Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

segunda-feira, outubro 03, 2005

A História Ensina Umas Coisas

Diz a sabedoria popular que, contra factos, não há argumentos. A apreciação crítica das 72 épocas do Sporting no campeonato nacional realça uma tendência esclarecedora: o clube só tem êxito se treinado por um estrangeiro ou por um treinador português com vínculo afectivo e histórico ao Sporting.
Atentemos nesta demonstração. Nos últimos vinte anos, o Sporting foi campeão por duas vezes: na primeira, em 1999/2000, foi treinado por Augusto Inácio, ex-jogador do clube e sportinguista de coração; na segunda, em 2001/2002, foi dirigido pelo romeno Laszlo Boloni.
Recuemos mais uns anos. Em 1981/1982, foi o inglês Malcolm Allison que levou os "leões" ao título. Antes dele, em 1979/1980, coube a Fernando Mendes, também ele ex-jogador e sportinguista convicto, a honra de conquistar o ceptro.
Mais uns anos para trás na máquina do tempo. Em 1973/1974, Mário Lino conquistou a "dobradinha" e chegou às meias-finais de uma taça europeia. Como os seus sucessores, também Lino jogara no Sporting e também ele é sportinguista.
Em 1969/1970, a tendência manteve-se. Fernando Vaz, adepto e ex-jogador, levou o Sporting ao título. Igual desiderato em 1965/1966, com o brasileiro Otto Glória e o ex-jogador Juca. Juca, aliás, já vencera em 1961/1962, tornando-se o mais jovem de sempre a conquistar o campeonato.
No ocaso dos "violinos", em 1957/1958, o Sporting foi treinado por mais um estrangeiro – Enrique Fernandez. Continuamos para trás e a lógica mantém-se: em 19534/1954, foi o húngaro Joseph Szabo que comandou a equipa. Um ano antes, foi o inglês Randolph Galloway, o mesmo que já fora campeão também em 1951/1952 e 1950/1951.
Nos anos do "tri", entre 1946/1947 e 1948/1949, os leões foram sucessivamente treinados pelo inglês Robert Kelly e pela única excepção que encontro a esta lei: Cândido de Oliveira, ex-jogador do Casa Pia, foi bicampeão como treinador do Sporting.
Os dois primeiros títulos da história do clube foram conquistados com o húngaro Szabo ao leme da nau "verde e branca".
Serve para isto dizer que a fórmula foi encontrada há mais de setenta anos. Já não há nada para inventar: Peseiro não cumpre nenhum dos dois requisitos (nunca jogou no Sporting, nem tem passado afectivo com o clube e, muito menos, é estrangeiro) pelo que o seu lugar não é em Alvalade. Não me interpretem mal: ele não é o único culpado. Até acho que Peseiro é um Trapattoni... sem os árbitros. Mas que se tenha a história em mente quando se recrutar novo treinador.

17 Comments:

At segunda-feira, 03 outubro, 2005, Blogger Apredisse...

É verdade, o profissionalismo e o amor à camisola fazem milagres.

Não os ter gera a Síndroma Mamede...

 
At segunda-feira, 03 outubro, 2005, Blogger Paulo Rolãodisse...

Paíto a treinador. Ele cumpre os requisitos todos!

 
At segunda-feira, 03 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

É verdade, Bulhão Pato, decididamente os treinadores não se devem medir pelo clubismo quando são bons, até acho que o Mourinho não tem clube, apesar da merda dos lampiões ao reivindicarem como um dos seus, quando o rapaz se está a cagar para eles bem de alto.
Contudo, boa apreciação esta, já que os treinadores portugueses e ainda por cima lampiões como o Carlos Queiroz, o Fernando Santos e o Peseiro transportaram a auréola mais negativa da história do clube desde que me conheço, e já sou jurássico.

 
At segunda-feira, 03 outubro, 2005, Blogger Ruidisse...

Efectivamente Peseiro ás vezes nem parece ser terráqueo quanto mais português.

Ou então é por andar com a cabeça "na lua"...

 
At segunda-feira, 03 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Olá.... Só queria dizer a essa merda que agora se auto intitula de "juveneno anti lampião" para ter vergonha e ir chuchar pichotas!!!!

Tem vergonha!!!! Não vês para além desse facciosismo? Tens um clube de merda que não é nada... Reduz-te à tua insignificante lagartez!

Rastejante peçonhento!

 
At segunda-feira, 03 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Ó Berbigão era para te enrabar hoje, conforma tinhamos combinado, mas tu como milhafre deves estar infectado pelo vírus da gripe da aves e estou com receio de infectar a piça.
Vai mamá-lo mas devagarinho!

