Problemas de basculação
Num passado não muito longínquo, entretive-me a pesquisar números de utentes femininas da lista telefónica, tratando depois de lhes ligar. À voz inquisitória que ecoava do outro lado da linha de cobre, respondia, com um murmúrio digno do Hannibal Lecter, soprando arrastadamente as mesmas palavras: “Ireeeene, sou o teu escraaaaavo!”
Hoje, com o avanço da ciência médica, os neurologistas estão em condições de assegurar duas verdades fundamentais sobre o cérebro humano. Em primeiro lugar, há cinco lobos essenciais neste órgão: o lobo parietal, o lobo occipital, o lobo temporal, o lobo frontal e o Luís Freitas Lobo. Em segundo lugar, os neurologistas reconhecem também que, ao escutar a expressão arrastada “sou o teu escraaaaavo”, as mulheres, em vez de rejubilarem pela oferta dos meus préstimos, desatam a gritar disparatadamente pela guarda. As histéricas!
Reconheço sem esforço que agi incorrectamente e tive até oportunidade de o dizer ao meu terapeuta, ao polícia que me prendeu, ao senhor juiz e ao senhor da minha cela que insiste em chamar-me número 8. Infelizmente, há gente que não quer perceber que o que dizemos não é necessariamente o que queremos. É esse o tema da intervenção de hoje.
Admitamos como hipótese de trabalho que é possível extrapolar a atitude de algumas selecções do Euro’2008 para o futebol português e para os comportamentos vigentes de alguns clubes. A ser verdade, não haveria selecção tão parecida com o Sporting como a da Holanda. Nestas competições, a Holanda brilha intensamente contra equipas de vão de escada, fazendo crescer água na boca dos adeptos para os testes mais importantes. Protagoniza invariavelmente os melhores momentos da competição e estabelece laços de empatia inesquecíveis com milhares de adeptos, como é exemplo o agora célebre cântico: “Ik ben de enige persoon die het weet omdat ik niet thuis blijf.” (só eu sei porque não fico em casa!” Escusam de protestar porque usei o fidedigno Babel Fish para fazer a tradução). Na altura decisiva, porém, os holandeses falham – uma cruz que me habituei a carregar.
Ao mesmo tempo, se o FC Porto olhasse para o seu reflexo no espelho, seguramente veria nele a imagem da selecção alemã. Não é particularmente brilhante, nem bonita, nem leal, nem bem-cheirosa, nem terá nunca nos seus quadros os jogadores mais entusiasmantes da prova. Mas é na eficácia do seu conjunto, na frieza e determinação das suas peças e no acerto mecânico dos seus homens que se forja uma cultura de vitórias. Como qualquer pessoa que já olhou mais de dois segundos para o Bruno Alves sabe, o FC Porto, e a Alemanha, não são bonitos. Mas ganham. E nem sempre com batota.
Resta o terceiro reflexo. O do Benfica. Não encontro nada mais parecido do que a selecção espanhola. Para quem, como eu, trabalha com espanhóis, é já habitual registar que, no mês que antecede cada competição, os espanhóis incham. Não é metáfora. Incham mesmo de ar, seguros de que o mundo será deles, que a rainha de Espanha é mais bem feita do que a Isabel Figueira, que toda a gente os teme, que coisas como o Iniesta são os melhores médios-ala do planeta ou que o Almodôvar não faz filmes de merda.
No remanso do estágio, os jogadores espanhóis são feras, rosnam assustadoramente e prometem mundo e fundos. Em competição, porém, a pressão acumula-se. As pernas tremem. O estômago ronca com aquilo que os ingleses chamam "dores de borboleta". E os espanhóis, que ganharam o seu único troféu sob o olhar aprovador do general Franco (uma espécie de Salazar, mas com botas de marca), sucumbem, guardando invariavelmente mil-e-uma críticas para árbitros, sistemas, adversários e para o destino.
Como na minha história, ao telefone, os espanhóis, e o Benfica, também são valentões…
21 Comments:
Muito bom, como sempre. Especialmente em relação àquele clube que sabemos. Mas prepara-te Bulhão. O que aí vem não vai ser agradável de ler...
