Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

segunda-feira, novembro 28, 2005

Assim Também Não

Não costumo invejar os jogadores dos outros, muito menos do Benfica. Mas abro uma excepção [neste momento, creio, perdi metade da clientela]. Gosto de ver Petit. [lá se foi o resto do auditório]. Gosto de o ver em acção, distribuindo pontapé e canelada como um turco seljúcida na batalha de Manzikert.
Se o futebol é o bailado das classes desfavorecidas, Petit é aquele marreta que tem como obrigação dar com o cajado três vezes no chão [para aqueles que pensavam que eu era erudito, aqui fica o esclarecimento]. Aliás, se o deixassem, ele levaria o cajado, ou o bastão, de bom grado para dentro de campo.
Mas, brincadeiras à parte, a entrega do homem é contagiante. É daqueles que não se poupa, que luta por todas as bolas e que esbraceja como um louco mesmo quando o afogamento está quase consumado. No jogo de Paris, levou uma pancada do camaronês do Lille que só posso comparar ao golpe de um lenhador desenraizando um eucalipto. Tremeu, mas não caiu. E a coxear voltou para o campo de batalha, rangendo os dentes e praguejando. É impossível olhar para aquele exemplo e não ficar inspirado. Nas batalhas, há gente desta. Gente que, contra as probabilidades, carrega de baioneta, à maluca, sobre o fogo de canhão. Normalmente, morre e arrasta dezenas de inocentes para uma carnificina, mas isso agora não vem ao caso.
É fácil não gostar de Petit. Ele é feio. Brutalmente feio. Freddy-Kruger-feio. Tem um timbre de voz que parece o do cantor Zé Cabra — voz tremente e irritante como o balido de uma ovelha. Também é burro. Irreversivelmente burro. Tino-de-Rans-Burro. Suponho que, nas palestras antes dos jogos, enquanto Koeman fala, Peti coça pensativamente a cabeça.
– Percebeste, Petit?
- Pode repetir aquela parte do pressing, mister?
– Vai lá para dentro e espanca-os.
- Ah, isso percebi!
Do campo, tem Petit uma noção muito bipolar. Há colegas e há alvos. Os alvos são para tentar descolar do chão, abalroar ou terraplenar, conforme a disposição. Mas, repito, uma equipa precisa de jogadores que deixem a sua impressão em campo. (no caso da carga sobre Targino (V. Guimarães) há um mês, a impressão até ficou gravada no calcanhar do vimarenense).
Imagino Petit fora do futebol e vejo-o como funcionário de uma empresa de compactação de materiais, daquelas que transformam os carros velhos em cubos metálicos de 1m por 1m. Ou como cobaia humana para experiências químicas potencialmente fatais.
Mas Petit faz falta ao futebol. Corrijo: Petit faz faltas no futebol. Não, volto a corrigir: Petit é indispensável ao Benfica. Sem ele, a equipa fica frágil, torna-se risível. Arrasta-se penosamente sem alma. E isso eu também não quero!

21 Comments:

At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Ronald Koeman afirmou na conferênçia de imprensa antes do jogo com o Belenenses que não podiam perder mais pontos até ao Natal. Pois o meu vaticinio é o seguinte : O Benfica não ganha mais nenhum jogo até ao Natal. E vai ser alegremente goleado pelo Manchester em casa.Vamos ter um dos melhores natais dos ultimos anos. Vai ser o complemento ideal das comemorações da efeméride de Vigo.

 
At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

Eh eh eh!

 
At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Blogger Peyroteodisse...

Mais um belo momento de humor, desta vez sobre o carroçeiro do Petit, sem dúvida um bom jogador, mas que em inteligência está entre o Agostinho e o Formoso...

 
At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

...direi mesmo mais: "em inteligência estará entre o Agostinho e o Formoso" e o Peyroteo, que consegue escrever 'carroçeiro', eh eh eh, deves ser daqueles que também escreve "voçê"...haja paciência com tanta santa 'inguinorância'!

 
At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Zebitaites.
Não sei se o Petit é carroceiro ou carroçeiro.
O que eu sei é que quem não consegue ver que esse gajo é um criminoso dentro do campo, esse sim é "inguinorante".

 
At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Blogger Peyroteodisse...

