Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

segunda-feira, setembro 05, 2005

Livro de Estilo da Queimada

Confesso que aprendo imenso com a leitura de "A Bola". É lugar-comum que "A Bola" foi escola de jornalismo e de escrita polida; Bíblia do desporto e barómetro da isenção; Balança do equilíbrio e pulsar do futebol nacional.
Na semana passada, a Bíblia do Desporto presenteou-nos com novas formas de conceber o jornalismo, inovando como sempre o faz e fazendo escola.
Na quarta-feira, "A Bola" inventou um novo estilo de títulos - o título com asterisco. À manchete Liverpool em Lisboa para levar Simão *, juntava o jornal a intrigante marca de pontuação. Para quem seguisse o asterisco, encontrava depois o desenvolvimento: Intensas negociações com Filipe Vieira ainda decorriam de madrugada.
Não contente com isso, o jornal da Queimada inventou na sexta-feira o título-parênteses-recto.
À manchete Atenção, o jornal fazia corresponder posteriormente a informação: (Um dia, Simão vai sair do Benfica).
Considero, sim senhor, que o jornalismo é reinventado regularmente, como aliás concebe Jean Chalaby em obra recente, mas, caramba, escusava de ser todos os dias! Algumas sugestões ao cuidado da equipa de "A Bola":
- O título-ponto-e-vírgula: Scolari gosta da selecção; mas também gosta do Corinthians.
- O título-cifrão: Veiga e Simão gostam muito de $$$
- O título-sem-título: Basta colocar um borrão de tinta vermelha na capa, e o jornal é vendido de qualquer maneira.

Assim como assim, dou a mão à palmatória. Tudo é melhor do que sugerir, em manchete, que Tyson é do Benfica. Quem falta a seguir? Capitão Roby é adepto do Eusébio? Carlos Cruz gosta do pequeno Simão? Ou, melhor ainda: Paris Hilton despe-se*


* pelo Benfica

3 Comments:

At terça-feira, 06 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Anti-benfica (com hífen), sim, mas menos idiota que o parvalhão do colega.

P.S. Leãozito de trazer por casa!

 
At quarta-feira, 07 setembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

Agradeço o comentário, caro Rott. Recomendo porém o aumento da dosagem dos comprimidos que o médico mandou tomar. Pelo sim, pelo não.

 
At quinta-feira, 22 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

A Paris Hilton despe-se*, é a unica que eles nunca..., bem vamos esperar.

 

Enviar um comentário

<< Home