Boa malha!
Ya, não sabia que a Alemanha também estava envolvida em esquemas de putedo e corrupção... Não fumes mais nada, meu.
lololol
Notas:
1ª -> Coloca lá um espaço entre parágrafos, por favor, senão o texto fica dificil de ler
2ª -> Não concordo com a parte do fcp porque eles têm os jogadores mais entusiasmantes da prova (lucho e quaresma)
3ª -> Não concordo com a parte do scp no sentido em que, o espelho do scp será a seleção que perder na final...lol
Mas quem é que do Benfica está a vangloriar-se? Só vês Benfica em tudo. Só vês vermelho. Só há um animal a quem o vermelho perturba tanto: o touro. És o boi da blogosfera
Mas qual Holanda? VocÊs são a Áustria do Europeu. Não mostram nada e levam na corneta de todos
Só espero que a Espanha não ganhe o Europeu. Os lampiões ainda têm uma dívida por saldar na UEFA, não conseguiram o acesso à liga dos campeões, vão ganhar o europeu pela Espanha. Até porque tudo o que o Marchena sabe, aprendeu na Luz.
Oh Bolhas, a Holanda até ganhou foi aos grandes todos... lixou-se foi quando jogou com a Russia ou, por outras palavras, quando foi jogar ao campo do já condenado U. Leiria!
Quanto aos Lamps, por acaso agora até andam um bocadinho menos inchados... mas é uma questão de mais uma semanita e de mais umas 15 contratações!
que grande post ó meu...
Eu diria que há ainda 4º reflexo: o síndrome da pila pequena de que a generalidade dos adeptos sportinguistas sofrem...
O facto de não haver uma conversa, um post, etc. sem que se fale no Benfica, é um case-study.
Eu bem que tento perceber o porquê, mas chego à conclusão de que há síndromes exclusivos de alguns.
É por estas e por outras que há clubes mais pequeninos e que, naturalmente, continuarão a sê-lo...
Ó anónimo: não é nada disso que dizes! É mesmo vontade de rir! Uma vontade daquelas mesmo incontroláveis e directamente proporcional ao número de pontos que os teus Rosas já levam de avanço com tantas contratações em que, incontestavelmente, já acertaram em cheio!...
Discordo com o anonimo.
Se somos a Austria que leva de todos, o Benfica teria de ser a equipa, não que fica atrás( Guimarães), mas a que fica Lá atráááás....
Digamos... Uma Inglaterra neste caso!
Já agora, outro sintoma de "pila pequena" que ouvi falar, é gente de outros clubes passar a vida nos blogs do rival.
"É por estas e por outras que há clubes mais pequeninos e que, naturalmente, continuarão a sê-lo..."
Tá claro!
a minha pila é maior que a vossa
A minha naõ é maior, mas é mais trabalhadora!!!!!
Alto lá, que aí devo intervir.
Uma competição desta natureza sem medições rigorosas vale o que vale. Alguém tem uma régua?
O conteudo e obviamente altamente discutivel. Mal escolhido mesmo.
A forma e a prosa e' como sempre excelente!
O conteúdo, o conteúdo...
Lá estão vocês...
Sim Colhão Pasto, o conteúdo. Aquilo que te sai dos lobos, depois de espremidos!... E uma régua?... a que está no estojo do meu sobrinho tem 10 cm. Chegará para a tua medição?...
Deixa-te de tanta Europa e chega-te à frente pra opinar sobre o defeso!
Anda praí tanta coisa sobre o que escrever. Tanta contratação, tanto equívoco, tanta pomba assassinada!... E as mamas da Nereida no Record de ontem?!... Isso é que é futebol a sério.
Saudações!
Se não és cego bulhão, estavas de costas para o alvo.
Já agora, traz o metro.
Ó Bulhão... que boa oportunidade que perdeste, pá... É que foi em cheio!
Acho que te enganaste ...
Enviar um comentário
<< Home