles cronistas ingleses que consideram que o universo da bola fica em Inglaterra. Por isso, um erro não faz o cronista. Vejam as suas crónicas em www.bbc.co.uk/sport.
O JQM tem tudo para ser um grande cronista em Portugal, vejamos: é faccioso, não percebe nada de bola, usa os lugares comuns de todos os outros colegas e é um zero jornalístico. Tem tudo lá!

 

Enviar um comentário

<< Home