Birmânia
Bangkok – Estive, nas últimas seis semanas, ausente do país em mais uma das minhas missões humanitárias. Tocou-me, desta feita, a antiga Birmânia, hoje em dia designada por Myanmar. Além das paisagens inesquecíveis, da cultura fortemente enraizada, da religiosidade profunda e da inesquecível alma das gentes locais, encontrei um país difícil: governado há várias décadas por uma junta militar déspota, autoritária e ditatorial, vi-me privado quase completamente do contacto com o mundo exterior. Ali, não há telemóveis, os telefones por satélite conta-se pelos dedos de uma mão – e estão ao serviço das autoridades – e a internet é um conceito muito vago. Todos os endereços electrónicos estão barrados, a honrosa excepção vai para o site oficial do governo. E, ainda por cima, totalmente escrito em birmanês, pelo que nem como distracção me serviu. Mas o que tem tudo isto a ver com futebol? Simples: antes de partir, já sabia que ia estar vedado a qualquer fonte de informação, não tendo acesso, sobretudo, ao “Mãos ao Ar”, o único meio isento dentro do panorama desportivo português. Fiz as contas em relação à data do meu regresso, apercebi-me dos jogos que iria perder e dos quais não saberia os resultados e cheguei à conclusão de que, quando chegasse, já tudo estaria resolvido e estariam confirmadas todas as previsões que a generalidade da imprensa e dos adeptos da bola apontavam então: o Benfica já era campeão a quatro jornadas do fim, que iria disputar a final da Taça de Portugal com uma outra qualquer equipa e que estaria, agora, a preparar-se para fazer em cacos o opositor que lhe calhara nas meias-finais da Taça UEFA. A única dúvida que me assaltou era se o Sporting estaria a disputar o terceiro, o quarto ou o quinto lugar e quem o teria eliminado da Taça de Portugal.
Quando saí de Yangon, estava ansioso para chegar a Bangkok, a capital tailandesa, onde, finalmente, iria ter acesso a informação. E foi num dos terminais do aeroporto que fiquei embasbacado a consultar os sites portugueses. Não é que o Benfica não só tinha sido eliminado da Taça de Portugal pelo Varzim como tinha sido afastado da UEFA às mãos do “colosso” Espanyol… Mas atónito fiquei quando consultei a classificação da I Liga e vi que os eternos campeões antecipados estavam em terceiro lugar. O que se terá passado? O que terá corrido mal? Estava embrenhado nestes pensamentos quando passaram dois passageiros que, vi logo, só poderiam ser portugueses: trauteavam “Ninguém pára o Benfica, ninguém pára o Benfica, ode-lé-ri-o» e “Campeões somos nós». Ao princípio, estranhei, mas depressa deslindei a questão. O Benfica é e será sempre campeão independentemente da classificação e ninguém se atreverá a pará-lo – pelo menos no que diz respeito à arrogância. Isso é daquelas coisas nunca mudarão.
25 Comments:
O regresso do velho Sancho tem que ser regado a champanhe. O quanto monótono estava este blog até à tua chegada.
No entanto, se não te importares, regressa ao estrangeiro porque faltam só quatro semanas para tudo se resolver. E a má lingua (???) diz que és um agoiro.
sancho.....pança
Ó Sancho, então e o Bulhão foi para onde? Para o Kazaquistão? Ou será que tanta promessa de "fruta" o transformou finalmente em foie-gras? Às tantas, de tanto ameaçarem com a revelação da sua identidade secreta, alguém acertou mesmo.
Quanto aqui ao nosso burgo, continua tudo na mesma. O Sporting mantém intactas todas as suas aspirações mas são os comediantes de vermelho que cantam "campeões somos nós". Como sempre, tudo na mesma. Campeões da palermice, é o que são.
Que eu me recorde, quem foi aclamado campeão à 10ª jornada foi o fcp. E o título não lhes fugirá.
Lionheart(o autêntico),
Disseram-me que o Bulhão foi transferida da repartição estatal onde trabalhava e anda a fazer campanha pelo Alberto João Jardim. Segundo parece foi ontem visto a sair da missa na Camacha.
O estrangeiro tem destas coisas: dá sorte.
Abraço.
E destes aspectos encontaste alguma semelhança?
- cultura fortemente enraizada;
- religiosidade profunda (a Catedral);
- governado (...) por um (...) déspota, autoritária e ditatorial? (não deixa falaros papagaios)
E achaste os adeptos do glorioso na Birmânia. Afinal eles "andem" aí
NO AL CALCIO MODERNO
O Bulhão também foi viajar aí a Myanmar. Mas a Bang Cock.
Parece que por aqui, alguém anda com sir rose...
Lembra-te sempre disto: não podes processar a Disney por te ter criado falsas expectativas. Essa não cola, confirma com o teu psiquiatra antes de gastares dinheiro em custas processuais.
Gostei deste blog! Parabens! Convido toda a gente a visitar e, se possível, a divulgar o meu:
WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM (blog com entrevistas, estatísticas, dados históricos)
Todas as cores são bem-vindas, espero que se torne um leitor assíduo!
Um abraço
Sancho Urraco,
Felizmente... Os perus querem-se inchados.
Quer-me parecer que há por aí alguma confusão geográfica em determinadas cabeças. Não é, anónimo e sir?
Ah, a Tailândia e os seus encantos. Ali, os elefantes são sagrados (não importa a cor) e disputam jogos de futebol...
Nos juniores, os lamps embrulharam uma batata lá para os lados de Alcochete.
Mas deixem-me adivinhar o Yu Dabao da Silva Ferreira não jogou pois não, deve ter ficado a comer o guisado de ervilhas.
lionheart...o teu hi5...5 estrelas!
Anonimo,
Tem piada sim senhor mas não sou eu, é o outro. Eu sou o autêntico.
Assim, se algum dia disser algo que ofenda alguém, e decidirem arrear porrada naquele senhor careca, fiquem sabendo que a minha cabeça é cheia de cabelo.
lionheart (o autêntico): :))
Caro Juveneno, olhe que anda enganado!... O regresso do Sancho O Rasco, devia ser regado, mas de alcatrão e penas!... O homem andou por lá nas casas de transexuais e deve andar para aí a espalhar bicho e béri-béri!... Tal escriba nunca foi de fiar! Com uma escrita arrotalhada mostra bem o que devem ter sido aqueles balneários de Alvalade no tempo dos juvenis!... ou dos juvenenos?!...
Deve ser vê-lo a escrever no blog, sentadinho com uma almofadita por baixo do caco!...
Mas também, devem ser todos iguais!... O Colhão Pato nem sequer vai aparecendo!!! Dá saudades de ler. Isso dá. Mas porra!... Volta a esconder-se nas horas em que anda a fazer contas...
Que o Paulo Bento não tivesse querido ganhar na Luz, é normal, mas o Colhão esconder-se desta maneira... sem sequer dizer qualquer coisita!...
Mostra-te cão rançoso! Ainda vais ser campeão?...
Caro Várzea Desenterrado,
Que saudades tenho tido suas, por onde tem pastado?
Aproveite agora que com estas chuvas os regadios estão bons.
E tu, vais?? É q parece!
jlaf,
Deixa-te disso, isto são outras guerras!O Várzea sabe do que eu estou a falar...
Juveneno,
Tudo bem, pelo teor da conversa, nesse tipo de guerras eu não entro mesmo. Acho que a malta do Conde Redondo deve ter uns blogs para esse efeito...
jlaf,
A que horas atacas? És a filha do Nené? Do Conde Redondo sabes tu tudo.
Enviar um comentário
<< Home