O Coro dos Ranhosos
A esperança do cronista sem escrúpulos, enquanto faz malabarismo com as palavras e subverte intencionalmente sentidos, é a mesma do político burlão: que ninguém dê conta de que as suas palavras são ocas. Da minha parte, a artimanha é simples: crio um fogo de artifício tal que confundo o leitor e o impeço de dar conta do conteúdo da crónica. Mas vou revelar um segredo: na maior parte das vezes, não há conteúdo palpável. Não é uma confissão lá muito nobre, mas, como diria Confúcio, aqueles que querem ouvir violinos vão ao cinema (está por fazer o estudo das analogias absurdas de Confúcio).
Mal compro a agenda para o ano que se segue, sublinho rapidamente as datas relevantes - aniversários, feriados, potenciais "pontes", mais "pontes" que ninguém adivinha, os dias em que vou folgar, os dias em que vou meter baixa, os dias em que vou solicitar o "cumprimento de funções religiosas" (não imaginam o manancial que são as folgas geradas por motivos religiosos). Normalmente, sobram-me doze dias úteis por ano. Já adivinhou decerto: trabalho para o Estado.
Entre os dias que destaco está sempre o 25 de Novembro. Não por motivos políticos, credo. Cultivo tanto a política como o Guerra Madaleno a estética capilar.
O 25 de Novembro marca o aniversário do dia mais feliz da minha existência.
Lembro-me como se fosse ontem [entra a música de fundo]. Estava frio naquele início de noite, mas não em excesso. Pela cidade, as ruas estavam mais desertas do que uma assembleia de voto em dia de eleição. Parecia que uma força misteriosa ordenara aos seres humanos que se refugiassem em casa. Papéis amarrotados esvoaçavam ao sabor da brisa. Não havia no ar qualquer sinal de anormalidade para lá do inexplicável vazio das ruas.
Entrei em casa, mais cansado do que o normal, porque na repartição retiraram o Minesweeper do computador e não pude evitar atender um ou dois municípes. O vizinho do lado e os respectivos fedelhos, habitualmente mais ruidosos do que uma tuna académica, estavam calados. Querem ver que saíram? Uma galheta rasgou o ar, embatendo violentamente na maçã do rosto de um dos ranhosos. Ná. Estavam em casa. E avaliar pelo zumbido que a mão fez enquanto vencia o atrito, o Benfica sofreu um golo.
Consegue-se sempre adivinhar os golos sofridos pelo Benfica pelo impacte das estaladas. Estalada forte, mais com os dedos do que com a palma da mão: golo de cabeça. Estalada sonora, de mão cheia: golo de fora da área. Estalada com as costas da mão: golo de penalty. Murro rompe-cabeças: frango do Moreira (ou do Nereu).
Nesta gloriosa noite de 25 de Novembro de 1999, houve estaladas para todos os gostos. O Celta esmagou o Benfica por 7-0, e dois dos fedelhos foram internados com hematomas faciais profundos. Faz hoje seis anos. Parabéns, Celta.
29 Comments:
Do k te foste lembrar. Grande noite. E o Celta travou porque, caso contrário, teria sido uma goleada história.... Mais ainda
Histórico!!
Bulhão, és asqueroso com o ódio que nutres pelo Glorioso. Mas já o disse: tens piada e, por isso, caguei para isso.
Saudações.
É mais forte do que eu, Luís. Nessa noite, ainda fui ao aeroporto com dois amigos – eles sim, verdadeiros benfiquistas – e estive entretido a apupar os jogadores. Minto: aplaudi exuberantementeum deles — o Paulo Madeira. Que pena ele ter saído do Benfica!
Que noite essa, foi daqueles jogos que eu desejei que não acabasse. Aos 20 minutos previ uma goleada de 15, mas o Celta desiludiu-me deu "só" 7.
Fica para 7 de Dezembro com o Manchester, o Nereu resolve!!!
O que é o 25 de Abril, comparado com feitos destes ?
... e ontem fez 3 anos que o Gondomar ganhou na Luz!!
Marquês de Gondomar
Não tinha essa na agenda. Obrigado.
Lembro-me que estava no Alvalade (velho), porque o nosso jogo para a Taça começou uma hora depois do jogo da Luz. Julgo que jogávamos com o Leça ou coisa parecida. Na primeira parte [correspondente à segunda da Luz] só se viam grupos de espectadores em volta dos rádios. Tarde histórica, essa. Pena foi que a Naval tenha ganho em Alvalade nesse ano.
A pior decisão da minha vida foi ir ao cinema nessa fantástica noite de 25 de Novembro.
Os SMS caíam incessantemente mas isso simplesmente não é a mesma coisa
Nuna me perdoarei por essa decisão!
És mesmo urso! Só os piores frustrados é que se divertem com as derrotas dos clubes portugueses. Campeões somos nós. SLB4ever
Foi lindo!
7 secas, TAU!
