Ponhem os olhos no senhor doutor
A utilização de citações clássicas em programas de clubes de futebol tem a grande vantagem de ser extremamente elegante. O presidente – que, por norma, aprendeu a comer com as mãos e não raras vezes cuida que o tecto da Capela Sistina foi pintado pelo Miguel Ângelo dos Delfins –faz de cicerone da cultura perante o auditório de grunhos que o vai eleger.
Normalmente nestas ocasiões, cita-se Confuso, o grande sábio chinês, ou a arte da guerra de Suduku, adaptando passagens da versão com desenhos para colorir. E dizem-se estas coisas com um ar sério, de preferência usando óculos. Porque os óculos, como todos sabemos, exalam sabedoria.
O candidato único à presidência do Boavista chama-se Joaquim Teixeira e não é um desconhecido na Avenida da Boavista. Na verdade, boa parte dos lavatórios de duas cubas ali instalados têm a assinatura deste engenheiro mecânico. Faltava-lhe porém a consagração desportiva. Com o ímpeto dos homens de acção, Joaquim Teixeira tomou duas medidas decisivas: comprou óculos, claro, e citou John F. Kennedy no seu programa eleitoral. O documento pede assim aos boavisteiros para não perguntarem o que o clube fez por eles mas sim o que eles estão dispostos a fazer pelo clube.
Mesmo com estas armas convincentes, a mensagem de Joaquim Teixeira tarda teimosamente em penetrar no tecido social do Boavista e não são poucos os que duvidam que ele seja o JFK da Areosa. Joaquim Teixeira não se rende. JFK tinha um irmão que cativava o eleitorado feminino para a causa democrata. Joaquim Teixeira tem um primo que no mês que vem já sai na primeira precária depois de cumpridos três anos por lenocínio.
E há mais. Do topo do separador da Rua do Campo Alegre [onde, aliás, um jaburdo quase me atropelou na semana passada], o candidato vai arengar as massas com um brusco: Ich been eine torneiren mekanische, grito de guerra que decerto impressionará os 14 caçadores-recolectores que compõem a massa associativa do clube. Porque este homem, a quem os amigos chamam “Marineide”, os clientes "o Khadafi dos radiadores” e os empregados “o porco do patrão”, tem o dom da palavra.
Se nem isso levantar os adeptos da estranha letargia, Joaquim Teixeira tem um último plano. Joaquim Teixeira sabe que a popularidade de JFK subiu em flecha ao ser assassinado nas ruas de Dallas. O preço parece excessivo, mas Joaquim Teixeira não é homem para receios. E, numa inédita e muito saudável iniciativa de campanha, o candidato prostrar-se-á à porta do Centro Comercial Dallas de peito feito para receber as balas alheias — toda a gente sabe, aliás, que permanecer quinze minutos à frente do CC Dallas é um acto de incrível heroísmo, comparável à tomada de Bagdade, a tomar banho sem esperar três horas ou às letras do Jorge Palma.
Se nem isso convencer os boavisteiros, o clube estará irremediavelmente perdido.
17 Comments:
Tenho de admitir que este filho da puta as vezes tem piada
É muito amável
Fabuloso!!!
Realmente fabuloso, especialmente porque vem de um dos nossos, caro sócio do Belém.
Deixa-me colocar-te uma questão: o canudo com que vês o mundo não apanha Braga?
Da próxima vez que levares três secos vais falar do quê?
a) prosa fabulosa do António Fiúza
b) vida sexual do porco espinho
c) liberalização do consumo de drogas pesadas
d) das queixinhas sobre as notas dos árbitros
Dois leitores do Belém... mais eu... já há quórum para uma assembleia!
ó vista do rio, vê lá é se não galga as margens lá para maio, é que este ano o inverno está desfasado...
A prova provada de que a realidade suplanta sempre a ficção? O facto do verdadeiro designer da amêijoa ter azedado os estrunfes.
Em virtude de prever várias derrotas ao longo desta época desportiva, venho por este meio, propôr ao Dr. Pato temas para próximos postas:
1 - Descrever-nos com a sua superior capacidade(apesar dos erros ortográficos) os fatídicos acontecimentos no Sporting de Lamego
2 - Elaborar uma lista nacional a quem o rei de Espanha poderia(e deveria) mandar calar
3 - Colocar um contador temporal a contabilizar o tempo que falta para FSF colocar o Sporting Clube com minoria na SAD
4 - Elucidar-nos sobre como escapar de multas de excesso de velocidade(fui informado que o Eng. Bulhão têm uma espécie de envolvimento com o presidente da câmara de Viseu)
5 - Para mais temas, favor enviar 5000€ por tema para o nib :
003512169696936969
QUAIS ERROS ORTOGRÁFICOS, CRL?
REPITO: CRL... Lá os nazis, tudo bem... É gente divertida, um bocado introvertida, mas que se integra bem numa festa. Agora, a brigada dos erros ortográficos?
E o NIB tem 21 dígitos e não 18. Vê-se mesmo que nunca arrombaste uma caixa multibanco.
Menino!
Muito boa a narrativa.
E eu nem me interesso muito pelo tema. Ainda assim, voltarei!
Que se passa, Bulhão?
Da última vez que cá vim ainda gostavas deles rapadinhos.
Excelente posta Bulhão!
Gostei particularmente do Ich Been eine torneiren mekanische!
Eu tenho andado por fora, mas o que aconteceu à fotocópia mal tirada?
João Loureiro demitiu-se, RR. Para não saber isto, deve viver na China
Sporting Clube de Lamego
Filial Nº 63
Rua Porta do Sol, 19
5100 Lamego
Tel: 254 612 345
Data de fundação: 04/06/1934
Mais um Post notavel.
Excelente!
Inglaterra, caro anónimo, Inglaterra!
Infelizmente, as desventuras dos Loureiros não chegam a terras de sua majestade.
Muito obrigado pela informação
Enviar um comentário
<< Home