Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

sábado, setembro 17, 2005

Exéquias por Nuno Gomes

Nuno Gomes é um enigma. Observo jogos antigos na RTP Memória e o ponta-de-lança parecia mais solto, mais intuitivo e sobretudo mais goleador. Os números não mentem: no Boavista, entre 1994 e 1997, o avançado marcou 23 golos. Na primeira passagem pelo Benfica, entre 1997 e 2000, apontou 60 (à média de 20 por época). O próprio Euro'2000 mostrou um Nuno Gomes invulgarmente concretizador: quatro golos - e que golos! - em cinco jogos valeram-lhe a transferência para Itália. Na minha opinião, foi o ano 2000 que marcou a perda progressiva de qualidades do actual ponta-de-lança do Benfica.
Em dois anos na série A italiana, marcou 14 golos (à média de 7 por ano). Regressou ao Benfica em 2002, entre coros de Dream Teams, galácticos portugueses e outras palermices. Marcou respectivamente 9, 7 e 7 golos em três épocas. Uma miséria, sobretudo, porque o ponta-de-lança de um «grande» tem de valer objectivamente pelo menos quinze golos. Caso contrário, é um desperdício de dinheiro, de espaço e de ar para respirar.
Hoje em dia, Nuno Gomes é uma sombra do jogador que já foi. Continua a movimentar-se com conhecimento (há poucos pontas-de-lança com a sua inteligência estratégica), mas dá sempre a ideia de chegar tarde aos lances, de executar um segundo mais tarde, de chegar ligeiramente depois do defesa. O que mudou então em Nuno Gomes?
Em primeiro lugar, a ausência de João Vieira Pinto (JVP). Nos anos mais produtivos da carreira do ponta-de-lança, Gomes contou sempre com dez assistências em média por época de JVP. Com a sua saída para Florença e a partida de JVP para Alvalade, Gomes perdeu a muleta que o suportava.
Julgo também que Nuno Gomes não pode jogar isolado, quase perdido entre os centrais. Amparado por Jimmy Hasselbaink ou Brian Deane, Gomes teve bons resultados. Municiado por Zahovic, Drulovic ou Nuno Assis, Gomes torna-se uma pistola sem balas - praticamente inofensivo. Duvido aliás que Miccoli seja a solução ideal para reabilitar Nuno Gomes. O avançado precisa de músculo ao seu lado, de alguém que o ajude a desfazer progressivamente a defesa contrária e de alguém que provoque desequilíbrios. O italiano não é seguramente esse homem, embora possa vir a ser útil ao Benfica.
Aos poucos, Nuno Gomes foi perdendo espaço na selecção. Pauleta é indiscutivelmente mais eficaz. Postiga tem um registo incrível ao serviço da selecção (quase um golo a cada dois jogos). E mesmo Hugo Almeida e Romeu parecem dar mais opções a Scolari do que o avançado do Benfica.
Como Tomislav Ivic disse em tempos a Fernando Gomes, Nuno Gomes é finito. Que descanse em paz.

8 Comments:

At domingo, 18 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

18 de Setembro de 2005, título do Record: "Cuidado com livres e cantos" (!)

24 de Outubro de 2008, título do Record: "Não se esqueçam de atacar para a baliza contrária"

4 de Março de 2013, título do Record: "Apertem bem os calções"

4 de Março de 2021, título do Record: "Cuidado que se levarem um cartão vermelho são expulsos"



(Em relação ao Nuno Gomes, não deixo comentários)

(Não, afinal deixo um: não lhe fazia nada mal fazer um tratamento nos Cabeleireiros Co Adriaanse Unisexo)

 
At domingo, 18 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

O treinador do Benfica, com os seus jotas bem arranhados em castelhano, já veio afirmar que afinal o clube "rrogou" com o Lille em 4x3x3 e não em 4x4x2.

Desde a chegada do novo rato, a rara espécie ratus maffiosi que logo se entrincheirou no esgoto da Luz, a verdadeira táctica usada pelo treinador holandês é o inovador 4x3x2,5.

este facto é confirmado pela estátua mais arrogante do mundo
(estive ontem no Tussaud)

 
At domingo, 18 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

O Nuno Gomes tem dois graves problemas, que o levam a ser um eterno incompreendido.
Não sabe marcar golos para ser aquilo a que o alcunham, que é de ponta-de-lança, nem tem categoria para ser um número "10".
Por isso, apelo à comprensão de todas as pessoas, e vejam-no como um potencial assessor do Avelino Ferreira Torres em Amarante, este sim um verdadeiro "matador".

 
At domingo, 18 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

A voz dos adeptos.

 
At segunda-feira, 19 setembro, 2005, Blogger Deepdreamdisse...

Coitada da galinha Nuno Gomes , escrevo depois da vitória das galinhas e de um hat-trick da galinha gadelhas .

Quanto à galinha em sim , pois é , tanto a dizer , e nada para contar .

Penso que o Nuninho tinha lugar em alvalade , numa banca onde se pudesse comprar 3 tomates maduros por um euro para lhe mandar à tromba , quem acertasse os 3 tomates ganhava uma ginginha .

Oléééééééééééé.

 
At segunda-feira, 19 setembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

Pelos vistos, é isto um banho de humildade. Tinha ouvido falar, mas não sabia bem o que era. Depois deste post oportuno, que os acontecimentos de domingo à noite se apressaram a desmentir, agora já sei o que sentiu o responsável da editora que chumbou os Beatles em 1960. Ou o próprio Gaspar Ramos quando vetou a contratação do Jardel.

 
At terça-feira, 20 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Estou ansioso por ler amanhã o comentário destas mentes brilhantes ao jogo do Nacional...

 
At terça-feira, 17 janeiro, 2006, Anonymous Anónimodisse...

Realmente, tendo em conta a época que está a decorrer o Nuno Gomes está em completo declínio, ao contrário do pinilla, do silva, do deivid e ate do levezinho que está com um nº de golos impressionante.

E PLURIBUS UNUM

 

Enviar um comentário

<< Home