Caro Jay Gay
Em relação aos outros não sei mas, pessoalmente, recuso-me a considerar o Benfica um clube Portugues. Pertence a um enclave ali para as bandas do Colombo. Está para Portugal como o FC Mónaco para França...
Caro Bulhão,
Brilhante post, oo nível da escala de barbas
Obrigado, meu caro, por teres recordado essa data que só é obscurecida pelos 7-1 de Alvalade!
Sao pelos prazeres como este jogo (Celta de Vigo)e outros, que o Benfica nao desceu de divisao como deveria acontecer se a lei fosse cumprida.
Melhor do que isto so os 7-1 que o Sporting os presenteou.
O Benfica so existe para nos divertir, como dizia Artur Jorge aquilo e um circo.
Tambem quero prestar aqui uma homenagem a George Best pelos prazeres que nos presenteou com o seu fabuloso futebol.
Especialmente no tempo do menos mas tambem fabuloso Eusebio, George Best ofereceu autenticos festivais de como jogar futebol, especialmente nos jogos contra o Benfica. Cito aqui o Blog do DRAGONIS:
"Mas, para nós, portistas, 'Georgie' será também lembrado por ser o responsável por um par de gloriosos momentos: as duas abadas, lendárias, que o Benfica levou. A primeira, em 1966, no Estádio da Luz, em que foram presenteados por 1-5. Pode ler-se o relato do acontecimento aqui, nas palavras do próprio Best, que aos 10 minutos já tinha marcado dois golos... Um jogo que marca o nascimento da sua lenda. Depois, em 1968, em pleno Estádio de Wembley, na final da Taça dos Campeões Europeus, num jogo que os "red devils" recordam como "histórico" e em que os lampiões foram despachados por 4-1.
Obrigado, "Georgie" e boa viagem..."
A minha tambem homenagem.
Saudacoes Sportinguistas!
Grande Cel7a!
É bom saber que existe pessoal assim!!!
Um dia o Sporting também vai ser grande!
BELA HOMENÁGEM,ATÉ FIQUEI COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, DE NOSTALGIA E SAUDADE!
tb para mim foi um marco histórico, tive a felicidade de ser amigo de um pastel filho de empresario com negócios em Vigo, e que comprou a camisa 7 do Celta para o meu amigo.
Como tenho tantos amigos Sportinguistas, associei-me à festa verde de 2000 em Alvalade, envergando a camisa 7 do Celta de Vigo. Julgo que não fiu menos carregado em ombros que os jogadores do Sporting que comemoraram o titulo!
N sei pk ha de celebrar essa data.
E um dia tao banal.
O Montadoporeles é um frustrado lampião que vem até aqui dizer umas merdas para satisfazer o ego.
Pobre coitado
… não és mais teimoso do que eu
heroisdomar diz:
mais um fomoso fiel do sporteeeeeennnnng du lisabon!!! cambada de azelhos pa!!
so uma pergunta quem e o vosso proximo adeversario na champions?? ah pois voces passaram a jogar a iquinta??? a nao pois claro o halmstadt!!!
pa saiao a rua, cheirem o ar fresco e parem de irem ao cu uns aos outros !!!
e limitem-se a gritar "DESPORTIVO DO CAMPO GRANDE!!1
PALHACOS!!
Por imprevista coincidência, quer o fórum do Sporting, quer o fórum do Benfica fizeram referência a este post. O resultado foi esmagador: mais de 200 visitas num só dia. Quem diria que o Celta ainda comove tanta gente ao fim destes anos?
Oléeeeee
red label se é para por todos os resultados ....ate chegava o 4-1 dos pasteis o ano passado....
O senhor red label, talvez pelo teor alcoolico correspondente ao seu "nick name", revela ignorância, coerência e falta de memória. Até é verdade que alguns resultados são verdadeiros, mas outros não, nomeadamente com o Hibernian e com o Magdburg, este último que por acaso até ganhou a competição, salvo erro a taça das taças.
Eu também poderia acrescentar alguns resultados históricos do Benfica, particularmente aqueles dois anos em que não perdeu nenhum jogo europeu. Ah, não entrou? Ainda bem, pelo menos Portugal não teve pontos negativos. E, para a próxima, mais rigor informativo, ok?
Os pasteis deram 4-1 o paços deu-vos 4-0.
E em Alvalade o paços já vos deu 3-0(tempo do Grande Rafael).
lagartos nao sendo de nenhum dos grandes é bastante notorio que voçes sao a comedia deste Pais.
Os tripeiros e lampioes tambem tem a sua piada, mas voçes batem recordes atrás de recordes.
Todos os anos na Europpa um gaijo ri-se descomunalmente a vossa custa.
Como é que depois de uma equipa chamda genzerckicncehn vos ganhar 3-0 em casa voçes conseguem TENTAR gozar com os outros...LOLOLOLOL
Enviar um comentário
<< Home