Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

sexta-feira, novembro 04, 2005

Direito de Resposta

Da direcção do Sport Lisboa e Benfica recebemos a seguinte missiva, que afixamos ao abrigo do direito de resposta consagrado na Lei de Imprensa.
«(…) Referem vossas excelências um episódio da fundação da Instituição que, enviesado tal como foi apresentado, transmite uma visão deturpada desse acto histórico. Cosme Damião foi, de facto, à farmácia Franco tratar de um ardor intenso na área interior do nalguedo, mas foi-lhe receitada, na hora, uma cápsula de alcachofra, que grande alívio e conforto trouxe ao nosso pioneiro.
Mais: em nenhum momento poderia Pedro Augusto Franco ter sugerido a Cosme Damião a utilização de uma toalha felpuda. Orgulhamo-nos dos hábitos espartanos incutidos na génese do clube. Quando muito, Pedro Augusto Franco poderia ter sugerido que Cosme Damião se enxaguasse com um lustroso pano de ráfia, mas, mesmo essa hipótese, carece de fundamentação documental. Não rebatemos a tanga de pele de leopardo usada com orgulho pelo nosso fundador, mas lembramos que a citada peça se destinava a uso em dias de festa. Poderia não ter sido requisitada naquela manhã gloriosa de 1904.
Protestamos também com a noção implícita de que todos os membros fundadores da Instituição sofreriam de problemas hemorroidais. A percepção é totalmente deturpada. Apenas seis dos 23 signatários da carta fundadora sofriam de fissuras ao nível das glândulas anorrectais. Os restantes padeciam apenas de sífilis. E o irmão do farmacêutico Franco queixava-se também de joanetes.
Informamos ainda que o cronista se documentou mal na apreciação da nomenclatura proposta por Damião. O nosso pioneiro não poderia ter mencionado o Benfica, pois o nome só nasceu em 1908, como toda a gente sabe, apesar da aldrabice da comemoração do centenário. O clube que nasce entre os frascos de bicarbonato de sódio e as cápsulas de óleo de fígado de bacalhau da farmácia Franco foi resultado da fusão entre a bem afamada Casa Pia de Lisboa e a Associação do Bem. Estas, por sua vez, tinham nascido de cisões no Grupo de Sopradores de Tuba da Ajuda, na Associação de Proprietários de Roças Esclavagistas no Príncipe, no Núcleo de Carteiristas e Engajadores do Bairro da Bica e na Caixa de Beneficiários das Vítimas da Pomada Barba-de-Bode. Terá sido esta última pujante instituição, bem activa naquele início de século, que induziu o cronista em erro.
Solicitamos honras de publicação em espaço semelhante ao do texto difamatório. Somos presidentes da Direcção, do Conselho Fiscal e da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica e proctologistas do Hospital da Estefânia.»

5 Comments:

At sexta-feira, 04 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Lindoooooooooooooooo!

 
At sexta-feira, 04 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

O Núcleo de Carteiristas e
Engajadores do Bairro da Bica vai lançar um comunicado em breve onde se pode ler o seguinte:
- O Bulhão Pato acabou de se meter com uma das mais emblemáticas e consagradas tertúlias deste país, pelo que acho que tem ir urgenetemente à Farmácia Franco, ou mesmo a outra farmácia qualquer deste país à beira-mar plantado para comprar doses industrias de pomadas anorrectais e toalhas felpudas ou de outro tecido qualquer, já que se prevê que dentro em breve seja alvo de um violação sem precedentes na história, onde já estão prontos para esse horrendo acto homens desta tertúlia como o Veiga dos Anzóis, o Vieira Cocaínomano, o Barbudo da Xixa e o Máximo Esquartejador.

 
At sexta-feira, 04 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Sou do Benfica mas até admito que o testo 'tá giro. Agora para quem é tão sportinguista não deixa de ser estranho que só escreva sobre o Benfica. Somos mesmo os maiores. Campeões somos nós! SLB4ever

 
At sexta-feira, 04 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Concordo inteiramente com o OPkocha. Escrevam sobre a vossa casa porque há lá muitas teias de aranha.

 
At segunda-feira, 07 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Ahahahhahahahha!!!

Eu acho que eles engoliam o insulto sob forma de elogio que lhes deste e nem direito a resposta tinham

 

Enviar um comentário

<< Home