Assim se Fala em Bom Português
O programa da RTP “Assim se Fala em Bom Português” utilizou hoje uma situação real do futebol português como exemplo de conjugação de verbos irregulares. Assim, para o professor Malaca Casteleiro, o golo do Atlético no Estádio do Dragão justifica uma mutação vocálica, com alteração do radical, conjugada na expressão utilizada adequadamente pelo jornal “A Bola”: “Vítor Baía ainda impediu um primeiro remate, antes de conceder, sem qualquer responsabilidade, o golo de David.”
Para o prestigiado linguista, o mesmo golo sofrido por Ricardo e apreciado pelo mesmo jornal geraria uma flexão irregular do mesmo verbo, numa típica forma cliticizada por ênclise, conjugável na expressão: “Ricardo voltou a comprometer a baliza do Sporting, com mais um «frango» inqualificável, que o torna indigno de pertencer, não só à ordem dos vertebrados, como à dos invertebrados e porventura à dos advogados.”
4 Comments:
Já está online o primeiro satírico desportivo do país.
www.futebolsatirico.blogspot.com
Nem um "portantos" ou "a modos que"?
Caro Bulhão,
acabo de passar pelo 442 e tomar consciência do trabalho que vocês têm desse lado e do que têm de aturar. Afinal de contas, desse lado do bar também se bebe Highland Clan.
A fim de evitar desgastes rápidos nessa proveitosa e pouco tributiva, mas desgastante, actividade que abraçaste, e antes que o Estado comece a retirar-te as regalias, devias dar uma vista de olhos às novas medidas tomadas pelo MK. Só estou a zelar para que daqui a alguns anos ainda possa ler posts de tamanha e refinada qualidade, ou seja, quero que tu te lixes, desde que não deixes de escrever.
E que tal estas duas pérolas recentes?
- Pé direito de Pedro Correia vale milhões, in A Bola Online (onde é que pensavam que era,no jornal do Benfica, não?)
- A equipa fez bem o que tinha a fazer, o sempre eloquente Fernando Santos, in A Bola Online
Leão Bolhão
Enviar um comentário
<< Home