Só me faltava era um corrector ortográfico! :) Foi um erro, mas não foi assim tão grave! O Petit não faria melhor! :)

 
At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Essa foi boa, com quem é que a lagartada vai jogar para as competições europeias? AH AH AH, não admira que benham a torcer pelas equipas estrangeiras...

AH AH AH AH AH AH AH AH AH!!!

 
At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

Desde que formuladas com decência, todas as opiniões são toleradas.
Mas recorda-se à estimada audiência que os comentadores que não cumprirem as regras mínimas de trato e/ou não souberem comer à mesa de garfo e faca perdem o privilégio de opinar nesta coluna.

 
At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

É óbvio que o Petit é um jogador correcto. Caso contrário, como é possível que tenha recebido o 4º (?!) amarelo da época mesmo nas últimas jornadas (creio que foi com o Leiria)?

Agora se calhar também vão dizer que o Benfica é protegido pela APAF!!!!

 
At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Cepo e carniceiro dentro do campo, chorão e analfabruto fora dele.

 
At segunda-feira, 28 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Está-se mesmo a ver que foi um fartote de levar bordoada quando eras pequenote...não me digas que és como o bulhon...qu'inda num sublimou...foda-se! Caumbada de rôtos!!! E afinal com quem a lagartada vai jogar na UEFA???

AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH...

 
At terça-feira, 29 novembro, 2005, Blogger Deepdreamdisse...

A teoria de Darwin aplica-se a Petit...
Passo a explicar, antes tinha-mos o cepo trancador com o nome de Paulinho ( cotovelos de ouro ) Santos. Agora temos o Petit pitons de aluminio ( para serem reciclados ).
Gente desta nunca vez bem ao futebol, jogadores como Van Basten atestam bem isso...
Quanto a quem o Sporting irá jogar para a taça Uefa?
Será com os mesmos que os Galegos de azul e branco e as galinholas iram jogar a seguir ao próximo jogo nas competições europeias...
Não tenho a minima duvida...

 
At terça-feira, 29 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

...mais um em que a inteligência estará entre o Agostinho e o Peyroteo...pois consegue escrever "tinha-mos" e "iram"...fosga-se! Senhor Bulhão, ó faxavôr, meta aí um link p'ra um bom dicionário da nossa rica língua portuguesa, caso contrário o nível do blog vem por aí abaixo...

 
At terça-feira, 29 novembro, 2005, Blogger Peyroteodisse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At terça-feira, 29 novembro, 2005, Blogger Peyroteodisse...

Enfim, não vale a pena responder a esse bitaites. Se usa o termo "fosga-se", não deve ter mais de 10/15 anos...

 
At terça-feira, 29 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Antes de mais muitos parabéns pelo blog (o qual sigo praticamente desde o início), tanto pelo sentido de humor, como também pela qualidade do Português.

Quanto ao Petit, recordo com saudade umas declarações dele há cerca de dois anos, salvo erro ao pasquim benfiquista "A Bola": "sei que sou feio, mas para a minha missão em campo até dá jeito!!"

 
At terça-feira, 29 novembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

A sua capacidade analítica de um enxerto de cornadura como é o caso do Petit foi surpreendente. Vou passar a olhá-lo com um certo carinho.
Proponho que invista o seu teclado contra outra das princesas da Luz: o simplesmente abjecto João Pereira.
Com a dimensão de uma beata tuberculosa e com um futebol tão eficaz como uma erecção da filha do Néné.

 
At terça-feira, 29 novembro, 2005, Blogger NFerreiradisse...

Repeitinho para com o senhor Armando Teixeira

www.papoilassaltitantes.blogspot.com

 
At terça-feira, 29 novembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

Não mostrei outra coisa que não fosse respeito pelas várias dimensões do Petit.

 
At quarta-feira, 30 novembro, 2005, Blogger Lars o Kirkdisse...

Em realação a declarações proféticas de Petit, jamais esquecerei um flash interview em que ele explica o motivo de um picanço com um adversário durante o jogo, da seguinte forma:
"... ele achegou-se à minha beira e disse: lebantaste e lebas mais!"

Poético...

 
At terça-feira, 06 dezembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Deu-me quase tanto prazer ler este post como ver o Belenenses empatar noa Luz.

 

Enviar um comentário

<< Home