 
At segunda-feira, 03 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Carlos Manuel, Manuel Fernandes é só amor à camisola. Não tentem arranjar desculpas nem explicações, voçês são MERDA. O Halmstad levou 6-1 para competitivo campeonato sueco. sporting é mesmo merda. Já agora foi lindo ver os gronhos lagartoides a queremrem distribuir porrada a toda a gente; é só classe!!!
Melhor pressão alta da europa......
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PESEIRO A PRESIDENTE

 
At segunda-feira, 03 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Oh Gomes de Sá. Antes que me esqueça, faz-me um bobó.

 
At segunda-feira, 03 outubro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

Ó criançada. Vamos ter tino na língua que isto é um blogue familiar.

 
At terça-feira, 04 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Apesar de ser um adepto do Glorioso, não fico feliz por ver um clube com tantos pergaminhos na história do pontapé na atmosfera cá do burgo atravessar esta crise existencial...Assim, gostaria de propor uma espécie de saneamento básico à crise que assola o clube mais "diferente" da Liga Betadine, deixando aqui, desinteressadamente, alguns palpites...usem-nos como muito bem entenderem...

Para treinador principal a minha sugestão é o ex-jogador, ex-treinador, ex-comentador de futebol e ex-vedeta da televisão, o popular "Carlão" ou "Carlona" - como é mais conhecido no bas fond lisboeta! - está livre, se não estiver também não será problema de maior, é bastante acessível aos depauperados cofres leoninos e...sportinguista desde pequenino, condição sine qua non para o almejado êxito. É, na minha opinião, a aposta infalível!
Para adjunto, e numa medida de contenção de despesas, (já que o cromo parece que "mora" mesmo no Alvaláxia!) a minha escolha é o possante e disciplinador "Balakov", sem dúvida uma aposta de peso para o banco...dos coxos!

Para presidente da SAD proponho o saudoso e inesquecível Jorge "Bigodes" Gonçalves, proposta arrojada, eu sei, uma vez que será preciso conseguir a extradição do mitra...mas palpita-me que, com ele ao leme da nau "verde e branca", não irão faltar garras e unhas, nem que seja para umas guitarradas de fim de semana...

Para presidente do clube nem mais nem menos do que o emblemático e generoso Paulinho! Sim, o simpático e sempre prestável roupeiro do SCP! Alguém quer apostar em como fará melhor figura do que o figurão que lá está agora?

Em caso de acidente ou indisponibilidade de algum destes nomes, a minha primeira escolha recairia em Azias Ferreira!

Contra factos...não há argumentos!

 
At terça-feira, 04 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Ouvi dizer que o Mourinho é do Sporting desde pequenino e já lá esteve como tradutor/adjunto do Robson. Eis uma boa hipótese para o nosso clube, ainda que muitos não acreditem no seu real valor...
Aliás, ele bem que quis vir para o SCP quando saíu d'Aquele Que Não Se Diz o Nome, mas mais uma vez a coragem de alguns dos nossos respeitados Sócios Que Acham Que Têm Sempre Razão impediram que tal desgraça se abatesse sobre o nosso querido clube. De resto, o único que se enquadra nestas condições é o Manel (que até já estagiou na Mourinho Farm). Quem eu gostava de lá ver era o Grande Oceano, mas parece que não está para aí virado...

 
At terça-feira, 04 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Este Kekspassa, que para mim não passa de um berbigão bronco, escreve muito bem e tem ironia. Decididamente que se trata de um rapaz que foi recrutado na Cerci que existe em frente ao Colombo para dizer umas graçolas, libertem a criatividade deste inadaptado pff.

 
At terça-feira, 04 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Estou absolutamente convicto de que uma ínfima parte de um neuróniozinho, mas mesmo dos mais enfezadinhos, de um dos rapazes da cerci - pelos quais nutro sempre, e em qualquer situação, o maior carinho e respeito - tem, de certeza absoluta, maior intelecto do que os teus todos juntos!

Aposto em como me vais responder, de pêlo todo eriçado, que eras para me enrabar hoje mas o vírus e tal, mais não sei quê e tal, e blá, blá, blá...mas peço-te que não te incomodes a ser tão simpático, a mim basta-me sempre saber que me leste, ok garanhão?

 
At terça-feira, 04 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Kekspassa tens neurónios?
Pensava que era mais um de muitos milhares de lampiões mentecaptos que reagiam emocionalmente aos ruídos, luzes e outros motivos que os levam a alterar o seu estado emocional.
Força miúdo, continua a recuperar que eu estou contigo.

 
At quarta-feira, 05 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

PEDRO BARBOSA JÁ!!!!!!!

 
At quinta-feira, 06 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Caro Colhão Pasto, não será antes Peseiro um Boloni... sem Jardel e o 25 a cair na área!?...

 
At terça-feira, 11 outubro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

UM CLUBE COM UM HISTORIAL TÃO FRAKINHO K ATÉ É POSSIVEL CONSTATAR ESTAS CURIOSIDADES!!!!!
EM CLUBES COM FIBRA DE CAMPEÃO AS VITÓRIAS APARECEM COM NATURALIDADE!!! Ñ SÃO PRECISOS PADROEIROS!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home