Por Decreto
Fez furor a declaração determinada de Fernando Santos: “No domingo, às 23 horas, vamos ser líderes!”. Ora, um dos problemas do recurso de frases «à José Mourinho» por gente que não é o José Mourinho é aquilo que os biólogos chamam de presunção saloia (é termo técnico).
Tomemos os babuínos como exemplo. São animais territoriais e conflituosos. As suas populações são extremamente estratificadas. Entre os babuínos, como entre os treinadores de futebol, não basta a um indivíduo subir a um planalto, inchar o papo e avermelhar o rabo para indicar aos outros que quer ser chefe. Sobretudo se o pretendente for o animal mais sensível e choroso de todo o grupo. O deus Osíris não se fez grande a choramingar pelas montanhas. Também é verdade que acabou esquartejado, mas o esquartejamento parece mais horrível do que realmente é. Se feito com elegância, pode ser muito agradável.
A frase fanfarrona encaixa mal no treinador do Benfica. Da mesma forma que ninguém espera que Mourinho, um dia, diga: “Que ganhe o melhor porque isto é só um jogo”, também ninguém leva a sério o Santos arrogante. Provoca a paródia generalizada e nem a imprensa alarve o leva muito a sério: prova disso é o destaque tímido que a frase acabou por ter nos jornais.
De Santos, espera-se que desfie o rosário sempre que fala: que não pôde contar com todos os jogadores. Que os avançados perderam tempo de mais para rematar. Que os defesas trocaram de posição sem instruções para isso. Que os golos do adversário foram muito felizes e aconteceram mesmo na altura errada. E por aí fora.
O estilo afirmativo, porém, tem tudo para vingar na instituição. Imagino que pode ser expandido para todas as áreas da gestão do clube, como um farol que alumia e indica rotas. Pode afirmar-se, com igual determinação, que a partir de sexta-feira já não há doping no Benfica. Que na quinta o clube volta a ter crédito na banca. Ou que o passivo desaparece a partir de sábado.
Acontece porque eu decreto que assim seja – o lema napoleónico adoptado no Benfica! É verdade que Luís Filipe Vieira não é exactamente como Napoleão Bonaparte. O imperador francês conquistou dois terços da Europa em oito anos. Luís Filipe Vieira conquistou, no seu primeiro mandato, o Troféu Amizade e uma medalha de participação na X Mini-Maratona EDP.
Napoleão tinha vastos conhecimentos de música e poesia, que surpreendiam os seus convidados em recepções protocolares. Luís Filipe Vieira faz bolinhas com excrescências do nariz, que cola diligentemente no verso do tampo da mesa.
Napoleão disse para a posteridade: “A bala que me vai colher ainda não foi moldada”. Luís Filipe Vieira, em contrapartida, legou-nos a célebre tirada: “Não diguem mal do Rui Nerei e deiam-lhe mais uma oportunidade!”
Cada qual a seu jeito, são insubstituíveis.
20 Comments:
LOL
então, não te deram tolerância de ponto aí na repartição?
"Deiam" um pontapé nas nádegas ao Fernando Santos...
pensando melhor "deixaindeno" ficar mais uns anitos pela freguesia de Ben.... ben... nem consigo dizer tal palavra.
Isto são uns tiranos, JPL.
Ainda por cima, o chefe nem sequer é engenheiro. Aldrabou umas cadeiras na UNI.
Caro Bulhão, Serás um dos "Boys" do futro ex-engenheiro José Sócrates?
Se és, em que ministerio estás colocado? É que não fazes népia, passas a vida no blog.
Dos melhores posts que vi aqui...:)))
Vais ter de enrolar todo esse ranho viscoso que te serve de cérebro hoje à noite, quando o Glorioso esmagar o Espanhol.
Com quem eh k jogas, borrego?
Há gajos com uma lata, falam do trabalho dos outros cá com uma moralidade.
Ás 11 da manhã ainda estão a dar voltas na cama,depois vêm para aqui como sendo uns escravos do trabalho.
Sinceramente,"Quem nasce lagartixa nunca chega a jacaré."(esta não foi Napoleão que a disse).
Luís Filipe Vieira é um dos melhores tribunos de Portugal.
Contudo -e de um ponto de vista estritamente pessoal - não sei se não prefiro o "Doia a quem doer" de Fiúza... Ou "ambos os dois"?
lfv um dos melhores tribunos de portugal... mas esta gente sempre a dar ideias para novos posts! e esse seria um daqueles que eu não perderia por nada deste mundo e esperaria ansiosamente - até fora das horas do expediente. toca a alinhavar a prosa :)
O glorioso esmagou mesmo o espanhol! LOLOLOL... É que foi mesmo, tiveram a sorte da vida! Ai benfiquinha, benfiquinha...
Para quem tem um treinador com tranquilidade fica-te bem escreveres sobre os comentarios do LFV, ainda pra mais quando o campeonato e uma miragem e a UEFA... ja era. Bjs.
Ó Neiva, esses bjs, num site destes, dentro desta caixa de comentários, convenhamos que é um bocado....como as vossas camisolas, cor-de-rosa....enfim...gay.
Os esmagamentos já não são o que eram. Chalana, estavas a ser esmagado e, de repente, a senhora apareceu em cima da oliveira.
A propósito, Chalana, de cada vez que deixares um comentário, se não for dar muito trabalho, limpa a baba raivosa do ecran.
e aí está um dos melhores tribunos de portugal a deliciar-nos mais uma vez: quer um encontro entre as claques! para trocarem galhardetes, certamente. que comece pelas do seu próprio clube,que até parecem ter gosto em trocarem entre si umas galhardetadas. o homem é um génio, portugal não o merece.
Confesso que não suporto o benfica e tudo o que o rodeia. Quanto aos jornalistas, é curioso que os únicos, que assumem a sua preferência clubística, sejam sportinguistas. Realmente outra mentalidade. Abraço Bulhão.
Incha, bolhão, fizemos um grande resultado ontem e isso é que tu não consegues digerir, o benfica é o maior clube do mundo, tem mais sócios e vai ser campeão e ganhar a Uefa. E tu vasi ficar a xuxar nodedo como todos os lagartos ordinários
Atrevo-me a sugerir que, da próxima vez, pense primeiro e escreva depois. Também é engraçado escrever sem pensar e sem pontuar. Mas fica um bocadinho mais dífícil perceber o raciocínio.
:D
Quem é que esmagou o Espanhol?
A Bola que afirmou que o slb deu a volta ao jogo. Alguém explique àqueles mentecaptos o que é dar a volta a um jogo.
Continuam os esmagamentos...LOL
Caros, este post está excelente, e os comentários de "partir o coco"!
Enviar um comentário
<< Home